Ronaldo e Rui polarizam preferência em Maceió e os outros candidatos “encolhem”
   8 de agosto de 2012   │     3:49  │  0

O que tenho ouvido e visto nos últimos dias pelas ruas de Maceió acaba de ser traduzido num pesquisa não registrada ( que tive acesso nesta terça a noite) feita para um dos partidos que apoiam o governo de Téo Vilela: as eleições em Maceió polarizaram de vez.

Ronaldo Lessa, PDT e Rui Palmeira, PSDB,  estão embolados e cada vez mais à frente, deixando os outros seis candidatos “comendo poeira”.

Na pesquisa Gape, divulgada há três semanas, Ronaldo aparecia com 24% e Rui com 20%. Eles teriam crescido fortemente e a diferença entre os dois estaria ainda menor.

Em contrapartida, Jeferson Morais que tinha 17%, Rosinha (10%) e Galba (12%) despencaram perdendo de um terço a metade dos eleitores. Os outros candidatos que tiveram desempenho fraco no Gape (Nadja do PPS com 1%, Fleming do PSOL e Sérgio do PPL, que não pontuaram) não devem mudar muito de posião.

Esse cenário mostra que o estamos vendo nas ruas, hoje. Os adesivos de Ronaldo e Rui predominam – com folga – nos carros que circulam pelas ruas da capital. Eles também dominam as conversas informais e os papos de “especialistas”.

Mas convém repetir que a pesquisa que tive acesso não é registrada e seus números não podem ser divulgados. Mas nos próximos dias tiraremos essa dúvida. O Gape está fazendo uma  nova rodada de pesquisas na capital. Já o Ibope, contratado pela TV Gazeta, deve divulgar sua primeira pesquisa em Maceió entre este final de semana o próximo.

Confirmado esse cenário, Ronaldo e Rui vão dominar também o guia eleitoral. O horário gratuito de propaganda na TV e no rádio começa no próximo dia 21. Dos dois, quem fizer a  melhor campanha no horário gratuito, sai na frente para o segundo turno.

Muita calma nessa hora

Antes que de provocar a “ira” dos defensores dos outros seis candidatos, gostaria de reforçar que essas são impressões iniciais do que vi pela cidade. O quadro eleitoral está longe de ser definido e, a partir de hoje, vou tentar conversar mais uma com os coordenadores da campanha de todos os 8 candidatos para transmitir aqui a opinião de cada um.

Jeferson no segundo turno

O vice-governador disse essa semana que Jeferson Morais, vai para o segundo turno. Ele só tem dúvida se será com “Ronaldo ou com Rui”.  Nonô acredita na força do candidato do DEM entre as camadas com renda de até dois salários mínimos. “Ele é preferido na população que tem menor renda”, aponta

Só para lembrar, Marcos Toledo aposta na “força para superar” de Rosinha, do PtdoB,  para levar a candidata até o segundo turno e Galba, do PRB, aposta no conhecimento que tem dos problemas da cidade e de sua atuação em vários bairros da cidade.

Agora é esperar para ver quem sairá vitorioso na sua estratégia.