Mais de 10% dos candidatos a prefeito em Alagoas estão sub judíce
   16 de agosto de 2012   │     3:51  │  0

Fria na maioria das cidades, morna nos maiores centros, as eleições estão pegando fogo – literalmente – na Justiça Eleitoral. Mais de 280 candidatos a prefeito, vice e vereador estão sob judíce (indeferido ou deferido com recurso).

O julgamento da maioria desses recursos vai para a segunda instância: o plenário do TRE-Alagoas. Esse é destino de Ronaldo Lessa (PDT) hoje. Seus amigos e aliados torcem por um veredicto igual ao de Gustavo Feijó (PDT), que teve sua candidatura a prefeito de Boca da Mata (indeferida na primeira instância) confirmada no TRE.

Na fila, aguardando julgamento estão outros nomes conhecidos como o de Petrúcio Barbosa (PTB), Gilberto Gonçalves (PRB), Carlos Alberto Canuto (PMDB), Jarbas Omena (PSDB) e Nivaldo Jatobá (PMDB). Ao lado de outros candidatos eles estão indeferidos ou deferidos com recursos.

Dos 303 candidatos a prefeito, 12 ainda aguardam julgamento e apenas 9 inaptos. O número de candidatos aptos subiu para 282, mas apenas 249 estão com registro deferido. Outros 14 estão aptos indeferidos com recurso e 19 estão aptos deferidos com recurso. Ou seja, os candidatos sub judíce (33 no total) representam mais de 10% de todos os concorrentes dessa eleição, neste momento.

Mas atenção: essa lista vai mudar muito nos próximos dias.

Entre os candidatos a vice-prefeito, 283 são considerados aptos, 10 inaptos e 11 estão aguardando julgamento. Dos 7.071 candidatos a vereador 461 estão inaptos, 6.379 aptos e 231 ainda estão aguardando julgamento.

Esses dados são do sistema do TSE com estatísticas das eleições – o DivulgaCand – atualizados nesta quarta (15/08 às 21h29). Você também pode – e deve – fazer sua pesquisa na página do TSE.   (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleicoes-2012).

Mais uma vez atualizei a lista completa de candidatos a prefeito, considerando todas as situações, incluindo que está aguardando julgamento. Confira no link a seguir.

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/08/lista-aptos-prefeito8.pdf

No voto

Na última terça-feira conversei com Givago Tenório. Suplente do senador Biu de Lira, ele tomou gosto pela política e acompanha as eleições de perto em pelo menos três cidades. Uma delas é Boca da mata, onde apoia Ricardo Tenório. Antes mesmo de saber qual seria o resultado, ele avisou que vai ganhar a eleição nas urnas: “quero ganhar essa eleição no voto e estamos trabalhando para isso” , me disse.

Será uma disputa  dura para os dois lados. Provavelmente uma das eleições mais disputados do Estado.