Primeiro estaleiro de Alagoas começa a funcionar até junho de 2013
   19 de outubro de 2012   │     16:34  │  16

Alagoas terá seu primeiro estaleiro muito antes do que se imaginava. As obras da Tomé Engenharia, o primeiro grande projeto de indústria naval a sair do papel em no Estado, já foram iniciadas no Porto de Maceió.

“Até junho de 2013 o estaleiro começa a operar”, adianta com exclusividade a administradora do Porto, Rosiana Beltrão. Ela, no entanto, evita falar mais sobre o tema: “prefiro fazer antes para falar depois”, pondera.

A Tomé Engenharia, um grande grupo nacional, como já disse aqui antes, venceu licitação da Petrobras e vai montar aqui partes de plataformas para exploração do pré-sal. As estruturas que farão parte das plataformas marítimas terão até 20 metros de altura, só para dar um ideia das dimensões do negócio que está sendo tocado “silenciosamente”, a um palmo dos nossos narizes.

“A Tomé fará a montagem das estruturas no porto. É uma indústria do tipo off shore. Por enquanto só posso adianta que a obra começou, tem mais de 200 homens trabalhando no local e esperamos que já nos primeiros meses de 2013 o pessoal especializado seja contratrado para trabalhar na indústria. Serão centenas e centenas de empregos”, aponta Rosiana.

A Tomé, como já antecipei em outra postagem, vai ocupar uma área de mais de 60 mil metros quadrados no Porto de Maceió, o equivalente a seis campos de futebol. A Jaraguá Naval, outra indústria off shore que vai se instalar no local, vai ocupar uma área de pouco mais de 20 mil metros, mas as suas obras ainda não foram iniciadas.

Enquanto o Ibama, o Estado e o Grupo Synergy não resolvem o imbróglio em torno da instalação do estaleiro Eisa, vou continuar acompanhando o andamento desses projetos no Porto de Maceió. Até porque boas notícias e caldo de galinha não fazem a ninguém.

Para que não restem dúvidas, divulgo junto com o texto (o que normalmente não costumo fazer) fotos das obras no Porto de Maceió.

Faça um tour pelo novo estaleiro

Recomendo a quem tiver mais interesse no tema ler o texto que publiquei no dia 17 de agosto. Lá além das informações existem vários links sobre as notícias em torno do novo estaleiro:

http://blogsdagazetaweb.com.br/edivaldojunior/politica/martelo-batido-maceio-tera-estaleiro-com-23-mil-empregos-a-partir-deste-ano

 

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,01 de abril de 2014

    Senhores(as)

    Eu gostaria de ver um porto na parte sul do estado,para ex-
    portar os produtos da região,principalmente o açúcar.E uma em-
    presa de navegação de cabotagem em Maceió,já que a “MAESTRO Na-
    vegação e Logística”faliu.Como sabemos,Maceió está se tornando
    um porto franco,tendo registrado o iate do cantor capixaba Ro-
    berto Carlos e dois(02)navios da “FLUMAR Transportes Químicos”

    Cordialmente

    Adriel Batista Correia de Melo

  2. eduard santos

    seus fila da puta essa porra deste estado só tem pessoas para brinca com o trabalhador sabe a vaga que vão dá pra população é de catador de sururu da que que surja vaga sua família esta passando fome vá atrás de outra coisa não esperar por esta porra estaleiro um caralho ………..

  3. marcelo rodrigues de lima

    quero trabalhar de ajudante para manter minha familhas mim ajude pelo amor de deus eu e meu filho queremos trabalhar para suplir minhas necesidade deus e fiel.

  4. Max Vitor

    sou mecanco em manutenção industrial.

    trabalho com desmontagem,manutenção e montagem.

    a procura de emprego …………

  5. Jose jairan Correia de Souza

    Tenho curso de solda na instituição de decisão , no momento estou parado queria ajudar a empresa tomé a construir este grande avanço deste estaleiro aqui em Alagoas , quero um oportunidade ou na função de soldador ou auxiliar obrigado agradeço desde já tenham um otímo trabalho .

  6. moab rogerio

    boa muito boa esta noticia pois so caldereiro pelo senai, estou cusando tecnico em mecanica no ifal e ja estava pesando em ir para fora do mei estado quando mi formar mais com esta noticia fou correr atras de uma oportunidade nesta nova empresa pois alagoas tem que sair das maos dos usineiros e tem mais industrias.

  7. Observador

    Meu caro blogueiro se o grupo Arnon de Mello tivesse altonomia direta de brecar algunha projeto de crecimento para nosso estado, eles fariam por isso é rediculo a oposição contra o povo Alagoano. Por que o Governador não sofre com isso, e sim o povo. Caro Edivaldo desculpa o desabafo bom dia.

  8. ctsc cursos tecnicos ltda

    olhai alagoanos achance de ser um proficional da aria metalujica .soldador.ou um caldereiro.encanador estamos proto para profisionalisa todos.a ctsc cusos ten proficionais.capacitado os melhores do mercado metalujico aos intereçados estamos aqui perto de voces ctsc.escola solda caldeiraria.situada na rua cabo rei trapiche.fone 82 33170660 91063912

  9. saulo mendes

    Claro está que este estaleiro não caiu de para-quedas, em Alagoas. Existe um lei nova de ocupação da área portuária, e Alagoas se habilitou. Definitivamente Alagoas, entra em um círculo desenvolvimentista virtuoso. As duplicações da AL-101/Sul e parte urbana da AL-220, em Arapiraca, juntamente com a Nova BRASKEN, Jaraguá Equipamentos (que equipa até o Pólo de Camaçari) e a semana que vem será a vez da nova Fábrica da KRONA são provas do que digo. EISA? É questão de tempo. Até a AVIANCA do Germam Evromovick, já sentou base por aqui.

  10. Leitor

    Maior estaleiro da América Latina em Rio Largo….kkkkkkkkkk Esse João Pedrosa é mesmo um gozador. Devem fabricar superpetroleiros na progressista cidade de Rio Largo, do Rio Mundaú eles vão direto pro Oceano Atlântico, passando pela Via Expressa, Sítio São Jorge, até chegar em Cruz das Almas….

  11. Leitor

    Seria possível a Gazeta de Alagoas apurar junto ao IBAMA se esse estaleiro tem LIcença Ambiental para começar a obra (Licença de Instalação)? Pela rapidez do anúncio do empreendimento e o começo das obras, se tiver a LI,, a mesma foi obtida com extrema celeridade, ou o empreendimento foi iniciado clandestinamente?

  12. Alan

    Muito boa notícia, Alagoas precisa desses tipos de investimentos e mais indústrias para podermos ter uma população ativa e com recursos financeiros gerando mais empregos e melhorando a vida dos alagoanos.

  13. JOAO PEDROSA

    PRA QUEM NAO CONHECE ALAGOAS TEM O MAIOR ESTALEIRO DA AMERICA LATINA. NA CIDADE DE RIO LARGO O ESTALEIRO PHOENIX BOATS. INCLUSIVE NO ULTIMO SAO PAULO BOAT SHOW FICOU EM PRIMEIRO LUGAR EM VENDAS. AGORA RECONHECIMENTO POR PARTE DE ALAGOANOS NINGUEM PROCURA SABER.

Comments are closed.