Maioria dos eleitores de Maceió não sabe quem Téo Vilela apóia para prefeito
   15 de setembro de 2012   │     17:59  │  4

A pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Gazeta e hoje na Gazeta de Alagoas mostra Rui Palmeira, do PSDB, com 48% e uma dianteira de 26% sobre o segundo colocado na preferência do eleitor de Maceió  – Ronaldo Lessa, do PDT, que tem 22%.

A pesquisa foi realizada em campo de 11 a 13 de setembro com 602 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, numa amostragem proporcional à população.

Uma leitura mais detalhada do levantamento permite ir além da preferência dos eleitores em relação aos candidatos.

Um dos dados mais surpreendentes – ao menos para mim – é a participação de Teotonio Vilela Filho. Faltando  três semanas para as eleições a maioria dos eleitores da capital não sabe quem é o candidato do governador. Isso pelo menos é o que o mostra a pesquisa.

O Ibope perguntou aos entrevistados: “pelo que o (a) Sr(a) já ouviu falar qual destes é o candidato apoiado pelo atual governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho?

A resposta chega a ser surpreendente:  1% disseram que Téo Vilela apóia Alexandre Fleming, 5% Ronaldo Lessa e 38% Rui Palmeira. Os demais candidatos não foram citados, nenhum deles apareceu com 1% e 55% não sabe/não respondeu.

Mérito do “cara”

A pesquisa do Ibope revela porque Téo Vilela não entrou na campanha. Rui Palmeira conseguiu chegar a liderança da preferência dos eleitores de Maceió sem a necessidade de ações públicas do governador. Por outro uma exposição maior do governador poderia – ou poderá – transferir alguma rejeição para o candidato tucano.

Essa estratégia, no entanto, será mudada mesmo contra a vontade de Rui e Téo. Desde o começo dessa semana o guia eleitoral do “chapão” tem “espalhado” na TV e no rádio quem é o candidato apoiado do governador.

Agora é esperar para ver se essa reação do “chapão” terá algum efeito na escolha do eleitorado ou se a liderança de Rui se solidificou a ponto de não sofrer nenhum abalo. Façam suas apostas.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. abel

    Meu caro edivaldo,é com pezar que recebo uma notícia desta ,pois ,só mostra quanto o nosso eleitor É MAL INFORMADO,e isso ,tem reflexo direto nas escolhas mal feitas pelos nossos eleitores.A pessoa num mundo atual ,onde a informação é imprescidível,vive alheiado aos fatos,só podemos ter o NAIPE DE POLÍTICOS ATUAIS.Acredito piamente que daqui uns 500 anos mais,possamos mudar isso…….

  2. Marcelo

    Caro blogueiro todos eleitores de Alagoas sabe que Rui Palmeira é do PSDB e o Governador tbm é do PSDB. Consequentemente aparecendo ou não nos programas politicos todos sabem que Teo Vilela Apoia Rui Palmeira, não é nenhuma novidade isso e não vai influir na grande vitoria de Rui no primeiro turno.

  3. luiz paulo sodre

    Meu caro Edivaldo.e quantos eleitores sabem que Ronaldo Lessa é o candidato dos senadores Collor e Renan?,por que será que essas pessoas, também não aparecem no guia eleitoral de seu candidato Ronaldo Lessa ?

    1. Edivaldo Júnior Post author

      Meu caro Luiz Paulo, infelizmente a pesquisa não mostra essa informação. O Ibope avaliou se os eleitores sabem quem o prefeito de Maceió apóia. Daqui a pouco eu vou fazer um post sobre isso.

Comments are closed.