Prefeitura muda data de pagamento do IPTU: desconto de 20% vale até 15 de março
   15 de fevereiro de 2013   │     15:24  │  0

Por conta de um atraso na impressão dos Carnês do IPTU 2013, a prefeitura de Maceió decidiu prorrogar os prazos válidos para os descontos para quem vai pagar o imposto em cota única – de 20% para quem está adimplente e 10% para inadimplentes.

O prazo anterior era 28 de fevereiro. Agora o desconto vale até 15 de março. “Apesar da data impressa no carnê ser a anterior (28) os bancos já foram orientados a considerar para efeito do desconto o novo prazo”, explica o secretário de Comunicação da Prefeitura, Clayton Santos.

Essa foi a única alteração feita até agora no calendário pagamento do pagamento do IPTU. As outras parcelas, incluindo o pagamento em cota única em março, seguem a programação anterior. Atualmente existem cerca de 216 mil imóveis cadastrados na Secretaria Municipal de Finanças.

O contribuinte também pode optar pelo parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2013 em até 10 vezes, com vencimento das parcelas sempre no último dia útil de cada mês – mas nesse caso, não terá direito a desconto. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, o reajuste no IPTU 2013 é de 5,45%, relativo ao IPCA.

De acordo com a secretária de Finanças, Rena Fonseca, em 2012, a prefeitura de Maceió arrecadou cerca de R$ 63,5 milhões com o pagamento do IPTU. A inadimplência é alta e está na casa dos 50%. Ou seja, metade dos contribuintes não pagam o imposto que é uma das principais fontes de receita do município.

Sobre esse assunto a Secom da prefeitura mandou texto que reproduzo a seguir:

Carnês do IPTU começam a ser entregues

 Desde a última quinta-feira(14.02) os carnês do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana(IPTU) começaram a ser entregues via Correios. A previsão é que todos os carnês estarão entregues até o dia 8 de março. Segundo Cícero Torquato, secretário adjunto da secretaria municipal de Finanças, até próxima terça-feira os moradores dos bairros da parte baixa da cidade já terão os carnês disponíveis. “Bairros mais populosos, como Benedito Bentes e Jacintinho têm até a data do dia 8 de março para que os carnês sejam entregues em totalidade”, completa.

Cota Única

Caso o contribuinte prefira, osite da Secretaria Municipal de Finanças (SMF) de Maceió também disponibiliza oserviço de emissão do talão de pagamento, basta acessar o sitewww.smf.maceio.al.gov.br eclicar no link “IPTU – Emissão 2013”.  Ointernauta será redirecionado para uma nova janela e lá deverá preencher osdados solicitados – se não for cadastrado, o contribuinte deverá realizar cadastrono link ao final da página.

Até o dia 15 de março ocontribuinte poderá ter um abatimento de 20% do valor da parcela em regime decota única. E até o dia 29 de março, o valor cai para 10%. (ver tabela)

Estão dispensados de pagar o IPTUos moradores em imóveis residenciais de padrão construtivo popular ou baixo,cujo valor apurado para o concorrente ano seja igual ou inferior a R$ 9 160,bem como da taxa de coleta, transporte ou destinação de sólidos domiciliares ede expediente, conforme estabelecido pela Lei 5 256 de 17 de dezembro de 2012.

  

TABELA DE PAGAMENTO – COTA ÚNICA

 

 

1ª e 2ª Cota Única

1ª e 2ª Cota Única

Imóveis sem Débito

Imóveis com Débito

20% de Desconto

10% de Desconto

10% de Desconto

5% de Desconto

15/03/2013

29/03/2013

15/03/2013

29/03/2013