Porque a segurança não funciona em AL? “Falta comando”
   2 de abril de 2013   │     20:50  │  11

Os números revelados hoje pelo Gazetaweb mostram um aumento do número de homicídios em março deste ano.  Isso para não falar no aumento dos assaltos e de assassinatos à luz do dia em lugares inimagináveis como o estacionamento da prefeitura de Arapiraca ou a orla da Pajuçara, em Maceió.

Diante deste cenário, com o visível recrudescimento da violência, é de se perguntar o que há de errado com a segurança de Alagoas e se o plano Brasil Mais Seguro falhou?

Ontem conversei com Francisco Tenório. Goste ou não dele, pense você o que pensar, mas uma coisa é inegável: “Chico” conhece de segurança – por dentro e por fora.

Deputado federal pelo PMN, delegado da Polícia Civil, Tenório diz que nem nenhum plano vai funcionar enquanto o sistema de segurança alagoano não tiver comando: “hoje todo mundo manda na segurança. Juiz manda em delegado, Gecoc, Conselho de Segurança. Há muita interferência e nenhum apoio”, enfatiza.

De acordo com Chico, a existência de outros problemas – como a falta de estrutura, as péssimas condições das delegacias, os baixos salários são agravantes: “não se faz segurança desse jeito, com todos dando palpite. Os delegados não tem o menor estímulo para trabalhar, o policial trabalha com receio de ser punido”.

Também não ajuda em nada, avalia o deputado, vários comandos diferentes dentro da Polícias Civil e Militar. “É preciso repensar esse modelo, do contrário a segurança vai continuar do jeito que está”, diz o deputado.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Como dizia Lucio Flávio Vilar Lírio , Policia é Policia e bandido é bandido, não há como compatibilizar as duas profissões. Alagoas parou no tempo, o crime se organizou, tem sistema de inteligencia, usa os pés de chinelos como se fosse um sindicato e a policia Alagoana se arrasta , com bons profissionais, boas ideias e práticas caducas e com total desprezo do tal governo, aliado ainda a um comando de liderança duvidosa, mais dado a fazer vista grossa a certas situações e satisfazer políticos questionaveis. Não tem pé nem cabeça, paga-se bem e muito bem a um Delegado e o coloca a trabalhar ferramental e knohow de 1960. As Delegacias são verdadeiros pardieiros, Inteligencia tem profissionais dedicados, mas abandonados pelo Governo da Moto bacana. Aonde estão as câmeras que iriam reduzir a criminalidade (Né secretária Franginha), aonde está o novo IML , aonde estão as Delegacias reformadas ? Tudo mentira e ainda tem um cidadão, pago com dinheiro público que vive a justificar esta situação. Se o pobre cheira e consome crack, imaginem os ricos, inalcançaveis pela lei. Parece o samba do “crioulo doido” da falecido precocemente stanislaw ponte preta. Aonde estão as grandes apreensões ? Aonde estão os tubarões (aqueles da classe média alta) , aonde estão os grandes vigaristas ? É so 1/2 quilinho aqui e 100 graminhas aqui de entorpecentes e fazem logo aquel escaçeu no jornal. É uma grande farça, enquanto isto o Governo do Tio da Moto bonita gasta uma quantidade enorme de dinheiro com Secretarias e Aspones que de nada valem a populção. Os hospitais são a verdadeira ante-sala do inferno, as escolas uma grande piada a nível internacional. Batemos todos os records de ineficiência, miseria, falta de educação, etc. E uma grande tristeza para quem ja teve um sistema de ensino médio público que éra um dos melhores a nível nacional, eu podia dormir na areia da praia com cordão de ouro que ninguem me roubava (Boa época do Coronel Amaral). Não se tem mais memória e nem mais historia de Alagoas. Que pena, e para sacramentar a imbecilidade tiraram o nome da Rua do Sol.

  2. Wambler Sant' Anna

    Segurança em geral está falida em Alagoas, no Brasil, por que? Simples, ninguém quer realmente segurança efetiva. Contradição verdadeira. É mais fácil mudar de endereço do que cobrar ações eficazes, ajudar com respeito mútuo e principalmente valorizando a educação das crianças. O que temos de resultado do nosso ensino do passado é isso, puro descaso com os direitos e deveres dos outros. Enquanto uns poucos possuem demais outros tantos têm de menos. Desigualdade dá nisso. Governo é como uma empresa, precisa de administração séria e comprometida a fazer o que deve ser feito. Mas o comodismo e a facilidade como se consegue, simplesmente, manter as coisas como estão pela certeza que não há punição é a resposta que temos por merecimento. Quem sabe um dia o povo acorda? Passeatas, protestos e exigência dos nosso direitos não são coisas do passado e não ficaram nos livros. O povo, apesar de toda a história, não sabe a força que possui, pois não tem a mínima educação necessária para conhecer a sua própria história para saber que pode mudá-la. Todo povo precisa de um líder de verdade e qual é o nosso??? Fica a questão para refletir e depois agir.

  3. SEGURANÇA É ZERO!

    EDVALDO, FAZ TEMPO, PRINCIPALMENTE NESTE GOVERNO DO TEOTONIO VILELA, QUE ALAGOAS NÃO TEM SEGURANÇA. O QUE TEM , E, MUITO, É VIOLENCIA. NOSSA SEGURANÇA PÚBLICA ESTA MORTA. NÃO TEM COMANDO E OS TOMAM CONTA DELA, SÃO PESSOAS SEM QUAISQUER CACIFE NO QUE DIZ RESPEITO Á ÁREA. DÁRIO CESAR, SEU IRMÃO, PAULO CERQUEIRA, ESTE MANDADO POR UM ASSESSOR , POLICIAL CIVIL, POUCO RENDE PARA A POLICIA JUDICIÁRIA, DOS ATUAIS DIRETORES DA PC, POUCOS SE SALVAM. E, O PIOR: JÁ ESTÃO TENTANDO ACABAR COM O TIGRE, UM DOS ORGANISMOS POLICIAIS MAIS RESPEITADOS NO NORDESTE E QUE FOI CRIADO POR LEI ESTADUAL. O AUTOR DA IDÉIA: O COMPETENTE DÁRIO CÉSAR.

  4. jose antonio dos santos

    Para alguns canalhas travestidos de gestor público: Leiam os comentários e reclamações dos sites da nossa terra, mesmo que vocês não respondam porque são incompetentes, covardes façam uma reflexão da SUA MORAL se é que ela existe.

  5. jose antonio dos santos

    O que falta e disso todo mundo sabe é autoridade, ausência do poder público. Quando, anos atrás a Policia militar, Civil e o Exército invadiu uma favela do Rio de Janeiro para PACIFICAR, um reporter de uma emissora de televisão perguntou ao Coronel do Exército responsável pela Operação: A quem o senhor atribui a esta situação ” A AUSÊNCIA DO ESTADO”.. o PODER PÚBLICO EM SUA MAIORIA É INEFICIENTE, não atende as necessidades da população. Nomeações para cargos são feitas por CONLUIO POLITICO VERGONHOSO na maioria das vezes as pessoas nomeadas não estão capacitadas e isto é uma verdade em todos os segmentos da gestão pública. Não existe o compromisso da decência.

  6. jonas antonio de freitas

    Têm uma solução…Mudar a constituição, unificar as polícias.Bons salarios.Quando isto vai acontecer?…Tá difícil.Se não fizerem isso,vai piorar.

  7. Ricardo Barros

    A policia não funciona porque não ha investimentos de bases nos bairros é simples os bairros são cobertos por viaturas que são monitoradas pelos bandidos não funciona, dependem de um radio amador quando alguem liga fazendo a ocorrencia, isso não funciona é preciso colocar ordem nos bairros com pequenos batalhoes e constancia, afinal cabe ao estado dar segurança e proteger a comunidade bem como ajudar as familias a se protegerem contra violencia utilizando a informação e açoes conjuntas nas escolas e associaçoes de bairros isso funciona. abraços.

  8. José Bom Senso

    Piada o camarada chamar Chico Tenório, homem que já foi preso por diversas ilegalidades pra falar de segurança. Vou chamar o Noris pra comentar essa mesa de histórias fictícias. Quem sabe até o Delúbio pra compor o cenário de inocentes.

    =X

  9. Laun

    Da mesma forma que a saúde não funciona: convido a gazeta para uma matéria sobre ” como anda a odontologia nos PSFS de Maceió”, sabe como estão: dentistas recebendo salário sem extrair ou restaurar nenhum dente. Mas a culpa não é deles, afinal, não são eles os responsáveis por manter as UBS abastecidas com material para realizar o seu oficio. Uma VERGONHA! falta tudo, estamos de braços cruzados e ninguém diz nada, e o povo, ah o povo…já acostumou.

  10. CLÁUDIA AMARAL MENDES

    DE FATO, UMA FALTA TOTAL DE COMANDO E LIDERANÇA NA SDS. EM CONSEQUÊNCIA, AS DUA POLÍCIAS, CIVIL E MILITAR, PADECEM DO MESMO MAL, COM A TOTAL INAPTIDÃO DO SECRETÁRIO, DÁRIO CESAR .EM COMANDAR UMA IMPORTANTE SECRETARIA.. COMO O GOVERNADOR TEM MUITA PREEEEESSSSSA EM RESOLVER OS RESOLVER OS PROBLEMAS MAIORES DE SEU GOVERNO, SAÚDE,EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚLICA, QUEM SABE, NO DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2014, ELE RESOLVA PROMOVER MUDANÇAS EM SEU SECRETARIADO. CASO CONTRÁRIO, SOMENTE NO DIA 1º DE JANEIRO DE 2015, É QUE HAVEREMOS DE TER NOVOS GESTORES NAS ÁREAS ABANDONADAS PELO GOVERNO TÉO. ATÉ LÁ, APENAS OS SOBREVIVENTES PODERÃO TESTEMUNHAR AS MUDANÇAS QUE TODA A POPULAÇÃO CLAMA!!!! kkkkkkkkkkk

Comments are closed.