Biu, Collor e Renan, ao vivo: Maceió terá TV Senado aberta
   17 de dezembro de 2012   │     20:32  │  1

Meu irmão, Edmo, adora ver a TV Senado. Tanto que fez uma assinatura da NET só para acompanhar de “perto” a atuação dos senadores alagoanos. Os representantes de Alagoas naquela Casa sempre tiveram atuação destacada.

Biu, Collor e Renan são oradores frequentes no plenário e nas comissões da casa e participam das discussões mais importantes do meio político em Brasília.

Vez por outra ele também gosta de dar uma olhada na TV Câmara. Não é comum, mas dá para ver um deputado federal de Alagoas “aparecendo” entre os mais de 500 parlamentares. A tarefa não é fácil, mas alguns deputados – caso do Carimbão e Renan Filho – conseguem ter atuação mais forte no plenário.

Assim como meu irmão, muitos alagoanos  que vivem em Maceió até que gostariam de acompanhar as atividades dos nossos parlamentares, mas não tem acesso a TV Senado, porque em Maceió o canal é exibido apenas em TV fechada.

A boa notícia é que isso muda e logo. Nesta segunda-feira o presidente da Câmara de Maceió, Galba Novaes, assinou protocolo de intenções com o presidente da TV Senado, José Sarney. Em breve Maceió vai ganhar um canal de TV aberta que vai transmitir não só a TV Senado, mas também a TV Câmara (federal) e a TV Câmara de Maceió. De quebra, Maceió também ganhará a rádio Senado.

As transmissões, segundo Galba e Sarney, devem ser iniciadas no começo de 2013 e foram viabilizadas por conta da atuação dos senadores alagoanos. No link a seguir tem um áudio do programa Direto de Brasília.

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2012/12/181212-Assinado-Protocolo-de-Intenções-para-transmissões-da-TV-e-Rádio-Senado-em-Maceió-1.mp3

Reproduzo a seguir texto da assessoria do senador Renan Calheiros sobre o tema:

Senado e Câmara de Maceió firmam acordo para transmissão de TV

Protocolo foi assinado pelos senadores José Sarney, Renan Calheiros e o vereador Galba Novaes

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novaes (PRB), assinaram nesta segunda-feira, 17, em Brasília, o Protocolo de Intenções destinado a implantação conjunta das transmissões da TV Senado, TV Câmara Municipal, TV Câmara dos Deputados e Rádio Senado na capital alagoana. A assinatura do Protocolo de Intenções aconteceu no gabinete da Presidência do Senado.

Galba Novaes lembrou que a Câmara de Maceió é a primeira do país a celebrar este convênio com o Senado Federal e agradeceu o esforço dos senadores de Alagoas. “O senador Renan Calheiros foi fundamental para firmar esta parceria”, reconheceu Galba. No mesmo tom, o presidente do Senado, José Sarney, reconheceu o empenho dos senadores Fernando Collor, Benedito de Lira e, em especial, do senador Renan Calheiros para efetivação desta parceria.

Um momento de descontração ocorreu durante a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Senado e a Câmara de Maceió. Ao reconhecer o esforço dos senadores de Alagoas para efetivar a parceria, o presidente José Sarney afirmou que seus ouvidos já não suportavam os insistentes apelos feitos pelo senador Renan para garantir as transmissões da TV e Rádio Senado para Maceió. A previsão é que as transmissões sejam iniciadas no começo de 2013.

Para o senador alagoano Renan Calheiros, com este gesto, o Senado se aproxima ainda mais do cidadão brasileiro ao garantir a democratização no acesso as informações. Foi durante sua passagem na presidência do Senado que Renan iniciou o processo para levar a transmissão da TV Senado para seu estado natal, o que veio a ocorrer a partir de agora com a assinatura do protocolo entre os presidentes da Casa e da Câmara de Maceió.

Este é o décimo acordo que o Senado firma dentro do projeto da expansão da TV e da Rádio, sendo o primeiro com uma câmara municipal. As demais entidades parceiras são oito assembleias legislativas e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Na visão do presidente Sarney, o acordo fecha o ano de 2013 com “chave de ouro”, pelo fato de ser o primeiro com uma câmara municipal.

Sarney disse que o projeto de comunicação do Senado faz parte de uma concepção política, para que o Legislativo tivesse seus próprios veículos de comunicação. Para o presidente do Senado, com o acordo, ganha o cidadão de Maceió, que vai poder acompanhar os trabalhos da câmara municipal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sarney ainda anunciou a aquisição de novos equipamentos para a TV Senado e disse que encara a expansão da área de comunicação da Casa como um legado de seu mandato como presidente.

– É uma forma de transparência e de prestação de conta aos eleitores – declarou Sarney. A cerimônia foi acompanhada ainda pela diretora-geral do Senado, Dóris Marize, pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), pelos deputados distritais Agaciel Maia (PTC) e Wasny de Roure (PT) e por vereadores de Maceió.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.