Saiba como “driblar” dificuldades para pagar cota única do IPTU via Internet
   11 de março de 2013   │     18:53  │  1

O atraso na impressão dos Carnês do IPTU 2013 levou a prefeitura de Maceió a prorrogar os prazos para quem vai pagar o imposto em cota única – com descontos de 20% para quem está adimplente e 10% para inadimplentes.

O prazo impresso no carnê do IPTU é 28 de fevereiro. Agora o desconto vale até 15 de março. “Os bancos já foram orientados a considerar para efeito do desconto o novo prazo”, explica o secretário de Comunicação da Prefeitura, Clayton Santos.

Mas quem vai pagar o carnê pela internet enfrenta algumas dificuldades.  Eu verifiquei os pagamentos nos dois maiores bancos do estado – Caixa e BB.

Quem quiser pagar pela Internet, na caixa, terá de imprimir uma segunda via do IPTU. O internet banking da Caixa não aceita a alteração de data.

O procedimento é simples: basta acessar o site da Secretaria Municipal de Finanças (http://www.smf.maceio.al.gov.br) e clicar na guia IPTU 2013. Com o novo bloqueto é só copiar o código de barras e pagar.

No BB o procedimento é mais simples. O contribuinte pode mudar a data dentro do próprio site do banco, de preferência para a data do dia em que o imposto será pago – do contrário vira agendamento.

Essas opções também valem paga pagamentos em caixas eletrônicos.

Calendário

Essa foi a única alteração feita no calendário pagamento do pagamento do IPTU. As outras parcelas, incluindo o pagamento em cota única em março, seguem a programação anterior. Atualmente existem cerca de 216 mil imóveis cadastrados na Secretaria Municipal de Finanças.

O contribuinte também pode optar pelo parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2013 em até 10 vezes, com vencimento das parcelas sempre no último dia útil de cada mês – mas nesse caso, não terá direito a desconto. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, o reajuste no IPTU 2013 é de 5,45%, relativo ao IPCA.

De acordo com a secretária de Finanças, Rena Fonseca, em 2012, a prefeitura de Maceió arrecadou cerca de R$ 63,5 milhões com o pagamento do IPTU. A inadimplência é alta e está na casa dos 50%.

TABELA DE PAGAMENTO – COTA ÚNICA

1ª e 2ª Cota Única

1ª e 2ª Cota Única

Imóveis sem Débito

Imóveis com Débito

20% de Desconto

10% de Desconto

10% de Desconto

5% de Desconto

15/03/2013

29/03/2013

15/03/2013

29/03/2013

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. maria norma medeiros

    Mesmo com todas as dicas, não consigo emitir a 2a.via do IPTU-2013 de um imóvel em Maceió. O site da SMF não funciona. Moro em Brasília e não consigo
    pagar. O que fazer?

Comments are closed.