Chuvas abaixo da média: meteorologia prevê continuidade da seca em Alagoas
   2 de março de 2013   │     17:12  │  1

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas tem sido claro ao desaconselhar os agricultores a plantar a partir de março no estado. “As previsões são de chuvas abaixo da média para o agreste e sertão. Plantar agora é arriscado”, pondera Napoleão Casado.

O período de março a maio é caracterizado, em Alagoas, pelo começo das chuvas, o que proporciona o preparo das terras no agreste e sertão para o plantio de lavouras de subsistência ou comerciais.

Em reunião realizada de 21 a 23 de fevereiro, em Natal, RB, meteorologistas de todo o Brasil avaliaram as condições climáticas e as influências do clima e temperatura que proporcionam chuvas na região Nordeste. A maior probalidade (40%) é de chuvas abaixo da média para o trimestre que vai de março a maio.

Napoleão Casado diz que torce para errar, ao menos neste caso: “as previsões sã feitas a partir de modelos climáticos. Gostaria que elas estivessem erradas e que as chuvas viessem acima da média”,emenda

Mas nesse caso o próprio secretário reconhece que a regra é torcer pelo melhor, mas estar preparado para o pior: “as ações contra seca precisam continuar e, mais do que isso, vamos procurar ampliar as medidas de socorro as populações que vivem nas áreas mais afetadas”, diz Napoleão, que também é o secretário executivo do Comitê de Combate a Seca.

PREVISAOCLIMATICAfev

Previsão das chuvas para o semi-árido

O texto a seguir é do boletim de previsão climática da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas:

A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em março e termina em maio de 2013 (MAM/2013) indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para a área desde o Amapá até o centro-norte da Região Nordeste, incluindo todo Semi-Árido do estado de Alagoas. Para a faixa litorânea do estado, a previsão por consenso indica comportamento climatológico (igual probabilidade para as três categorias), em função das incertezas inerentes aos modelos numéricos utilizados.

Entretanto, devido a alta variabilidade espacial e temporal das chuvas, algumas localidades do Nordeste poderão apresentar períodos intercalados de excesso ou déficit de precipitação. É importante mencionar que, para a faixa leste da Região Nordeste, o principal período chuvoso costuma iniciar entre os meses de março e abril.

O boletim completo você confere no link a seguir:

http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/wp-content/uploads/sites/12/2013/03/PREVISAOCLIMATICAfev.pdf

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. joão de deus ferreira

    Falta homens na politica para resolver o problema da seca no Brasil e a Dilma está vendendo até a alma se ela tivesse.

    ONU DIZ QUE VAI FAZER
    ONU diz que vai ajudar trinta Países até dois mil e vinte, para quem está precisando de ideias com urgências urgentíssimas, este órgão está a quem das necessidades dos tempos, como é de praxe a ONU só chega quando tem certeza que os abutres levantaram todos os odores.
    A ONU esteve em TIMOR LESTE junto ao seu parceiro de obras mal acabadas o Governo Brasileiro que usou o seu poder e abusou, e deixou um grande projeto que será lembrado por todos os Timorenses, um grande rastro de fome, miséria e morte por inanição, e os Timorenses não podem dizer que estão com fome, á corrupção é uma das grandes ajudas recebidas por um povo que está exsurgindo do mal sofrido. Bem como TIMOR LOROSAE os parceiros estão lá no HAITI e fez muito pouco com o montante de dinheiro que lhes foram doados e não deixaram nem um projeto que fosse possível a um pequeno desenvolvimento para que esses países seguissem a diante. Até mesmo os diplomados deste PAÍS tiveram que sair por não viram ou enxergaram algo que fosse real, a não serem as ínfimas esmolas.
    NÃO DEVEMOS CONSTRUIR UM PAÍS SÓ COM AS GRANDES EMPRESAS devemos erguer uma construção com os maiores números de pequenas pedras para que todos recebam os benefícios sem exceção, e sendo assim o comercio recebe o incentivo dos pequenos, e o Governo não se sentirão envergonhado dos PIBINHOS IRRISORIOS o Governo que age com a verdade é visto por todos os povos.
    A violência contra pretos pobres é uma marca do seu GOVERNO as cadeias lotadas, os apagões na cara a toda hora e a PETROVALE se encolhendo igual correia no fogo e o Nordestino morrendo de necessidade e DILMA doando comida para o PARAGUAI e brasileiros a vê NAVIOS em pleno semiárido, está bom ou querem mais.
    O SISTEMA UNIFICADO DO BANCO MUNDIAL DIZ QUE MODERNIZOU A SAUDE NO BRASIL. Se morrer nas filas dos hospitais, antecipar a morte de pacientes, falta de medicamentos básicos como insulina, crianças de oito nove anos dando a luz, suas filhas dando a luz a bebês prematuros, nutrição a base de equinos doentes ou sem vigilância sanitária, doenças raras em quinze milhões de pessoas, e com certeza a politica de desrespeito do BRASIL e o mundo, e os órfãos da medicina pobre que cobra caro, e usam o fumo como desculpas em suas falta de êxito em seus conhecimentos. SIM O BANCO MUNDIAL FEZ UM OTIMO SERVIÇO DE MODERNIZAÇÃO DA SAUDE BRASILEIRA.
    AS MENINAS E AS MULHRES são as mais prejudicadas deste GOVERNO de mulher que não fez nada para impedir que as partes femininas sofressem.
    JUDICIARIO além da corrupção espelha o casamento GAY como uma das suas obras de igualdade, isso é vingança humilhante as famílias deste PAÌS, ou vocês estão homenageando algum parente GAY, ou nasceram de uma placenta secundaria que não respeitam os meios naturais da vida, por essas e outras já percebemos que vocês não conhecem DEUS. O Pai irá mostrar mais uma vez como é possível reconhecer a verdade.
    AMAR é preciso, e fazer amor é necessário, só não devemos acompanhar esse raciocínio sodomico de casamento hibrido, vocês que admite essa pratica, estão com vontade de sair do armário e não tem coragem de soltar à franga que está presa dentro de vocês, a sociedade já viu isso antes, e eu JD só quero ver a taboca rachar.
    O DEUS que vocês tentam buscar não gosta desta falsidade mentirosa e nem dos santos fabricados pelos PAPAS. Pois esse DEUS deixou a sua seita cair em desgraça e escândalos por enganação, pederastia, pedofilia e sexo não adequado a natureza. O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO não entra em antros de sodomia, mentiras e corrupção.
    O PAPA disse que DEUS falou com ele para ele rezar, o PAPA mente mais uma vez, o melhor caminho para chegar Ao PAI é com a verdade.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA
    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

Comments are closed.