Falta de acordo entre candidatos inviabilizou debate na TV Gazeta
   2 de outubro de 2012   │     19:13  │  0

A diretora de jornalismo da TV Gazeta, Maria Goretti, tentou até a última hora, viabilizar o debate entre os candidatos a prefeito de Maceió. O esforço foi em vão.

Há pouco uma nota no AL TV 2ª Edição confirmou o que já se comentava nos bastidores: não teremos debate entre os candidatos a prefeito na TV Gazeta. Isso porque a emissora, afiliada da Globo, ficou tecnicamente impedida de realizar  o encontro – ao menos no primeiro turno.

A Gazeta segue orientação da Globo, que só permite a realização de debate com no máximo seis candidatos.

“É uma regra que assegura a qualidade da transmissão, num modelo de debate que dá espaço para os candidatos responderem as perguntas e esclarecerem o eleitor. Com um número maior, torna-se impossível fazer um bom debate dentro do tempo disponibilizado pela rede”, aponta Goretti.

A diretora de jornalismo conversou pessoalmente com cada um dos candidatos, ofereceu compensação de tempo, através de entrevistas nos principais telejornais da Gazeta. Como nenhum candidato cedeu, ninguém ganhou e todos perderam. Todos mesmo, principalmente os eleitores.

Deixamos assim de ver um debate, num formato interessante, esclarecedor, porque nenhum dos candidatos quis abrir mão de sua participação. Mesmo quem não tem a menor chance de chegar ao segundo turno, cedeu.

Eles perdem e nós também perdemos.  Teremos, agora mais do que nunca, uma eleição morna e cada vez mais sem graça.