Governador fará nova cirurgia segunda-feira, em São Paulo
   13 de abril de 2013   │     15:53  │  17

Teotonio Vilela Filho fará mais uma cirurgia – a terceira (pelo que se sabe) desde que é governador. A primeira foi para operar a mão (osso do carpo) ainda no primeiro governo. A segunda, em 2011, mais complexa e com maior risco foi de diverticulite. As cirurgias foram realizadas em São Paulo, sendo a última no hospital Sírio-Libanês.

A cirurgia que o governador fará em São Paulo, amanhã, será de catarata. É um procedimento considerado simples, atualmente. Apesar disso ele ficará afastado do governo pelo menos três dias. Os médicos teriam pedido para ele permanecer em São Paulo até a próxima quarta-feira. Eu não consegui apurar em qual hospital será o procedimento.

Doença atinge 500 mil brasileiros por ano

Doença reversível, a catarata é a principal causa de cegueira no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 48% das pessoas que deixam de enxergar são portadoras de catarata. No Brasil, quase a metade dos cidadãos que precisa de tratamento para esse problema não o encontra no Sistema Único de Saúde, segundo informações dos órgãos de saúde.

A catarata é a opacificação do cristalino – estrutura que fica dentro do olho humano e funciona como uma lente que ajuda a focalização das imagens. Essa lente natural contém uma mistura de líquidos e proteínas que permitem a passagem da luz, e o ajuste do foco é feito por meio de modificações na sua forma, comandadas por músculos de dentro do olho.

Com o envelhecimento, e pela ação de fatores externos, as proteínas dentro do cristalino começam a formar grumos (grãos minúsculos), o que impede a passagem da luz, comprometendo a capacidade visual dos indivíduos. O tratamento, inicialmente, pode ser feito com lentes corretivas, porém a solução é cirúrgica. A retirada do cristalino que deixou de ser transparente e a colocação de uma lente dentro do olho consegue reparar a visão, muitas vezes de forma total.

COMENTÁRIOS
17

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. vai morrer lá

    fique por lá mesmo, coisa ruim. não voltando, não irás fazer falta aos alagoanos de vergonha na cara.

  2. Valdeck

    O próprio governador do Estado de Alagoas assina sua incompetência quando busca tratamento de saúde fora de seu Estado natal. Digo incompetência, porque o próprio não procura atendimento mesmo que particular em seu Estado de orígem, porque será? Será a greve dos médicos? Será que o governo vem pagando condignamente seus profissionais da saúde e promovendo ações infra-estruturais nos postos de atendimento e nos hospitais públicos? Será que seu governo mantêm os canais de negociações com a classe médica exaurida e depauperada? Será que as maternidades dão conta de um índice tão alto de mortalidade infantil, inclusive no pré e pós parto?
    Mas talvez essa cirurgia de catarata, traga um alento para a população sofrida de Alagoas. Pode ser que o então governador, passe a enxergar a real situação de seu Estado, e passe a agir um pouco mais, digamos, celeremente. Porque até então ele só tem enxergado e muito bem as pomposas propagandas de seu governo seja na televisão ou nos Diários Oficiais. Num país sério, no mínimo ele já teria sido convocado para se explicar na Assembléia Legislativa, ou no Ministério Público. Abre o olho Téo!

  3. Edmison da Capela

    Se fosse com o dinheiro dele, a operação seria aqui em Maceió. Comprovadamente tenho acompanhado que em Alagoas esse tipo de cirurgia é como um simples curativo. Meus pais, seu Jorge e dona Dita são testemunhas de causa…

  4. Médica

    1 Consertou a mão, mas só assina lei que contraria os interesses do povo. devia ter deixado como estava.
    2 O HGE teria sido um otimo local para ele operar a diverticulite, ficaria na UTI improvisada da área vermelha e talvez tivesse se tornado um humano – esse ET nao faz ideia do que as pessoas passam ali.
    3 Deveria continuar com a catarata. ele sem enxergar ja faz tanto mal as pessoas, imagine enxergando.
    4 Os médicos desses hospitais de ponta deveriam se recusar a atender certos tipos de pacientes e pensar na origem d dinheiro que vão receber. é certo que sua excelencia, o governador, nao vai pagar cirurgia com dindin do bolso dele. vai tirar do estado, mesma fonte da grana das viagens de turismo, dos uisques importados e de todo luxo que ele e companhia usufruem.

    tenho dó de Alagoas e dos alagoanos. amo meu estado mas preferi sair dai para viver melhor em outro lugar.

  5. que não volte

    CARA, APROVEITA E FCA POR LÁ MESMO. O ALAGOANO, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE PERDERAM SEUS FILHOS ESTÃO ENJOADOS DE VOC. NÃO VOLTA MESMO. AGRADECEMOS; NÃO DESEJAMOS MAL PARA NIGUEM , MAS DEUS TÁ VENDO.

  6. tania

    Temos excelentes medicos que fazem esse procedimento…..não entendo porque o governador tem q ir a SP fazer cirurgia de catarata…..acho q os medicos daqui ficam até magoados de ver tanto descrédito por parte de sua excelencia…..fica a dica!!!!

  7. ronaldo

    va para o hge o melhor hospital de maceio por que o nosso governo e nossos politicos nao confiam em nossos medicos so o povo paga o parto, que governo sem etica

  8. Ronaldo

    owwwwwwwwwwwwww governador, vai pra o HGE que o senhor diz que é uma excelência de atendimento, cuidado, os médicos que o senhor não confia aqui e que seus eleitores confiam, cuidado coms de lá tb. boa sorte Governador kkkkkkkkk

    1. José Carlos Fernandes Neto

      O Cícero Almeida foi a São Paulo fazer uma cirurgia, o Teo idem, é a comprovação de que, não só a saude pública não presta, bem como a privada. É a falência total ou as facilidades que a política propicia.

  9. morador de teotonio vilela

    Fico triste e indignado com este governador fraco,pois alagoas faz mutiroes para fazer este tipo de operaçao; e sabemos dos resultados positivos desses serviços.ele deveria entregar o governo a outro,pois ele nao confia em nossos medicos.

  10. M Silva

    Fico a perguntar? Porque sua excelência, não realiza a cirurgia aqui, afinal, acredito, temos bons profissionais da área. Será que não confia nos médicos do estado por ele representado? Tá ai uma ótima oportunidade Sr. governador, vá , faça e comprove o quão temos excelentes profissionais.. .. Aproveite o faça cirurgia da voz, fique mudo de fato, já que o é de direito.

Comments are closed.