Processo de licença ambiental do estaleiro Eisa volta a “andar” no Ibama
   3 de novembro de 2012   │     21:02  │  5

Do ponto de vista técnico o processo de avaliação da licença ambiental do Estaleiro Eisa voltou a “andar” dentro do Ibama. O instituto negou, em junho deste ano, o licenciamento de área entre a foz do rio Coruripe e o Pontal do Coruripe.

O A diretora de licenciamento ambiental, Gisela Forattini, expediu, em setembro a “renovação de Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico”. Esse é o primeiro documento registrado publicamente, na página do Ibama na Internet, depois que a licença foi indeferida, em junho.

A renovação é parte do processo que deve levar culminar com novo pedido de licenciamento ambiental em novo local. O Ibama já avisou que não voltará atrás na decisão anterior, inviabilizando – a princípio – um reestudo para implantação do projeto entre a foz e o pontal.

O processo será concluído até o início do próximo mês. Todas as etapas  a licença prévia já foram cumpridas, de acordo com painel do Ibama, faltando apenas a análise final.

A nova área com certeza será no município. Comenta-se até que o local escolhido será o Miaí. Mas como existe um pacto de silêncio entre o Governo do Estado, Ministério do Meio Ambiente e o Grupo Synergy (dono do projeto do Eisa) não dá para ter certeza dessa informação.

O documento com a autorização da renovação de captura você pode acessar na página do Ibama (www.ibama.gov.br) ou no link a seguir:

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/11/ibama.pdf

Etapas

Tudo leva a crer que o Ibama desta vez vai dar o licenciamento prévio ao empreendimento. A partir daí, novos projetos, a  busca por financiamento, desapropriação do terreno, contratos etc etc etc. Até a obra começar – se começar – devemos esperar  de seis meses a um ano, pelo menos.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. S.A.MENDONÇA

    O ESTALEIRO EISA SERÁ CONSTRUIDO SEGUNDO FONTES DO GOVERNO EM 2014 E INAUGURADO NO DIA DA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO ESTADO.
    SÓ QUE O LOCAL DA CONSTRUÇÃO MUDOU;NÃO VAI SER NO PONTAL DE CORURIPE,JÁ ESTÁ TUDO DETALHADO SERÁ MESMO NO CANAL DO SERTÃO,EM MATA GRANDE.

  2. Ramon

    O governador vai inaugurar o Estaleiro EISA no mesmo dia que a urbanização do Vale do Reginaldo, 31 de fevereiro de 2014. E ainda tem quem acredite nesse Governador. Trágico.

    1. Petrucio

      Alagoas está lotada de pessoas igual ao Ramon, que não é Ramon, não consegue ver que estamos fora das manchetes de corrupção no Estado a muito tempo, e que o estaleiro não saiu por picuinha política dos senadores estrelinhas do nosso Estado, se o atual prefeito não foi capaz em oito anos e realizar a obra do Vale do Reginaldo, realmente em 31 de fevereiro de 2014 é impossível entregar estas obras, mas até o final de 2014 é provável, se não houver quem atrapalhe, não sei como as pessoas não conseguem perceber que alguns políticos jogam contra o Estado por não serem mentores de tais projetos. Bom foi o Lessa que governou para os amigos dêle!!!

  3. Ramon

    O governador vai inaugurar o Estaleiro EISA no mesmo que a urbanização do Vale do Reginaldo, 31 de fevereiro de 2014. E ainda tem quem acredite nesse Governador. Trágico.

Comments are closed.