Tomate, o “vilão” da inflação aumenta 39% em 3 meses em Maceió
   10 de abril de 2013   │     19:57  │  1

O governo da presidente Dilma Rousseff parece ter perdido de vez a mão no controle da inflação.

No mundo real, o custo de vida sobe bem mais do que nos indicadores do IBGE. Ainda assim alguns levantamentos conseguem registrar a alta de preços que afetam a vida do consumidor.

O IPC de Maceió, divulgado mensalmente pela Seplande, mostra que em março o custo de vida não a capital alagoana aumentou 0,5%. A alta, no item alimentação, no entanto foi muito maior: 1,25%

E tem sido assim. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o índice geral do IPC aumentou 1,61% enquanto o item alimentação e bebidas subiu 4,39%.

Dos 12 produtos que fazem parte da cesta alimentar pelos menos 6 tiveram alta acima da inflação oficial no. É o caso do açúcar (3,82%), da banana (4,78%) e do feijão (1,47%).

Mas nada se compara ao tomate, que aumentou somente em março 5,28%. No acumulado de janeiro a março o tomate aumentou 39,81%.

A média de preços do fruto no mês passado, em Maceió, ficou em R$ 3,59 segundo o IPC da Seplande. Esse valor, no entanto, está bem mais baixo do preço encontrado nos supermercados, onde o produto é encontrado no mínimo por R$ 3,98.

Variação do Índice de Preços ao Consumidor de Maceió, da Seplande

Variação do Índice de Preços ao Consumidor de Maceió, da Seplande

 

A informação sobre a pesquisa foi distribuída pela Seplande que você pode conferir neste link:

http://www.seplande.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2013/custo-de-vida-do-maceioense-apresenta-aumento-de-0-50-em-marco

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. negóci o é bolsa

    dona dilmanão nasceuj para presidir nada. nem escola de samba. o negócio dela é o mesmo do lula: mentir com a conversa de que está valorizando o pobre com essa conversa enganosa de bolsa. é bolsa para todo o lado no governo da e-guerrilheira. ano que vem, com certeza,será criada a bolsa eleitor. voce recebe dinheiro para votar, todos observam que esse troço de bolsa faz parte do crime organizado. uma verdadeira e cruel compra de voto com dinheiro oficial. uma vergonha que tribunal superior do brasil enxerga;

Comments are closed.