FPM “extra” ajuda prefeituras a pagar 13º e a fechar contas no final de ano
   10 de dezembro de 2012   │     14:39  │  2

Aperto sim, calote não. A prefeitura que fez o dever de casa, enxugou despesas, suspendeu contratos e reduziu (nos casos mais graves) o número de cargos de comissão, vai conseguir fechar 2012 com as contas em dia, pagando todas as suas obrigações, inclusive o 13º.

O aperto é real. A maioria das prefeituras começou o ano esperando um crescimento de 6% a 12% no Fundo de Participação dos Municípios. O FPM não cresceu. Pior que isso, registra queda de -2% no acumulado até o primeiro decêndio de dezembro deste ano.

Mas a boa notícia é que agora, na reta final, o FPM voltou a crescer. Ou seja, quem fez cortes em setembro, outubro e novembro, será beneficiado com a recuperação da receita e deve fechar as contas do ano, sem deixar débitos  para o próximo ano fiscal.

Repasse de 1% do FPM sai no dia 10 de dezembro/2012

 De acordo com a CNM o “repasses do 1° decêndio de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do 1% devem ajudar os gestores de todo o país a pagar o 13.º salário de seus servidores”.

Nesta segunda-feira será feito “o repasse do FPM referente ao 1º decêndio do mês para as contas das prefeituras. Houve um crescimento de 3,7% neste primeiro repasse do mês de dezembro em comparação com o mesmo período de 2011, em termos reais”.

E mais: “Também no dia 10, as prefeituras recebem o repasse do 1%, decorrente do valor da arrecadação do IPI e Imposto de Renda contabilizada entre o início de dezembro do ano passado até o final de novembro deste ano.

O repasse será de R$ 2,87 bilhões: “Comparando o atual repasse com o do ano passado em termos reais, ou seja, corrigindo a inflação do período, cresceu 1,1%”.

Os municípios de Alagoas vão receber, desse repasse de 1%, cerca de R$ 68 milhões. A lista completa você vê no link a seguir:

http://www.cnm.org.br/images/stories/Links/06122012_1_2012_-_AL.pdf

Você também pode conferir, no link a seguir, o texto da CNM:

http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21387&catid=34&Itemid=186

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Smithe748

    Hi, Neat post. There’s a problem with your site in internet explorer, would test this IE still is the market leader and a good portion of people will miss your excellent writing because of this problem. fdadggagebbedfae

  2. Sávio

    O senhor esta afirmando mesmo ser um analfabeto em finanças publica s, pois essa trasnferencia constitucional creditada no dia 07, já estava prevista em orçamento, e todos os miunicipios se deçepcionaram com o valor. Tem mais, o defit orçamentário em 2012′ relativo ao fundo de participação e de 22,35%”. Dai se faz necessário que o senhor nos ajudem a fechar as contas.

Comments are closed.