A hora do “tapetão”: aumenta número de recursos e campanha “esquenta” no TRE
   10 de agosto de 2012   │     4:08  │  0

Nos próximos dias os holofotes vão se voltar para os desembargadores e juízes do TRE. A cada momento é maior o número de recursos apresentados por advogados dos candidatos a prefeito, vice e vereador.

Os julgamentos devem ser realizados até o próximo dia 21. Até lá, cada decisão que sair do TRE-AL pode ou não mudar os rumos das campanhas não só de candidatos a vereador, mas principalmente dos candidatos a prefeito.

É o caso de Ronaldo Lessa, em Maceió, Gustavo Feijó, em Boca da mata ou Roseane Jatobá em Jequiá da Praia.

Na atualização desta quinta (09/08 às 21h25) o sistema do TSE com estatísticas das eleições – o DivulgaCand –  mostra que 6.680 (87,3% do total de cadastros (7.648) –  foram considerados aptos, enquanto 451 (5,8%)  continuam aguardando julgamento.

Crescimento de recursos derruba número de inaptos

Pela primeira vez nos últimos dias o número de candidatos inaptos caiu de 524 na quarta (6,8%), para 517 nessa quinta (5,7%). Entre estes, 5 cancelados, 2 por não conhecimento do pedido, 153 por renúncia, 356 indeferidos e um por falecimento.

Em contrapartido, o número de recursos aumentou consideravelmente. Agora, o sistema registra 98 candidatos aptos indeferidos com recurso e 26 candidatos aptos deferidos com recurso.

Esse número – anote aí – deve crescer consideravelmente  até a próxima segunda-feira. Candidatos indeferidos – caso de Petrúcio Barbosa, em Palmeira dos Índios, Carlos Alberto Canuto, no Pilar ou de Fátima Correia em Rio Largo –ainda não entraram na lista dos aptos com recurso e isso só deve acontecer a partir deste final de semana.

Um bom exemplo é o cenário entre os candidatos majoritários. Dos 303 candidatos a prefeito (número revisado), apenas 30 estão aguardando julgamento;  259 tiveram o registro considerado apto pela Justiça Eleitoral (destes, 8 foram indeferidos com recurso  e 7 deferidos com recurso) e 14 são considerados inaptos (2 por renúncia, 1 cancelado  e 11 indeferidos). Dos candidatos a vice, 264 foram considerados aptos.

Voltei a atualizar tabelas para facilitar sua consulta. Você também pode fazer sua pesquisa na página do TSE  (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleicoes-2012)

A lista completa de candidatos a prefeito, vice e vereador considerados inaptos você pode acessar no link a seguir:

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/08/lista-inaptos6.pdf

A lista dos candidatos a prefeito considerados aptos está no link a seguir:

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/08/lista-aptos-prefeito6.pdf

A lista dos candidatos a prefeito considerados aptos está no link a seguir:

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/08/lista-aptos-vice-prefeito4.pdf