Grupo João Lyra cumpre promessa e usina Uruba começa a moer
   15 de outubro de 2012   │     16:37  │  12

“Essa é uma safra de recuperação emocional”. A declaração de Rui Peixoto, gerente geral da Usina Uruba, em Atalaia, resume o clima de otimismo que voltou a predominar entre os colaboradores do Grupo João Lyra.

Depois de passar por um pedido de decretação de falência, o grupo dá sinais de franca recuperação. As duas usinas de Minas Gerais – a Tialcool e o Vale do Paranaíba etão em operação deste agosto.

Em Alagoas a dúvida era se o empresário conseguiria colocar as três usinas em operação. Em parte essa dúvida acabou hoje. Às 14h20 a Uruba iniciou oficialmente a moagem. A expectativa da unidade é esmagar 1,1 milhão de toneladas de cana, podendo chegar a 1,2 milhão de toneladas de cana, dependendo do prazo em que a Laginha, de União dos Palmares, iniciar a sua moagem.

A safra do grupo no Estado será superior a 2 milhões de toneladas. O tamanho da moagem vai depender da operação das outras duas unidades (Guaxuma e Laginha) e da relação com os fornecedores de cana. Será, no geral, uma safra menor, mas que reflete, de acordo com o gerente geral da Uruba, a situação do setor em todo Estado.

De acordo com Rui Peixoto, 30% da cana na Uruba terá origem nos fornecedores e 70% será cana própria. “Essa é uma safra diferente. Nós estamos mostrando para as pessoas que o grupo se recuperou e que vive uma nova fase”,enfatiza.

Guaxuma será a próxima a iniciar a moagem

Paulo Santos, o Paulão, assessor do empresário e deputado João Lyra, avisa que a próxima usina do grupo a iniciar a moagem será a Guaxuma. “Isso deve acontecer nos próximos 15 dias. Quem não acreditava que a Uruba  não iria moer, está convidado para ir lá ver a usina em plena safra. Quem quiser pode ir ver os preparativos na Guaxuma”, enfatiza Paulão.

De acordo co o assessor o grupo vive uma nova fase. “Todos os compromissos estão sendo honrados. Você viu que a Eletrobras distribuiu uma lista com as usinas que estão em débito com as contas de energia. Tem usina que deve mais de R$ 30 milhões. A dívida do grupo, que aparece lá, de R$ 900 mil , é na verdade um parcelamento que está sendo pago rigorosamente em dia. Pode não parecer, mas a situação do Grupo JL é melhor do que muitos outros do Estado”, aponta.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Iraci Jose

    Gostaria de saber se alguém conhece José Teixeira de Lima que trabalhou na Usina Uruba em 1958. Por favor se conhece ele ou algum parente pode me avisar…ele é meu pai…..Agradeço muito…

  2. José Elias

    É MUITO BOM SABER QUE A USINA URUBA VAI INICIAR SUA MOAGEM, MILHARES DE FAMÍLIAS SERÃO BENEFIADAS, ENTRETANTO É BOM PAGAREM A QUEM O GRUPO JL ESTAR DEVENDO, POIS A LISTA DE CREDORES É IMENSA, ENTÃO ANTES DE PUBLICAREM NOTÍCIAS DE QUE O GRUPO ESTÁ HORANDO OS SEU COMPROMISSOS É BOM SE ANTENAR QUE NÃO É POR AÍ, POIS O GRUPO JL DEVE E MUITO.
    JUSTIÇA FAÇA A SUA PARTE, POIS OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO COM SEUS SALÁRIOS ATRASADOS E O FGTS PIOR AINDA E OS FORNECEDORES DE CANA QUE NÃO VIRAM O DINHEIRO DA MOAGEM PASSADA.

  3. Robério tenório

    DEUS está acima de tudo e na permissão e misericórdia de DEUS vai dar tudo certo como já estamos vendo uma boa safra para todos e o grupo JOÃO LIRA. DEUS O ABENÇOE!

  4. palmarino atento

    Foi “Paulão”, assessor político, que disse? Ih, rapaz. Se fosse Dr. João, pessoalmente, ou um executivo técnico, eu ainda dava um creditozinho. Mas esse aí…

  5. alysson

    È muita esculhanbação em? todo mundo mete o pau , todo mundo sabe de tudo e de toda situação. quem ta falando a verdade? Misterio…………….

  6. alan

    num ta fazendo diferença pro povo de atalaia essa usina moendo pq os trabalhadores são de fora pq os de atalaia tão colocando todos pra rua pq 80% dos funcionarios foram 14 não votaram no fernando lyra ai tão desempregando todo mundo! ministerio do trabalho investigue isso! e esse tal de fernando lyra ainda quer ser deputado estadual ve se pode! pageum os funcionarios e o inss que estão deixando de ser depositados a anos! !

  7. JUQUINHA

    QUAL O CRÉDITO QUE ESSA ALMA SEBOSA(PAULAÕ) TEM ESSE NÃO PAGA NEM A LUZ QUANDO SE DEITA,IMAGINEM PAGAR AO POVO

  8. Carlos

    Sou fornecedor e forneci cana para a Usina Laginha em janeiro e até hoje dia 15/10, nunca recebi um centavo da minha safra. Colocar Usina pra funcionar com o dinheiro dos outros é fácil.

  9. fornecedor de cana fálido

    o dificio vai ser o grupo João Lyra conveser os fornecedores de cana moer para as usinas do grupo, pôs até esta data eles nem ao menos dão previsão de quando vão pagar a safra 2011/2012., isso é um absurdo!

Comments are closed.