Um último esforço em busca do voto “perdido”
   7 de outubro de 2012   │     5:58  │  0

É difícil imaginar qual será o comportamento do eleitor de Maceió hoje. Na reta final Ronaldo Lessa voltou a crescer nas pesquisas e Rui Palmeira caiu um pouco. O Ibope, divulgado na sexta a noite, em pesquisa encomendada pela TV Gazeta de Alagoas, mostra o candidato do PSDB com 46% das intenções de votos (caindo 2 pontos). Em segundo lugar, aparece o candidato Ronaldo Lessa (PDT), com 27% das intenções (subindo 5 pontos).

Nesse cenário o segundo turno era possível, dentro da margem de erro.

Agora, é difícil imaginar o que se passa na cabeça do eleitor após o indeferimento da candidatura de Ronaldo Lessa: vem por aí uma enxurrada de voto de protesto, nulos e brancos ou o eleitor vai migrar para outros candidatos? Sem Lessa, Rui Palmeira terá uma vitória folgada? Jurandir Bóia tem condições de herdar os votos que seriam dados ao candidato do chapão?

Jurandir Boia goza é conhecido na vida pública como um homem probo, honesto. Mas essa qualidade vai pesar pouco na escolha do eleitor, hoje, porque ele é pouco conhecido do grande público. O que vai pesar mesmo é a foto e o número de Ronaldo Lessa e a mensagem que ele deixou da campanha. Também pesa a avaliação do eleitor:o que ele pensa da impugnação de Lessa?

Ainda assim os militantes do chapão prometem um esforço de última hora para garantir uma grande votação. Vamos aguardar.

Mas os outros candidatos estão se mexendo também. Rui Palmeira botou a militância e cabos eleitorais na rua para garantir a vitória hoje. Rosinha da Adefal fez carreata até ontem a noite, num esforço que visa aparentemente evitar um vexame eleitoral. Já Fleming tem usado ao máximo as redes sociais para pedir a chance de ir para o segundo turno.

Galba e Jeferson correm por fora, num esforço para aumentar o número de votos e, quem sabe, apostar num improvável segundo turno.

A partir das 8h de hoje a decisão, a escolha, será do eleitor. Apenas dele. Será que o esforço de última hora dos candidatos vai mudar alguma coisa?