Sistema do TSE divulga 302 candidatos a prefeito e 6.973 a vereador em Alagoas
   20 de julho de 2012   │     22:13  │  0

O DivulgaCand, sistema do TSE com estatísticas das eleições deste ano voltou a ser atualizado nesta sexta-feira trazendo novidades para o quadro eleitoral.

Até às 21h21 do dia 20 de julho foram divulgados na internet os registros de 302 candidatos a prefeito e 302 a vice, além de 6.973 a vereador, que disputam as eleições nos 102 municípios de Alagoas.

Apesar do aumento de candidatos, a disputa não é muito acirrada. No caso dos candidatos a vereador,  até agora os 6.973 candidatos disputam 1047 vagas, o que dá uma média de 6,65 candidatos por cada “cadeira” de vereador. Na média, são menos de três candidatos para cada vaga de prefeito e vice.

Algumas cidades tem 4, 5 ou 5 candidatos a prefeito, mas a maioria dos municípios tem 2 ou no máximo três candidatos.

A lista completa pode ser acessada na página do TSE na internet (www.tse.jus.br).

PMDB tem o maior número de candidatos a prefeito e a vice; PP de vereadores

O PMDB de Renan Calheiros aparece agora com 38 candidatos a prefeito e 33 a vice, tornando-se assim no partido com maior participação nas eleições majoritárias em Alagoas.

O PSDB de Téo Vilela caiu para a segunda posição. São 36 candidatos a prefeito e 18 a vice. Já o PP de Biu de Lira aparece com 33 candidatos a prefeito e 18 a vice. A lista completa você confere no link, no final deste post.

Já o PP lidera na disputa de vereadores. O partido tem 585 candidatos a vereador. Logo em seguida aparece o PMDB, com 549, o PSDB com 466 e o PT, encostado, com 460.

O levantamento mostra que a disputa entre os partidos de Téo Vilela e Renan Calheiros está acirrada. O governador e o senador disputam a liderança política do estado e devem sair fortalecidos das urnas.

Suprapartidários

Mas é bom lembrar que não se deve levar em conta apenas a legenda. Renan, por exemplo, teve apoio de 99 dos 102 prefeitos de Alagoas nas eleições de 2010, situação não muito diferente de Biu de Lira.

Téo Vilela apoia candidatos do PMDB em várias cidades (Piranhas e Coruripe, por exemplo) enquanto o senador apoia candidatos tucanos em outras (caso de Palmeira dos Índios)

Alagoas tem um cenário diferente na política. É um estado suprapartidário e por isso o que conta são as alianças formadas entre os políticos municipais e as lideranças estaduais.

Outras forças

O PP, partido de Biu de Lira desponta nesse cenário como terceira força. Logo a seguir aparece o PTB de Collor, com 20 candidatos e o PSD de João Lyra, também com 20 candidatos a prefeito.

O PDT de Lessa registrou 15 candidatos, seguido do PT, também com 15 candidatos a prefeito. O PSB registrou 14 candidatos, o PPS 13, DEM, 12 e o PSC, 11. O PRP registrou 10, PTdoB e PRTB 8, cada um, PMN 7, PSOL e PHS 6, cada um. PTC e PR, registraram 5 cada um. Os demais partidos tem menos de 5 candidatos.

É bom lembrar que o registro é provisório. Os candidatos só terão suas candidaturas confirmadas, efetivamente, após o julgamento, o que deve ocorrer até agosto.

Confira a lista dos candidatos a prefeito

O blog preparou uma tabela com quantidade de candidatos  a prefeito, vice e vereador por partidos registrados até agora no TSE.

Confira no link

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/07/quantitativo_de_candidatos_por_cargo_partido-4.pdf