ONG ligada a deputado federal é campeã de verbas na Sepaz
   4 de fevereiro de 2013   │     15:27  │  30

“Comunidade acolhedora”. É assim que o governo de Alagoas trata instituições que se propõe a trata de dependentes químicos ou pessoas em situação de risco social, oriundas de “famílias desestruturadas”.

Na administração  pública elas não existiam até 2009, ano em que foi criada a Sepaz (Secretaria de Promoção da Paz), por sugestão do deputado federal Givaldo Carimbão, PSB-AL.

O deputado não apenas sugeriu, como indicou o secretário da Pasta, Jardel     Aderico e outros gestores da pasta. Pelos documentos e discursos disponíveis na internet, Carimbão é também uma espécie de “orientador” da Sepaz, que aplica as políticas de combate a drogras sugeridas por ele.

Uma dessas políticas é encaminhar jovens dependentes químicos para Comunidades Acolhedoras. Essas “casas” já existiam antes, mas só foram “descobertas” pelo estado a partir da criação da Sepaz. A Secretaria passou a destinar dinheiro para as ONGs ou instituições que controlam as comunidades, geralmente de orientação religiosa e predominantemente católicas.

Kerygma, a campeã

Talvez por isso seja mera coincidência que a Comunidade Acolhedora Kerygma, que funciona na Cidade de Maria, receba o maior volume de verbas da Sepaz.

A Cidade de Maria como se sabe é um projeto do deputado federal Carimbão. A comunidade Keryma seria ligada a Diocese de Penedo, mas funciona em área cedida na fazenda que abriga a Cidade de Maria.

Nos últimos três anos essa comunidade recebeu R$ 1,28 milhão da Sepaz. O maior aporte de vebas, como mostra a tabela feita com dados do Portal da Transparência Ruth Cardoso foi em 2012, com mais de R$ 500 mil.

Várias outras comunidades que receberam recursos públicos nos últimos dois anos são ligadas a Igreja Católica ou a igrejas evangélicas. Mas o valor destinado a Kerygma é com certeza e longe, o maior entre todas as outras comunidades acolhedoras.

Esses recursos são livres de concorrência e, até onde consta,  passam por nenhuma prestação de contras, embora os recursos sejam públicos.

Amanhã mostro a relação completa das comunidade que recebem dinheiro do governo.

Origem dos recursos

Os recursos são pagos pelo Projeto Acolhe Alagoas, uma das principais atividades da Sepaz, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria.

As comunidades acolhem pessoas que são encaminhadas pela Secretaria. No final, claro quem paga a conta, é o contribuinte.

Deixo aqui novas perguntas para a Ascom da Sepaz: existe alguma ligação entre a secretaria e o deputado Givaldo Carimbão? Quanto o estado paga pelo tratamento de cada pessoa internada nas comunidades acolhedoras? E, por fim, qual a taxa de sucesso desses tratamentos?

 

COMENTÁRIOS
30

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. INJUSTIÇA

    ANTES DE FAZER NOTÍCIA É PRECISO ESTUDAR E ENTENDER O ASSUNTO A SER TRATADO, É PRECISO SE RETRATAR COM ESTA COMUNIDADE POIS ELA ATENDE AS TRÊS FAIXAS ETÁRIAS COMO MULHERES, HOMENS ADULTOS E MENORES EM SITUAÇÃO DE RISCO. ENTÃO SÃO TRÊS UNIDADES DISTINTAS. MULTIPLIQUE O QUE RECEBE 1 UNIDADE POR 3 . VEJA E FAÇA UM ESTUDO PARA AMPLIAR SEUS HORIZONTES. “NÃO CUSPA PRA CIMA” AS COMUNIDADES TEM SIDO UMA DAS MAIS EXPRESSIVAS ARMAS DE COMBATE A DOENÇA QUÍMICA. É IMPORTANTE SALIENTAR SENHOR JORNALISTA, CASO ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA SE VITIMIZE NESTE MUNDO INFERNAL DAS DROGAS. PODERÁ ENCONTRAR NAS COMUNIDADES ACOLHEDORAS AMOR, PERDÃO, CARÁTER, ACOLHIMENTO. QUE NÃO SE VENDE ISSO EM FORMA DE FARMACOLÓGICOS APENAS. COISA QUE A CONVIVÊNCIA FAMILIAR JÁ ESTÁ DESGASTADA POR MUITAS FRUSTRAÇÕES, ESTAS COMUNIDADES NÃO SÃO A SOLUÇÃO FINAL DAS DROGAS. MAS INTEGRA TODO UM APARATO DE PROTEÇÃO SOCIAL ONDE TODOS NÓS FAZEMOS PARTE Sr.JORNALISTA. A KERYGMA É UMA ENTIDADE RELIGIOSA MUITO BEM APROVADA PELAS AUTORIDADES DE MINAS GERAIS A 15 ANOS DE ONDE É ORIUNDA, SERVE A ALAGOAS MISSIONARIAMENTE E NÃO DEVE SER ALVO DE PERSEGUIÇÃO POLITICA.

  2. Wellington

    Acrescentando mais uma pergunta as que o jornalista fez no final do texto: Existe fiscalizacao de algum orgao para saber se estas verbas sao aplicadas realmente e integralmente?.

  3. internauta

    pq será que o Carimbão acabou com o lar coração de jesus e agora so tem ongs para dependentes quimicos, pq trabalhar claro que da mais dinheiro

  4. S.A. DE LIMA

    CONHEÇO MUITO DE PERTO ONG KERYGMA,VIVO LÁ DENTRO E A MAIS DE DOIS ANOS OS DEPENDENTES SÃO 4 E DOIS FUNCIONÁRIOS,REALMENTE NÃO SEI AONDE É APLICADO TANTO DINHEIRO,MAIS UMA COISA É CERTA VAI PARA O BOLSO DO CARIMBÃO.

  5. ALDO GOMES

    Téo, porque a Lei de Responsabilidade Fiscal só se aplica aos servidores mais humildes? A maioria deles que para receber um salário mínimo é necessário que haja um complemento nos contracheques, chamado de complemento constitucional. Porque toda vez que o salário mínimo nacional é reajustado o governo não elabora uma lei estadual com o novo salário mínimo no Estado e acaba com essa história de complemento que é uma vergonha!

  6. De olho

    Soube de uma caso fantástico: que esse Jardel se projetou roubando os projetos dos outros. Cuidado que da justiça de Deus ninguém escapa! kkkkkkkkk…..

  7. Gilbeto Violeiro

    O “Missionário” que vêio de MG trazido e contratado a peso de ouro pelo Deputado com salário de 7 mil reais as custas do Estado e que toma conta da Kerygma, é o mesmo artista que sobe no palco do Rincão de Maria todos os finais de semana quando são recebidos os centenas de enganados fiéis religiosos na Cidade de “Vixe Maria” em Craíbas. Todos os padres de Alagoas são proibidos por Dom Antônio de entrar lá ou manifestar qualquer ato em favor do trabalho do Deputado já que ele é AntiCarimbão. É lá nessa fazenda que o parlamentar faz as manobras se utilizando da Religião para conquistar o mandato; no período eleitoral paga centenas de ônibus para no fim da festa pedir votos e deixar material de campanha dentro dos ônibus e agora novidades: Tentar colocar o que ZERO a ESQUERDA (Carimbinho) na Assembléia Legislativa, sim, porque aquele é mais fraco do que caldo de pedra. Passei lá esse fds e ví várias máquinas trabalhando numa gigantesca terraplanagem ao lado da comunidade, dentro da fazenda, ali no mínimo já deve ser alguma “marmota” com verba desviada desses milhões injetados na comunidade pela SEPAZ do “Carimbo Megalomaníaco”.
    QUER AJUDAR UM L…VOTE DE NOVO 4040 CARIMBÃO; QUER FAZER CRESCER UM L…, VOTE CARIMBINHO…

  8. JACQUELINE

    Na comunidade sagrada família em Rio largo, só é servido cuzcuz no café, almoço e jantar. A “missionária” pede produtos de limpeza aos familiares dos dependentes.

    Será que a SEPAZ fiscaliza as comunidades?
    Será que a SEPAZ fiscaliza a comunidade sagrada família de Rio largo???

  9. Ricardo Prado

    Esse Ferreira faz parte do esquema também. No município existem algumas ONG’S que precisam de uma atenção especial quanto ao recebimento de repasses desde a administração passadas. Principalmente algumas ligadas aos conselhos tutelares.

  10. charope

    MINHA NOSSA, a casa caiu, GRAÇAS. Agora a sociedade vai ver a sujeira existente na SEPAZ. Na Superintendência das Drogas que cuida das comunidade é essa realidade, o Dep. Federal não pode ouvir falar em dinheiro que quer a parte dele, é por isso que tem gente, “missionários”, que vai responder também, foram usados e explorados financeiramente e eu acho é TOME; a Sup. de cultura de Paz, afastou o nobre ANDRÉ CARNAÚBA e MARISTELA porque também não atendia as exigências do Dep. Federal, não concordava com a roubalheira e também para que se pudesse lavar uma quantidade maior de dinheiro veio o programa de cultura de paz na escola que custa bem mais caro, contratando empresa de fora com dispensa de licitação, e a Sup. do CRM está um CAOS, ali é que é brabeza, não tem reforma, não tem comida decente, não tem nada, além de um monte de menino maltratados e muitas rebelião, pois os agente penitenciários que lá estão fazem isso muito bem, e o Superintendente também é da laia do Deputado. Tá cheio de dindin, processo e muito mais.

  11. Ogiva

    TEMOS UMA NOVA FORMA DE CURRAL ELEITORAL, COM RAMIFICAÇÃOES EM TODOS O NIVEIS DO LEGISLATIVO(MUNICIPAL AO FERDERAL). OS NOBRES BENFEITORES, COM DINHEIRO MARCADO E DIRECIONADO POR ELES E PARA ELES MESMOS, FAZEM O PAPEL DE BONS PASTORES, CRIAM UM CURRAL ELEITORAL E COLOCAM; IRMÃOS E DEMAIS PARENTES E AMIGOS NOS CARGOS. RETIRAM O DINHEIRO DE OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE DE FATO PRESTAM SERVIÇO A COMUNIDADE SEM FINS LUCRATIVOS. TEMOS COMO EXEMPLO O CARIMBADOR E A PANTERA COR DE ROSA, MANIPULADDORES DE VERBAS PARA FINS SOCIAIS????

  12. APRENDIZ

    edvaldo, esse cidadão batizado por ferreira, foi aprendiz do carimbão, na sua fábrica de carimbos. depois, com o passar do tempo, passou a ser um dos seus cabos eleitorais. hoje, as custas do esperto, deve estar rico. por isso, o defende com unhas e dentes. quando pobre, esse carimbão deu muito trabalho ao mins´terio do trabalho. esse politico “católico” nunca prestou . um corrupto sarado.

  13. um espertalhão

    ESSE DEPUTADO CARIMBÃO NUNCA DEIXOU DE SER ESPERTO. ELE SEMPRE, POR ESTAR DO LADO DO GOVERNO. PAGAVA OS SEUS EMPREGADOS DE UMA RÁDIO CHAMADA MILÊNIO, COM VERBA DO GOVERNO. FOI NO GOVERNO DO RONALDO LESSA E O FRANÇA MOURA ERA O DIRETOR DA RÁDIO DELE. PORTANTO, NÃO É NOVIDADE O CARIMBÃO CONTINUAR SUGANDO OS COFRES PUBLICOS. CULPADO É O POVO ALAGOANO QUE VAI NA ONDA DESSE C…

  14. Alagoano envergonhado

    O FERREIRA ESTÁ MAMANDO TAMBÉM!!! TIRA O LEITINHO DELE PRÁ VER SE ELE NÃO DIZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO: QUE ARRUMAM NOTAS FRIAS, QUE ESTE DINHEIRO NÃO ATENDE AOS OBJETIVOS , QUE A BALELA DE CUIDAR DOS DROGADOS CHEGOU ONDE ESTÁ PORQUE NÃO SE EMPREGA UM CENTAVO NA RESSOCIALIZAÇÃO E NA RETIRADA DO JOVEM DO VÍCIO, DO TRÁFICO, DO CRIME E DAS RUAS.
    É JORNALISTA EDVALDO, O ERRADO É VOCÊ QUE DENUNCIOU E NÃO A ONG KERYGMA, DO DEPUTADO CARIMBÃO, QUE INDICOU O SECRETÁRIO DA PAZ, JARDEL, QUE REPASSOU A VERBA PÚBLICA, FRUTO DOS IMPOSTOS PAGOS POR VOCÊ, EU E A CAMBADA DE BESTAS, AO IMPOLUTO DEPUTADO CARIMBÃO.

  15. Ferreira

    A informação do jornalista necessita de maiores esclarecimentos. As entidades são escolhidas por meio de concorrência pública ( Edital ) e precisam obedecer a uma série de exigências antes de serem aprovadas. Erra também o jornalista quando diz que não há prestação de contas. A cada parcela liberada se faz obrigatória a prestação de contas, que são auditadas pela Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas. Também é preciso dizer do importante papel dessas comunidades na recuperação e reinserção de dependes químicos na sociedade.

    1. Marcos Cardoso

      Sr. Ferreira,

      O Sr. acredita em Papai Noel, ou quem sabe no Sací Perêrê, ou talvez na Mula sem cabeça o Sr. deve ser um alienado.

  16. luiz paulo sodre

    Meu caro Edivaldo,quando você começou a escrever,fui um dos primeiros,que além de elogiar suas matérias, também lhe parabenizava,pela imparcialidade,já se percebe no seus artigos,que você também foi convocado para a campanha de um certo senador,que pena! o que temos de melhor que Deus nos deu,foi a dignidade,quando a perdemos, ou não temos,fica difícil encaminhar nossos filhos,a maioria das suas matérias atualmente,são baseadas,como você mesmo diz, em dados do portal da transparência,publicado pelo próprio governo,que como o nome mesmo diz,é transparente,ou seja,nada a esconder,pelo contrário, é demonstrado abertamente,para que todos possam acompanhar,o que está sendo feito,ao contrário de um certo político,de um passado nefasto que nada tendo a acrescentar,instruem os seus a induzir os desavisados,a desconstruir,tudo que esse governo tem melhorado em nosso estado,industrias, turismo,infraestrutura,estradas,o canal do sertão,outro dia escreveu perguntando,quem vai pagar a água,lhe respondo,a sêde do povo nordestino,não inverede por esse caminho,meu caro jornalista,os candidatos passam. A dignidade fica.

  17. fred

    Essa ONGS foi criada para tratar dos dependentes quimicos, o que vemos, vemos que nada é feito e o montante de dinheiro público destinado é uma quantia de assustar. Gente o nosso deputado federal criou essa secretaria e dela recebe essa quantia, o vemos como resultado os índices de crime envolvendo jovem com consume de droga é grande, é muito bom esse dinheiro vai para sua ONG e o resultado não apareçe.

  18. Alagoano envergonhado

    EDVALDO, PARABÉNS! BELO FURO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É FÁCIL APRESENTAR AS TRAQUINAGENS DESTE ENGODO DE DESGOVERNO MORALISTA.
    A SEPAZ FOI CRIADA PARA SELAR A PAZ ENTRE TÉO E O CARIMBÃO. E HAJA CRIME!!! ENQUANTO ISTO, EM JANEIRO DE 2013, HOUVE UM AUMENTO DE 43% DE CRIMES COMPARADO COM DEZEMBRO DE 2012.
    POR ISTO, É QUE SE JUSTIFICA O CAMINHÃO DE DINHEIRO QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ DERRAMANDO EM ALAGOAS PARA COMBATER O CRIME, SEM QUE SE CONSIGA DIMINUÍ-LOS NA NOSSA TERRA. PELO CONTRÁRIO, AVANÇANDO COMO ÁGUA DE MORRO ABAIXO.
    HAJA PAZ, HAJA ONG, HAJA VERBA CARIMBADA E HAJA GENTE TORCENDO O BICO DIZENDO QUE ESTAMOS AVANÇANDO, POIS ALAGOAS TEM PRESSA!!! kkkkkkkkkkkkk

  19. Verdade

    Qualquer dependente que queira ir para este local, a familia tem que se virar e pagar de inicio um salário minimo, a verba fica com os bem feitores.

  20. Alagoano

    Algum poderia me dizer de quem é a “Cidade de Maria”? Que eu saiba é do CARIMBÃO, que é o dono da SEPAZ.
    Esse Carimbão, junto com seu “secretário” Jardel deveriam está na cadeia e devolver tudo que desviaram do Estado e da União.
    MP, cadê você?

    1. Ag.Proteção.

      e tem mais no sistema ou seja,UIM,UIJA,PROVISÓRIA,SEMILIBERDADE e UIF.estão tratando os menores infratores como se fossem apenas dependentes quimicos, o perfil desse pessoal é totalmente diferente acorda carimbão….

  21. LUIZ SANTOS

    é comum ao poder público em geral aplicar recursos e não mostrar resultados e quando são recebidos por ONG se torna pior ainda a investigação ams estaremos de olho nesses repasses estaduais – e não federal como foi esclarecido na reportagem ou

    seja o Sr. Carimbão passa do status de deputado estadual a especialista em dependentes químicos — muito bem investido esse dinheiro

  22. tania

    O mais indecente são os salarios pagos a quem não dá um dia de trabalho lá nem entende absolutamente nada sobre o assunto da secretaria…. ver familiares do deputado, peçam a listagem e façam um cadastramento dos servidores que vão trabalhar ….. enfim….!!!!

  23. aquilo não funciona

    O caro jornalista faça uma investigação, pois as meninas que são tratadas lá são abusadas no seu direito de imagem para promover o deputado e depois que são “curada” ( entre aspas, porque muitas saem de lá e logo-logo voltam ao crack pois não tem acompanhamento educacional, social, psicológico nem financeiro e quando se veem com fome voltam a furtar e usar o crack com mais afinco.

  24. Amigo do Povo

    A SEPAZ tem ASCOM ? Eu pensava que era ASPONE e não ASCOM. Quanta maldade gente, ainda bem que não cai uma gota de lama no terno branco de tricoline do Tio Teo, ele é igual ao Tio LULA, não sabe de nada e se souber, viu se souber ….. Vejam o Tio esta com problemas, sua cana encolheu e perdeu R$ 10 000 000,00 que o GOV Federal liberou para a seca de AL. Ele não tem tempo para ficar carimbando o carimbão e ponto final. Alias eu não sabia que o nônô (com acento) tinha cana, que legal, será que quer ajuda do Gov Federal , um subsídio ? afinal e ele e pequeno agricultor !

  25. É uma nojeira

    É por que vcs não sabem dos esquemas das pessoas que recebem excelentes salários lá na SEPAZ e depois tem que dividir…

Comments are closed.