Debates na TV podem decidir posições de candidatos a prefeito em Maceió
   31 de agosto de 2012   │     22:05  │  2

A não ser que aconteça um fato novo, as eleições de Maceió serão definidas no segundo turno. E no ritmo atual de polarização quem passa para a próxima etapa é Ronaldo Lessa, PDT e Rui Palmeira, PSDB.

Isso pelo menos é o que dizem as pesquisas. As que já foram divulgadas e as que estão sendo realizadas para “consumo próprio” de algumas coligações.

O quadro permaneceria o mesmo dos últimos levantamento, com Rui e Ronaldo empatados tecnicamente, Jeferson, DEM, em terceiro, seguido por Galba. PRB e Rosinha, PTdoB.

Até o momento o guia eleitoral dos candidatos a prefeito de Maceió e a campanha de rua não foram suficientes para mudar esse quadro. Os programas de TV dos candidatos – é voz corrente – estão insossos, sem criatividade e despolitizados.

Mas, traduzo aqui as impressões e um atento observador eleitoral, conhecedor de números e tendências eleitorais: “Se tiver um bom desempenho no debate na TV, Galba deve terminar a corrida em terceiro lugar”.

A tese desse “observador” é que Galba tem fôlego para ultrapassar Jeferson dependendo do seu desempenho – que ele considera que será melhor – nos debates já confirmados em duas emissoras de TV de Maceió, a Pajuçara e a Gazeta.

Os debates serão realizados na semana da eleição, faltando seis e quatro dias para o dia da votação, respectivamente.

Claro que o debate também poderá dar maior visibilidade a Rosinha ou criar embaraços para Rui e Ronaldo. Mas o que muitas pessoas esperam mesmo é a definição do terceiro lugar.

Quanto aos outros candidatos – Fleming, Nadja e Sérgio – tudo indica que eles ficarão fora de pelo menos um dos debates, que é o da TV Gazeta. Portanto não deverão ter o mesmo aproveitamento e repercussão dos candidatos que estão mais bem colocado nas pesquisas.

 

das eleições em A expectativa é que o TRE-AL julgue entre as próximas segunda e terça o recurso de Petrúcio Barbosa, PTB, candidato a prefeito em Palmeira dos Índios.

Dependendo das pesquisas e do comportamento dos eleitores, o debate que as TV Pajuçara e TV Gazeta promovem na última semana de campanha podem influenciar fortemente no voto em Maceió. Um bom desempenho pode definir por exemplo quem vai ficar em terceiro ou quarto lugar, posições que hoje estariam sendo disputadas por Jeferson e Galba.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Julio

    Oxe, pq Fleming e Nadja não participarão do debate na Gazeta? Sérgio Cabral tudo bem, pois seu partido não tem representação federal, mas tanto o PSOL, quanto o PPS tem representantes na câmara e no senado… Porque a exclusão dos candidatos, apenas por pesquisas? Acho importante o debate amplo e com direitos a quem tem direitos…

  2. Ricardo

    É … novamente a inconsequência dos meios irão condenar nossa cidade a mais 4 anos de exploração e incompetência administrativa! Polarizar eleições tem sido o prato feito para os meios fazerem valer seu ganha pão… mesmo que para isso tenham que infringir a lei que determina a participação em debates de candidatos com representação no congresso… até quando vão desrespeitar o critério legal em detrimento dos ganhos financeiros? Até quando vão condenar as pessoas a ignorância? Cadê a tão defendida imparcialidade dos meios?

Comments are closed.