Fora de pauta ou a incompreensível demora do TSE no julgamento do caso Lessa
   2 de outubro de 2012   │     15:15  │  10

Caso de grande repercussão, o recurso apresentado pelo candidato do chapão, Ronaldo Lessa (PDT) não entrou, até agora, na pauta da sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça a noite.

Ainda é possível que o processo entre em pauta. Essa confirmação, no entanto, só teremos a partir das 18h30, momentos antes do início da sessão.  Mas a essa altura cabe uma reflexão: porque a Corte demora tanto em apreciar um processo de tal envergadura?

O comum, em casos de maior repercussão, como o julgamento de um candidato que tem chances de vitória numa das maiores cidades do Brasil, seria dar prioridade a apreciação do recurso.

Em nenhum momento podemos ou devemos desconfiar de nada. Mas o que estamos vendo hoje, acredita um amigo de Ronaldo Lessa, é a repetição do “filme” de 2010, quando Ronaldo ganhou o recurso, justo na quinta-feira, faltando três dias para a eleição: “ele deve ganhar o recurso e talvez por isso tenha gente trabalhando para retardá-lo. Agora, o efeito prático, o peso eleitoral dessa decisão, é praticamente zero”.

Quanto a questão da repercussão do fato o amigo do ex-governador tem razão. O último guia eleitoral das eleições majoritárias será exibido nesta quarta-feira. Assim a repercussão dessa decisão, que – está pintado – poderá ser adiada mais uma vez, ficará restrita aos veículos convencionais de comunicação e à internet.

Conversei hoje com os dois advogados que acompanham o caso no TSE. O dr Marcelo Brabo, de Alagoas, e a dra Gariela Rolemberg. Ambos estão torcendo pela confirmação da votação hoje, mas preferem não arriscar um “palpite”. Até porque, trabalhando dentro da lógica jurídica, eles apostaram que o processo entraria em pauta nas últimas quatro sessões o que, incompreensivelmente, não aconteceu.

Fica aqui a reflexão de um outro amigo que, diante de fatos como esse, costuma descontrair: “eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”.

Uma espera muito longa

A longa espera do candidato do chapão à prefeitura de Maceió pode acabar nesta terça-feira a noite, a depender da vontade da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Laurita Vaz, confirmou ao escritório Brabo & Associados que já concluiu seu voto e vai colocar em julgamento o recurso de Ronaldo Lessa na próxima sessão do TSE.

O candidato do PDT recorreu da decisão do TRE-AL, que manteve o indeferimento do registro da sua candidatura Lessa à prefeitura de Maceió, decisão tomada em primeira instância pelo juiz Erick Costa Oliveira, da 1ª Zona Eleitoral da capital.

Ronaldo Lessa está confiante na vitória no TSE: “a multa prescreveu. Ela é de 2006 e eu disputei normalmente a eleição de 2010. Tenho certeza que o TSE vai acatar o nosso recurso”, diz. Apesar de tantas dúvidas e certezas, de um lado e de outro, o caso se arrasta há mai de dois meses sem uma decisão final.

Será hoje?

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. laise

    os podres colocam laranjas no lugar e ficam fazendo campanha na rua como se fossem os tais ainda sao tidos como eternos . Eta povaréu!

  2. coisa montada

    CLARO QUE É COISA MONTADA E QUE PARTE DO PARTIDO DO GOVERNO, MPELEITORAL E DO JUDICIÁRIO ELEITGORAL, CONTRA RONALDO LESSA. EXPLICO, TAMBÉM QUE OS SEUS SUPOSTOS APOIADORES, RENAN CALHEIROS E FERNANDO COLLOR, CORREM POR FORA, FICANDO CLARO QUE O RONALDO NÃO SERIA O CANDIDATO DELES. PORTANTO, COISA MONTADA CONTRA O EX-PREFEITO E EX-GOVERNADOR DE ALAGOAS. A POLITICA DAQUI DO ESTADO SEMPRE FOI CAPITANEADA POR POLITICOS, A EXEMPLO DESSE GOVERNADOR E JUIZES PARTIDÁRIOS DO TRIBUNAL REGIONAL.CONCORDO COM O MENDONÇA QUANDO ELE AFIRMA EXISTIR UMA DITADURA BRFANCA NA POLITICA DE ALAGOAS.

  3. luiz paulo sodre

    Caro Edivaldo, terminou agora a pouco a sessão do TSE do dia 02 que começou as 19:00 horas e terminou às 21:00 horas assisti na íntegra e mais uma vez,não foi julgado o recurso do Ronaldo Lessa,parece tolice, mas acho que esses advogados que defendem o candidato,esses sim,estão brincando com nós eleitores, hoje, até o Sr Marcelo Firmino,divulgou pra imprensa que o julgamento entrou na pauta e que o Ronaldo viajou hoje à tarde pra Brasília para acompanhar o processo pessoalmente,como disse antes,assisti a sessão inteira,e o que a ministra Laurita vaz,relatora do recurso colocou em pauta, e deferiu, foi um pedido de tropas feito pelo governador, para cinco municípios alagoanos,agora só resta a sessão de quinta feira,mas de antemão tenho certeza que os advogados do Ronaldo,vão afirmar, que de quinta feira não passa,é esperar pra ver. Lembro-me que o Sr afirmou um dia, que enquanto isso o candidato sangra,depois passará a uma hemorragia, dependendo da demora,agora completo, só com uma grande transfusão,para evitar a morte política do Ronaldo.

  4. Lúcia

    ESTUPIDEZ!!!!!ESTUPIDEZ!!!!!!Estamos vivendo uma DITADURA SILENCIOSA!!!!Claro que há conspiração nisto.Parece até que o cidadão Ronaldo Lessa é um mal à democracia, só porque não se dobra às injustiças cometidas com êle.Perseguição!!!!!Só porque é forte candidato.Parece que vai ter que pagar uma conta que não deve.Mas eu acredito na lei do retorno.Hoje, os que festejam esta situação, amanhã, com certeza verão que a justiça de Deus não falha.É uma pena caro Edivaldo que em Alagoas não possamos viver uma liberdade de justiça. Mas, Ronaldo Lessa é um homem forte, destemido,vocação para continuar esta batalha, no momento, aparentemente perdida, mas que jamais perderá a guerra, pois é um homem de luta. Continuaremos a seu lado porque acreditamos no seu valor pessoal e humano.Além do que a injustiça que está sendo acometido não tem limites.É revoltante sabe? Ganhem nas urnas mas não usem os bastidores como arma .

  5. João Sabetudo

    Edvaldo, em minha opinião Ronaldo é vítima de uma conspiração. Ele confiou demais e deu bobeira. Fica impedido por um motivo destes, ora, tenha santa paciência.

  6. S.A.MENDONÇA

    ORA,MEU AMIGO EDIVALDO COM CERTEZA TEM PESSOAS IMPORTANTE DO T.C.U EM BRASÍLIA FAZENDO A PONTE PARA IMPEDIR O JULGAMENTO OU SER JULGADO EM CIMA DA VESPERA DAS ELEIÇÕES ,ESSE FILME JÁ É MUITO VELHO SE REPETIU EM 2012 E VEM DE 2010.TEMOS EM ALAGOAS UMA DITADURA BRANCA APLICADA PELO PODER JUDICIÁRIO.

Comments are closed.