Chesf deixa Xingó “sem água” e Casal suspende abastecimento no sertão
   19 de março de 2013   │     21:31  │  2

Mais um complicador surge para o sertanejo. Hoje, em pleno dia de São José, a Casal suspendeu o abastecimento de água em seis cidades do sertão, devido ao rebaixamento do reservatório de Xingó.

Em outras palavras, Xingó está “seco”. O nível baixou a tal ponto que não é mais possível fazer captação da água para o sistema adutor do sertão.

O alerta, feito através de nota distribuída agora a noite pela Casal, é confirmado pelo secretário de Infraestrutura, Marcos Fireman: “o governador já falou com o presidente da Chesf (João Bosco de Almeida) e ele prometeu resolver, abrindo as comportas de Paulo Afonso”, explica.

De acordo com o Fireman, o controle de vazão do São Francisco para acumular água nas hidrelétricas de Paulo Afonso deixou, de fato, Xingó sem água suficiente para o abastecimento do sistema adutor do sertão. “O problema será resolvido. A Chesf vai abrir as comportas para liberar água no  nível de captação da Casal”, diz.

Em nota, Casal explica falta de água no sertão

“O Sistema Adutor do Sertão está paralisado, nesta terça-feira (19), devido ao rebaixamento do reservatório de Xingó. Com isso, o fornecimento de água foi interrompido para os municípios de Delmiro Gouveia, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Pariconha e Água Branca.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Unidade de Negócio Sertão, que opera o sistema, aguarda uma reunião com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para saber se o rebaixamento do reservatório faz parte de algum procedimento da hidroelétrica. Só depois disso, informou o gerente da unidade, será possível dar uma definição sobre quando o sistema volta ao normal.

Situação dos reservatórios das hidrelétricas da CHESF

A acumulações volumétricas dos principais reservatórios da Chesf, na bacia do rio São Francisco são acompanhadas por várias instituições e pela Agência Nacional das Águas.

Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, no caso específico da região do sub-médio São Francisco ( local onde é gerada a maior parte da energia elétrica do Nordeste), os reservatórios, principalmente o de Sobradinho, acumulam água no período de novembro a abril, para disponibilizarem os volumes acumulados, no processo de regularização das vazões do Velho Chico, no período de maio a outubro

Vejam o que diz João Suasuna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, do Recife, PE:

“O que eu temia aconteceu! Com as chuvas caindo abaixo da média, na parte central de Minas Gerais, esse fato resultou no início da depreciação da represa de Sobradinho (os volumes afluentes estão sendo menores do que os volumes defluentes), em um momento no qual ela deveria estar em fase de acumulação volumétrica. Vamos atentar para esse momento histórico da hidrologia do Nordeste seco. Caso o quadro perdure, o desmantelo será inevitável nos próximos meses. Creio que a Chesf já deve estar ciente do problema e, espero, esteja planejando o gerenciamento das águas do Velho Chico, de forma a não comprometer , ainda mais, o já sofrível sistema de geração de energia da região”.

Tabelas

As tabelas da Chesf mostram que Xingó é o único dos reservatórios do sistema Chesf sem o volume útil informado.

xingoxingo 2

 

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Consumidor

    Mata grande faz um mês que chegou a água, e eles só falam que bomba quebrou, que baixou o nível do sistema de abastecimento, agora em mata grande passa de 75 dias sem a água, nesse dia 17 de dezembro a cidade está um caos…

  2. e o canar?

    e o canar do sertão, recentemente inaugurado? serve prá que? desejo saber. este desgovernador está gastando boa parte do dinheiro que o povo alagoano paga de impostos, com propaganda sobre o canar do sertão. dizendo, incluvise, que acabou a sede do sertanejo. eita governadorzinho meia-boa. esse não tem jeito. em tudo em que ele bota m~qo dá em merda.

Comments are closed.