Saúde deve ser tema dominante no guia eleitoral em Maceió
   19 de agosto de 2012   │     20:10  │  0

Nem segurança, nem educação, nem honestidade. O tema que deve dominar os programas no horário gratuito de propaganda eleitoral de Maceió é saúde.

Esse é o principal problema para mais de 50% dos eleitores da capital segundo as últimas pesquisas realizadas na cidade.

Outro problema considerado grave por quem mora em Maceió é o trânsito. Andar de carro ou ônibus pela cidade em alguns horários se transformou num grande tormento.

Alguns candidatos já sinalizaram que vão “caprichar” na abordagem dos problemas da saúde e do trânsito. É o caso de Rui Palmeira, do PSDB. Ele, claro, vai prometer fazer o que a prefeitura deixou de fazer nessas áreas nos últimos anos.

Rosinha, do PTdoB, também tem feito duras críticas à falta de ação da prefeitura de Maceió na Saúde. Nada diferente de Jeferson Morais, do DEM, que promete melhorar a atuação da prefeitura em vários setores.

Galba Novais também vai defender melhorias na saúde, transporte de melhor qualidade etc e tal. Mas ele já disse que vai dar prioridade á educação.

Ronaldo Lessa, PDT, a quem cabe fazer o discurso da continuidade administrativa de Cícero Almeida, vai apresentar propostas de melhoria na saúde e em outros setores. Mas seu principal discurso – e desafio – será o dar continuidade administrativa de um prefeito que tem cerca de 80% de aprovação.

Julgamento

Claro que antes de começar a aparecer no guia eleitoral, Ronaldo Lessa enfrenta o julgamento no TRE nesta segunda-feira, a partir das 14h. Se tiver o registro deferido, seu passaporte para o segundo fica praticamente carimbado. Em caso de derrota – e de recurso ao TSE – vai disputar as eleições “sangrando”, o que pode prejudicar seu desempenho, como parece ter ocorrido na última rodada de pesquisas.