Toninho apto e Fátima inapta: nova lista do TSE complica sucessão em Rio largo
   6 de agosto de 2012   │     3:07  │  7

As eleições majoritárias embolaram de vez em Rio Largo. O afastamento do prefeito Toninho Lins, PSB envolvido em denúncias de corrupção, e a posse da vice-prefeita Fátima Correia, em junho deste ano, por si só mudaram os rumos da sucessão no município. Agora as decisões da Justiça Eleitoral prometem apimentar ainda mais campanha eleitoral.

Dois dos 5 candidatos a prefeito da cidade tiveram o registro indeferido pela juíza da 15ª Zona Eleitoral, Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio. O ex-deputado estadual Gilberto Gonçalves, PRB, e a prefeita em exercício, Fátima Correia, PSD, aparecem agora na lista de indeferidos que foi divulgada neste domingo às 21h25 pelo sistema do TSE com estatísticas das eleições – o DivulgaCand.

Os outros 3 candidatos a prefeito da cidade – Marcos Vieira, DEM;  Daniel Pontes, PSDB e Antônio Lins de Souza Filho, do PSB  – tiveram seus registros deferidos e estão aptos a participar das eleições. Mesmo afastado da prefeitura, Toninho Lins teve o registro deferido.

Você também pode fazer sua pesquisa e acompanhar a situação dos candidatos na página do TSE  (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleicoes-2012)

Terceiro maior colégio eleitoral do Estado

A disputa em Rio Largo deve atrair os interesses dos maiores caciques da política alagoana. Nestas eleições o município passou a ser o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 45.832 eleitores, ultrapassando Palmeira dos Índios, que tem agora 43.742 eleitores.

A mudança reflete em parte o recadastramento eleitoral da biometria, que foi feito em Rio Largo visando as eleições de 2010.  Mas o município tem tido um crescimento populacional bem maior do que Palmeira dos Índios e deve se tornar na terceira maior cidade de Alagoas dentro de cinco a sete anos.

No censo do IBGE de 2010, Rio Largo aparece com uma população de 68.481. Já na estimativa de população de 2011, são 68.885 habitantes. Isso dá um crescimento de 404 pessoas ou de 0,58%.

Já Palmeira dos Índios que tem população de 70.368 (2010) aparece com 70.556 na estimativa de 2011. Isso dá um crescimento de 188 pessoas ou de 0,26%.

Para ilustrar, reproduzo tabela sobre o eleitorado dos dois  municípios.

Evolução de eleitores: fonte TSE

Quant. eleitores 2008

2012

Palmeira dos Índios 49.962

43.74

Rio Largo 48.255

45.832

 

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roberto tavares

    Sr. Paulo respeite a justiça,dra Luciana é justa não fale tolice.Receba seu salariozinho e fique caladinho.

  2. Carlitos

    Esse q comenta e se apresenta como ‘Paulo’ com certeza deve está hoje empregado e com cargo comissionada nesta gestão desastrosa e tomada a força pela então prefeita Fátima Correia. Mas, deixa prá lá, que isso é normal, ninguém quer perder seu emprego, só lamento pelo jeito que este ‘Paulo’ se expressa. Com palavras baixas. Bem acredito q agora a Justiça está sendo feita e espero sinceramente que continue neste rumo para o bem da minha cidade. Que ia muito bem, sem maiores problemas até que este circo começou em maio deste ano. Hoje, tá com todas as obras paradas, funcionários sem rebecer, bolsa família cortado, casas da enchente para entregar, um desastre. Espero que tudo volte logo a sua normalidade.

  3. PAULO

    SÓ EM ALAGOAS QUE A JUSTIÇA FAZ MAIS VERGONHA E CONTINUA DESACREDITADA. DIZER QUE O TONINHO LINS, QUE ESTÁ AFASTADO PELAS MARACUTAIAS QUE FEZ NA PREFEITURA, TEM O DIREITO DE SER CANDIDATO E, A DRA. FÁTIMA, NÃO. ISTO SÓ ACONTECE AQUI. O CHEFE DA QUADRILHA PODE SER CANDIDATO. OS HONESTOS NÃO.

    1. Roberto tavares

      kakakakakakaka quem tem um genro igual a ela o que vc espera rsrsrsrsrs
      o que o toninho como dizem eu não sei que não vi fez em quatro anos o genro dela vai fazer em seis meses se ela continuar kkkkkkkk O GECOC devia fiscalizar as novas contas da prefeitura.Dada já ta de olho,ele já saiu esta com GG kkkkkkkkkk

Comments are closed.