Brasil Mais Seguro ainda precisa dar certo para virar exemplo
   13 de novembro de 2012   │     8:49  │  3

Em recentes encontros o Plano Brasil Mais Seguro, que está sendo executado em Alagoas a quatro mãos pelos governos federal e estadual. A parceria lançada oficialmente em 26 de junho deste ano chegou a ser apontada como um exemplo a ser seguido por outros estados. Pura precipitação.

Nos últimos dois finais de semanas foram assassinadas mais de 40 pessoas em Alagoas: 19 no penúltimo, 22 no último. O número é bem maior do que o registrado nas primeiras semanas pós-plano.

Antes do Brasil Mais Seguro os números de homicídios no final de semana em Alagoas variavam de 15 a 30. As vezes um pouco mais.  Após a implantação do plano o número de homicídios caiu abaixo de 15 por final de semana a partir de julho até setembro.

Agora, parece que os números estão voltando ao patamar anterior. A contagem de um site local faz a estatísticas de homicídios no Estado: 87 homicídios no mês e 1.734 no ano, até ontem.

Quem criticou o plano de segurança no começo, errou. Quem fez sua apologia errou ainda mais. O principal objetivo do plano, de reduzir os homicídios, ainda não foi atingido. Mas a promessa do Ministro Zé Eduardo Cardoso e do governador Téo Vilela era de resultados a médio prazo. Faltou ser mais claro nessa questão. O que é médio prazo? Um semestre? Um ano? Mais?

Novas etapas do plano estão em execução, entre elas os concursos da PM e PC. Mas cabe lembrar que não haverá aumento do efetivo, apenas reposição das baixas dos últimos anos. Ainda assim, é um importante avanço.

Agora, com mais uma etapa entrando em execução – a das câmeras de monitoramento – pode ser que melhore. Vamos aguardar.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. JESB

    EDIVALDO, RESTA SABER SE O GOVERNO ESTÁ FAZENDO PROPAGANDA ENGANOSA OU O QUE ESTAMOS VENDO É REAL. O ALVO DO PLANO É A REDUÇÃO DOS HOMICÍDIOS, PORÉM, ALÉM DOS HOMICÍDIOS DIVERSOS DELITOS TÊM AUMENTADO. FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR. SE O SENHOR (JESUS CRISTO) NÃO GUARDAR A CIDADE EM VÃO VIGIA A SENTINELA.

  2. Amigo do Povo

    Na última vez que vi o governo federal ajudar um estado no plano da segurança, foi no RJ. No governo Benedita da Silva, PT, Governo Lula, Brasilia enviou um Secretário de Segurança que diziam ser o bam bam bam. Primeiro, não sei porque, “cosias do RJ”, o rapaz ganhou o singelo apelido de CHUCK o BONECO ASSASSINO (não é que lembrava mesmo!), segundo, ele colocou em ação o seu avançado plano de segurança, pois ele vinha de Brasília a capital do Pais. Colocou u balão dirigivel, para ficar “namorando” as bocas de fumo a um custo absurdo de aluguel. Quando o pessoal da boca de fumo e os ciciados avistavam o balão, ficam dando até logo e beijinhos. Moral da historia : Os bandidos tocaram o terror na cidade, decretando até toque de recolher. Os cariocas foram salvos pelo pulso firme do cabral, que foi o primeiro a mandar a cúpula da bandidagem para fora do estado (coisa que São Paulo até agora nada fez), Cabral estabeleceu a não negociação com bandidos e estabeleceu um plano de metas e valorizou intensamente a inteligência da Poilicia. Aliado a isto criou um plano de retomada das áreas antes dominadas pelos bandidos. Lógico que o Gov contou com a orientação, apoio e coordenação do seu brilhante secretário, antes homem da inteligência da PF. Não é um mar de rosas o RJ hoje, mas para quem estava acostumado ao som de granadas e AKs a situação hoje é outra. Mas o que fizemos neste meses em AL ? O que se investiu ? o que mudou ? Qual o projeto, em que patamar estamos ? o que foi criado ? Realmente é esperar para ver, torço pra que mude para melhor, mas ao que parece ………

  3. fred

    É MEU CARISSIMO , ESSE PLANO ESTAR ESQUECENDO A DIGNIDADE SALARIAL DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES(VÊ PROPOSTA DE LULA ENTÃO CANDIDATO EM 2002), POIS ATÉ HOJE NE LULA PARA A SEGURANÇA), ELE NÃO CUMPRIU NADA, ENTÃO TEM TUDO PARA NÃO DÁ CERTO.

Comments are closed.