Quem tem chance de ganhar para deputado federal em 2014 em AL?
   3 de abril de 2013   │     22:07  │  3

Conversei hoje com um experiente político alagoano, com mandato parlamentar em Brasília.  Foi um papo para avaliar o cenário atual da política de Alagoas e especular nomes fortes para o Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Governo do Estado.

Vou reproduzir, por enquanto, a avaliação sobre as eleições para deputado federal – que será certamente uma das mais disputadas de todos os tempos.

Esse parlamentar acredita, para começo de conversa, que da atual bancada quem tem mais força para se reeleger, hoje,são os deputados Renan Filho e Arthur Lira, pela “estrutura familiar”.

Quanto a Renan Filho ele faz uma ressalva: “é muito atuante, muito habilidoso e pode caminhar com as próprias pernas”.

João Lyra, que é declaradamente candidato a reeleição, também, apesar da crise  que enfrenta na sua vida privada: “o problema dele é empresarial, mas ele tem com, na pior das hipóteses, separar um recurso suficiente para garantir sua eleição”, diz.

Givaldo Carimbão continuaria forte, mas sem uma reeleição tranquila.  Quanto aos outros – Maurício Quintella, Rosinha da Adefal e os “três novos” (Chico Tenório, Alexandre Toledo e Paulão) é possível fazer pelo menos dois, se houver uma boa composição.

“Numa chapa boa dá para fazer dois, mas dificilmente serão eleitos três”, avalia.

E porque? Nomes de peso como Luciano Barbosa, Marx Beltrão, Antônio Albuquerque e Ronaldo Lessa teriam lugar quase garantido na Câmara federal, a partir das próximas eleições:”é muito difícil que um desses nomes não se elejam em 2014”, arrisca.

Anotou? Eu anotei. Depois falo mais sobre esse assunto.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. NILSON DELMIRO DOS SANTOS

    Caro colunista,
    É lamentável que 99% dos políticos citados por você, não mereçam a candidatura, nem tão pouco serem eleitos ou reeleitos. Alagoas precisa de pessoas que queiram trabalhar, tirar esse estado da miséria, sair do quadro das piores cidades na educação, saúde, segurança e limpeza. Para isso, independe de partido, principalmente esses que se rotulam comunistas, socialilstas, petistas etc. Esses não podem ver dinheiro.Espero que os alagoanos aprendam a votar e saia dessa miséria de Estado.

  2. Joana

    Esse Marx é um cara do bem, prefeito de Coruripe por dois mandatos tem um futuro brilhante pela frente. meu voto já é seu deputado.

Comments are closed.