Secretaria de Finanças vai distribuir 214 mil carnês do IPTU em Maceió
   18 de janeiro de 2013   │     14:10  │  4

Os carnês com a cobrança do IPTU 2013 começa a chegar na casa dos contribuintes de Maceió a partir do final deste mês. A secretária de Finanças, Renata Fonseca, adianta que serão distribuídos 214 mil carnês em todos os bairros de Maceió.

O contribuinte adimplente terá direito a descontos de 20% em fevereiro ou 10% em março se optar pelo pagamento da cota única. Para quem estiver inadimplente os descontos caem pela metade. Serão de 10% e 5%, respectivamente.

A decisão de manter o sistema de cobranças como era feito na gestão anterior foi do prefeito Rui Palmeira, explica Renata: “em função das dificuldades que enfrentamos na transição, o prefeito achou melhor manter do jeito que estava. Só a partir deste ano é que vamos reavaliar o processo de cobrança do IPTU e de outros impostos”.

Inteligência fiscal

A “poeira ainda não baixou” na Secretaria Municipal de Finanças. A atual equipe ainda enfrenta dificuldades por conta da falta de informações no período de transição e em função de inconsistências no sistema de gestão fiscal.

Mas, ao mesmo tempo em que termina de montar sua equipe, a secretária Rena Fonseca trabalha para concluir levantamentos e fazer projeções que permitirão implantar um modelo de gestão conhecido como “inteligência fiscal”, semelhante ao modelo implantado na Secretaria da Fazenda do Estado. A partir de informações de cada contribuinte, a equipe de fiscalização passa a trabalhar com a ajuda do computador, o que torna mais eficiente identificar casos de sonegação.

Até concluir o levantamento de informações, Renata evita fazer estimativas da receita. Por enquanto vai se confirmando a expectativa inicial de aperto financeiro. Qualquer melhoria no caso da receita própria só virá a médio ou longo prazo. No caso dos repasses federais e estaduais, vai depender do comportamento da economia nacional e estadual.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rafa

    Pior do que isso é meu pai que toma vários medicamentos para diabetes e pressão e a situação nos postos está pior do que antes!! ACORDA RUI!

  2. jose antonio dos santos

    Ainda na questão da calamidade que se encontra os serviços de SAÚDE DO MUINICIPIO de Maceió, o atual vereador Antonio Holanda foi vereador do PAN SALGADINHO, sabe da realidade ali existente e o que fez, dizem que quando foi afastado deixou um seu INDICADO e nada melhorou, o CAOS CONTINUOU, e será que a equipe do novo prefeito RUI PALMEIRA não sabia, ou fêz de conta, também!.

  3. jose antonio dos santos

    O prefeito Rui Palmeira precisa sair do discurso de campanha e efetivamente agir , na SAUDE DO MUNICIPIO precisa decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA!. NO PAN SALGADINHO MORREU UM CIDADÃO NA FILA, nos outros Postos de SAÚDE A CALAMIDADE CONTINUA, RECLAMAÇÕES, MAL ATENDIMENTO, UM CAOS,
    .. Não adianta pequenos reparos a SITUAÇÃO é grave!. A população está ligando para emissoras de rádio pedindo providências e nada de novo acontece. É PRECISO AÇÕES EFETIVAS E URGENTE!.

Comments are closed.