Alagoas “esquece” um dos mais importantes fatos de sua história
   26 de janeiro de 2013   │     0:38  │  3

Pernambucano que vem morar em Alagoas estranha a paixão dos torcedores alagoanos por times do Rio de Janeiro e São Paulo. No Recife, é inaceitável que o clube do “coração” seja de outro estado. Sport, Náutico, Santa Cruz. Tem de ser um time da terra. O bairrismo pernambucano vai além. Está no frevo do carnaval, no maracatu, nas artes e até na política.

Se fosse construída em Pernambuco, Angiquinho seria certamente objeto hoje de grandes comemorações. A construção representa não só o início da industrialização do Nordeste, mas marca a transformação da região, simbolizando sua entrada no período moderno.

Primeira usina hidrelétrica do Nordeste, encravada no cânion do São Francisco, em Delmiro Gouveia, a construção histórica completa neste sábado 100 anos. A data só não passará completamente esquecida por conta da iniciativa do professor Edvaldo Nascimento.

Vereador do PCdoB, em Delmiro Gouveia, referência nos movimentos culturais, Nascimento se esforça para manter viva a história do pioneiro Delmiro Gouveia e organiza, hoje, as comemorações de Angiquinho.

Não fosse seu esforço a data –  que mereceu um pálido registro da Secretaria de Cultura do Estado – passaria praticamente esquecida. Para marcar o centenário será feito um ato hoje a noite, com o lançamento de dois livros (um deles, Ninho da  Águia, é relançamento) com certeza a data seria esquecida.

Prata da Casa

Para fazer o show de comemoração do centenário, na Praça Multieventos, em Delmiro Gouveia, convidaram o cantor Eliezer Setton. Ao menos nisso acertaram. Embora não cobre o cachê milionário da Ivete, para inaugurar hospitais, Setton é hoje uma das maiores referências na música alagoana e nordestina e suas apresentações costumam fazer sucesso em qualquer lugar do Brasil.

Deixo, a seguir, os links únicos registros do centenário de Angiquinho que encontrei no site da prefeitura de Delmiro Gouveia e no site da Agência Alagoas.

http://www.delmirogouveia.al.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=524&catid=36&Itemid=41

http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/usina-hidreletrica-de-anginquinho-completa-100-anos-no-proximo-sabado

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Smithc869

    I’m really enjoying the themedesign of your website. Do you ever run into any internet browser compatibility issues? A handful of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any solutions to help fix this problem? bdkbkgfefcaddddf

  2. Adriel Batista Correia de Melo

    Maceió,26/01/13

    Edvaldo Junior.

    Eu não gosto desse povo.Quando eu tinha 18 anos de idade,fui estudar lá e fui dis
    criminado somente por ser alagoano.Imagine se aquele estado fosse bonito e rico co-
    mo é Santa Catarina.E veja que seu povo não é belo como o são os catarinenses.

    Adriel Batista Correia de Melo

Comments are closed.