Um convite do além: “Reyneri” usa facebook para informar sobre a própria missa de 7º dia
   22 de agosto de 2012   │     3:53  │  0

Minha primeira reação foi de surpresa. Ontem à tarde ao navegar no facebook um convite – ferramenta comum nessa rede social – me fez parar por alguns instantes.

“Reyneri Canales convidou você para o evento “Missa de Sétimo do Falecimento de Alberto Reyneri Pimentel Canales Ybarra”“.

É claro que foi algum parente que decidiu usar o facebook. Mas a sensação para mim foi a mesma que tive ao receber, recentemente, um SMS do celular do veterinário João Batista Melo, convidando para o próprio sepultamento.

Será que através da tecnologia poderemos “viver” mais algum tempo além da morte física? Se isso não é possível, essas ferramentas ao menos facilitam a comunicação e reforçam as lembranças que nos deixam os amigos, parentes e conhecidos que partem deste mundo.

Passado o “susto” fica a praticidade e a inovação. Através do Facebook a família conseguiu mandar o convite de missa de 7º dia para mais de 1,1 mil amigos que o Reyneri tinha na rede social:

“… E DEMAIS FAMILIARES CONVIDAM PARA A MISSA DE SÉTIMO DIA DO FALECIMENTO DE ALBERTO REYNERI PIMENTEL CANALES YBARRA, QUE SERÁ REALIZADA NESTA QUARTA FEIRA (22/08) ÀS 18 HORAS NA IGREJA DE SÃO PEDRO EM MACEIÓ. DESDE JÁ A FAMÍLIA AGRADECE A QUEM COMPARECER A ESTE ATO DE FÉ E SOLIDARIEDADE CRISTÔ.

Até as primeiras horas desta quarta-feira 113 amigos do facebook tinham confirmado presença na missa. Será um momento de oração e também para que a família e os amigos cobrem justiça.

Eu conhecia Reyneri do mundo agro e cheguei a fazer com ele, alguns anos atrás, reportagem sobre produção de milho. Como não poderei ir à missa, deixo minha solidariedade para a família e rezarei a Deus por sua alma.