Uol: 30% das cidades de Alagoas enfrentam colapso no abastecimento de água
   2 de maio de 2013   │     22:48  │  0

Levantamento feito pelo UOL, na última semana, com companhias de saneamento, aponta que 314 municípios do Nordeste enfrentam problemas no abastecimento de água por conta da estiagem prolongada, afetando cerca de 5 milhões de pessoas.

Pelo menos 55 estão em colapso total e são abastecidos por carros-pipa ou outros meios emergenciais –um aumento de 450% em relação a novembro do ano passado. Duas capitais já enfrentam racionamento: Recife e Maceió.

Em Alagoas, 30 dos 102 municípios estão enfrentando rodízio por conta da seca, entre elas Maceió. O Estado é o único do Nordeste a ter adotado racionamento na capital e região metropolitana. Na capital, cinco bairros da parte alta enfrentam rodízio desde novembro de 2012. Segundo a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), a situação mais crítica é na cidade Paulo Jacinto, onde a barragem que abastece a cidade secou, e toda população está sendo abastecida por carro-pipa.

A empresa informou que, além da seca, problemas como furto de água e vandalismo também cooperam para que o problema seja agravado. A Companhia informou que já forneceu um bilhão de litros de água para os caminhões da Operação Pipa, com investimentos superiores a R$ 3 milhões.

A notícia na íntegra você pode ler no site da AMA:

http://www.ama.al.org.br/2013/05/mais-de-300-cidades-enfrentam-colapso-no-abastecimento-de-agua-no-ne/