“O Estaleiro é Nosso” ou como Alagoas venceu mais uma em Brasília
   12 de julho de 2012   │     22:54  │  4

Os estudantes e trabalhadores foram as ruas em todo o país no final dos anos 40 em defesa do petróleo verde amarelo. A campanha terminou, em 1953, com a criação da Petrobras, hoje uma das maiores empresas do planeta e um orgulho nacional.

Alagoas vive um embate parecido. O projeto de implantação de um estaleiro em Coruripe foi apresentado como uma espécie de sonho capaz de transformar o pesadelo do atraso econômico (em que nosso estado está mergulhado) numa nova realidade, repleta de empregos, distribuição de renda e desenvolvimento.

Eu pessoalmente não acredito que o estaleiro cheque a tanto. Mas o fato é que ele, o estaleiro, caiu nas graças e no gosto dos alagoanos.

Assim, o parecer técnico do Ibama emitido no dia 22 de junho negando a licença para instalação do estaleiro no Pontal de Coruripe foi suficiente para provocar a revolta e, logo em seguida, a mobilização de políticos e do povo alagoano.

Na área sindical a reação mais forte foi do Sindimetal, que promoveu grandes protestos em Maceió. Na área política Renan Calheiros liderou as articulações que culminaram com o recuo estratégico do Ibama. A pressão no Senado, na Câmara dos Deputados e nas ruas das cidades alagoanos ecoou em Brasília. Alagoas, tão acostumado a derrotas, ganhou mais uma batalha. Falta ganhar a guerra.

O encontro com a ministra do Meio Ambiente

Em reunião hoje, como revelei no blog em primeira mão, a ministra Isabella Teixeira, do Meio Ambiente, disse que o processo será revisto. O Ibama pediu novos estudos etc e tal e em 30 dias vai emitir um parecer técnico definitivo.

Pela pressão política da bancada federal, pelo peso dos nossos três senadores (Biu, Collor e Renan), pela força da bancada na Câmara (com três líderes de partidos) e pelo grito do povo nas ruas, eu sou capaz de antever agora (e olha que não sou vidente) o Ibama liberando a licença para a instalação do estaleiro.

A reunião com Isabella Teixeira foi articulada pelo líder do PMDB no Senado. Antes de chegar para a audiência  a ministra teria conversado com a presidente Dilma Rousseff. O seu tom no encontro foi considerado positivo. Embora tenha negado discriminação, ela condenou as ações “políticas” de técnicos do Ibama e falou que tem apreço por Alagoas, pelos alagoanos, pela bancada federal e disse que não será impedimento para que um Estado tão pobre como o nosso perca a oportunidade e emplacar investimentos importantes, capazes de acelerar seu processo de desenvolvimento.

A posição da ministra e do governo da presidente Dilma Rousseff é um claro reconhecimento à vontade do povo alagoano. Nós queremos o estaleiro e não existem motivos para que ele não seja nosso.

Presenças

Participaram do encontro com Isabella Teixeira, além de Téo Vilela e Renan Calheiros,  os senadores Fernando Collor, Benedito de Lyra, os deputados federais Maurício Quintella, João Caldas, Joaquim Beltrão e Arthur Lyra, o deputado estadual Judson Cabral, o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão  e o  secretário  do Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes.

A Agência Alagoas divulgou a versão oficial do governo sobre o encontro, que pode ser lida no link a seguir: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/governo-e-ministerio-mantem-dialogo-sobre-estaleiro

O site do senador Renan Calheiros também divulgou a versão do senador, responsável pela audiência,sobre o encontro com a ministra: http://www.renancalheiros.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1393:mais-trinta-dias-para-reavaliar-o-projeto-do-estaleiro&catid=101:ultimas-noticias&Itemid=313

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ana Clara

    Alagoas não pode perder esse investimento que é de suma importância para nosso querido estado!!!
    Parabéns Senador Renan, me sinto sempre confiante em saber que o senhor sempre está lutando por todos nós!!!

  2. alagoano atento

    Alagoas agradece pelo trabalho do senador Renan! ele tem sido um representante a altura no parlamento.

  3. SOZINHO, NADA!

    edivaldo, iremos, com certeza, estar construindo o estaleiro em AL graças ao empenho do nossos representantes em Braspilia e, principalmente, o RENAN. Esse, apesar dos esquemas, tem força. Quem não tem e, faz tempo, é o governador do Estado. Esse, é vaca morta. senhor blogueiro. Al , com o estaleiro, irá melhorar a vida de muita gente. parabés, milagreiro Renan Calheiros. VOCE TEM A FORÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Caetano Soares Pinto

    Caro amigo Edvaldo, o estaleiro de fato será uma alavanca p/ o crescimento da nossa sofrida Alagoas. Saudações amazônicas ! Caetano Macapá – Ap.

Comments are closed.