Renan sai fortalecido com o crescimento do PMDB em Alagoas
   8 de outubro de 2012   │     17:14  │  1

O senador Renan Calheiros passou o dia, ontem, acompanhando com amigos o andamento das eleições em Alagoas e ficou ligado na apuração dos votos. Torceu – embora pareça contraditória – pela vitória de tucanos, pedetistas, petebistas e até de pepistas. Mas sua maior preocupação, o tempo inteiro, foi com os números do PMDB.

Seu partido entrou nas eleições de 7 de outubro como o maior de Alagoas, com 19 prefeitos.  Para consolidar o trabalho que ele vem realizando, além da vitória dos amigos e aliados, muitos em outras legendas, seria preciso que o PMDB ganhasse musculatura. E ganhou.

Hoje os sites locais repercutem o novo quadro partidário nas prefeituras do Estado. O PMDB disparou na liderança e conseguiu eleger 25 prefeitos. Muitos em cidades importantes, a exemplo de Marechal Deodoro, Pilar e Delmiro Gouveia.

Com esse número o partido se consolidou como o maior do Estado, seguido do PSDB de Téo Vilela, que aumentou sua base de 16 para 19 prefeitos. Já o PP de Benedito de Lira, embora se mantenha forte, recuou de 19 para 15 prefeitos.

Nessa dança dos números, o PMDB saiu ganhando. Mas o senador Renan Calheiros conseguiu ficar mais forte do que o próprio partido. Em Arapiraca e Penedo ele ganhou com o PDT. Em Palmeira dos Índios e Messias ele foi de PSDB. Isso só para citar alguns exemplos.

Líder do PMDB no Senado, com influência no Planalto, o senador pode traçar, agora, os planos que quiser para 2014.

Mas o próprio Renan Calheiros sabe que mesmo fortalecido não poderá pensar sozinho. Vai precisar consolidar alianças no campo de oposição, abrindo espaço para a o crescimento de Cícero Almeida e mantendo o diálogo próximo com líderes da oposição, como Fernando Collor, João Lyra e Ronaldo Lessa, cujos partidos também saíram mais fortes das urnas no último domingo – em que pese o inusitado desfecho das eleições em Maceió.

No link a seguir deixo um quadro sobre o quadro partidário que está circulando nos sites locais. http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/10/ELEIÇÕES-MUNICIPAIS-20122.pdf

 O que diz o PMDB

A seguir reproduzo texto da assessoria do PMDB em Alagoas sobre as eleições:

PMDB elege o maior número de prefeitos em Alagoas

 O PMDB foi o grande vencedor das eleições municipais deste domingo, em Alagoas. O partido, presidido pelo senador Renan Calheiros, que tinha 20 prefeitos, elegeu 25 nos 102 municípios. Em Arapiraca, Penedo e várias outras cidades o partido fez o vice-prefeito e sai bastante fortalecido nas eleições.

No levantamento feito pela Justiça Eleitoral, o PSDB, partido do governador Teotonio Vilela Filho, elegeu 19 prefeitos. O PP, do senador Benedito de Lira, de 19 prefeitos só elegeu 15. Empatados em número de prefeito, PTB e o novato PSD, elegeram oito cada um.

PDT e PSB saem das urnas com cinco prefeitos eleitos; enquanto PSC e PTdoB elegeram três prefeitos respectivamente; PT, DEM, PPS saíram das urnas com dois prefeitos eleitos. Já o PRB, PRP, PMN, PV e PPL, elegeram somente um prefeito cada.

A expectativa da direção estadual do PMDB é que o partido, com as alianças firmadas com outras siglas, tenha conquistado mais de 60% dos municípios alagoanos. Na capital, também elegeu três vereadores, a mesma quantidade de vagas conquistadas pelo PP. O PSDB só fez dois representantes.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose antonio dos santos

    É preciso deixar de comentar besteiras e inverdades. Os eleitores votaram nos candidatos e não no partido ou no Senador Renan, não existe essa relação abundante. votar num candidato porque o senador Renan é aliado é uma utopia, isso não existe. A rejeição desse politico é muito grande.

Comments are closed.