Alagoas pode ganhar mais acesso no Planalto com vitória de Renan no Senado
   1 de fevereiro de 2013   │     17:18  │  10

Mesmo sob forte pressão externa Renan Calheiros foi eleito presidente do Senado. Ele assume o cargo pela terceira. É o único alagoano a ocupar a função na democracia. Antes só Floriano Peixoto, que acumulava a vice-presidência da República com a presidência do Senado e, no império, o Visconde de Sinimbú.

Deu o que se esperava. Renan teve 56 votos o que equivale a cerca de 70% de todos os senadores. Poderia ter tido mais votos não fosse a ausência justificada de alguns senadores.

Foi uma vitória larga, mas complicada por conta da pressão externa. O que se espera, agora é que a pressão diminua nos próximos dias, se não houver nenhum fato novo.

Renan Calheiros mostrou no seu discurso de posse que vai centrar fogo na agenda legislativa. Ele apresentou uma plataforma de trabalho, para valorizar o Congresso Nacional e anunciou que vai trabalhar para reduzir o número de Medidas Provisórias.

Do ponto de vista institucional está tudo resolvido. Renan Calheiros vai trabalhar alinhado com o Palácio do Planalto e com a Justiça. Politicamente também. Passada a eleição, ele será o “presidente de todos”.

Mas sua eleição, certamente, terá reflexos em Alagoas. Poderá – como já disse que faria – ajudar ainda mais o governo e ao governador Teotonio Vilela Filho, independente de “cores partidárias”.

A função certamente ajudará o senador a “abrir portas” para prefeitos e outros políticos do estado.  Até porque Renan nunca descuidou da agenda alagoana, mesmo ocupando a presidência do Senado, ministério ou liderança da bancada.

Caberá a Alagoas e aos alagoanos saber tirar algum proveito do retorno de Renan Calheiros a um dos postos mais importantes da República Brasil.

O resto, como costuma dizer um blogueiro local, é perfumaria.

Processo

O barulho em torno da denúncia que Gurgel mandou para o STF vai continuar. É natural. Mas quanto melhor e mais produtiva for a atuação do novo presidente do Senado, menor será o ruído provocado.

Aos amigos Renan Calheiros tem dito que está preparado para responder todos os questionamentos. “A verdade vai prevalecer”, costuma repetir. Mas o fato é que agora ele está nas mãos do STF, que pode ou não acatar a denúncia.

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Licio Pita

    Será ? Agora alagoas será falada como de caída do Collor
    Volta a pergunta antiga” não tem gente decente em Alagoas?

  2. jose antonio dos santos

    Vejam todos a escala de politicos incompetentes, o Sr. Alexandre Toledo ex-secretário de Saúde deixou a pasta sem nada melhorar os serviços a população tudo em estado de calamidade, um só entre tantos exemplos do descaso está NA REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DE MARAVILHA, uma vergonha sem precedentes, Nada justifica, É incompetência!.

  3. Gerson Maciel

    Renan já esteve como presidente por duas vezes, e o que mudou para Alagoas? quando será que a imprensa alagoana vai deixar de “lamber” botas dos velhos políticos que nada fazem para o povo alagoano?

  4. João Cavalcante

    A eleição do senador Renan é um orgulho para Alagoas e para todos nós alagoanos. Parabéns senador, continue defendendo nosso estado,,como vc sempre defendeu.

  5. Fala Sério

    Esses caras tem tudo complexo de inferioridade. São alagoanos teleguiados pela imprensa nacional. Deve ser gente frustada e invejosa.Num tá vendo que Renan é melhor para Alagoas..

  6. M Silva

    Concordo com vc “o quero preso”, nao devemos nos curvar ao barrismo. Carrupto é o mesmo que ladrão. Não entendo porque a diferença.

  7. Cadeia nele!

    Como é que esse jornalista escreve que caberá ao povo alagoano saber fazer as cobranças? O senhor jornalista deve bem saber que para haver uma comoção social, a ponto de a população começar a cobrar seus direitos, faz-se necessário antes um esclarecimento público. Para haver esclarecimento público é necessário que boa parte da população tenha tido o mínimo de formação educacional. Numa terra de senhores feudais corruptos, dominado pela direita consevadora tanto no estado quanto na capital, como é que esse jornalista vem pedir para que a população alagona, maior parte carente de tudo, inclusive de educação básica, manifeste-se em uma sociedade em que a “burguesia de engenho” literalmente monta no povo? Além do mais, Alagoas SEMPRE foi governada por essa gente canalha, e veja só como estamos!

    1. Indignada

      Concordo e fico me perguntando quando é que o alagoano vai acordar desse marasmo e lutar para mudar. Como são acomodados.

  8. o quero preso

    DESEJO DA MAIORIA DOS BRASILEIROS É VER ESTE SENADOR CORRUPTO PRESO. LADRÃO PEQUENO MORRE NA CELA E LADRÃO GRANDE COMO ESTE “CRIADOR” DE GADO DE ALAGOAS E QUE ENRIQUECE AS CUSTAS DE LARANJAS COMO O TITO UCHOA FICA A CADA DIA A MANGAR DA CARA DO ALAGOANO QUE VENDE O SEU VOTO E DO BRASILEIRO, A CADA DIA CO MAIS VERGONHA DESSE PODER LEGISLATIVO CORRUPTO E SEGUIDO POR DOIS PARTIDOS VICIADOS NA ROUBALHEIRA NCIONAL.

Comments are closed.