Carimbão, Alexandre e Biu de Lira brigam por votos da agricultura
   4 de maio de 2013   │     18:23  │  2

Em janeiro deste ano Joaquim Beltrão deixou o mandato de deputado federal para assumir a prefeitura de Coruripe. Ele deixou para trás não apenas o seu gabinete, vazio, mas um espaço a ser ocupado numa das principais áreas da política e economia de Alagoas: o agronegócio.

Durante seus dois mandatos de deputado federal ele especializou no setor, conseguindo recursos e projetos para cooperativas e associações de produtores rurais de todo o estado – especialmente agreste e sertão.

Quem vai ocupar o “espaço” deixado por Joaquim? Deputados e senadores de Alagoas se movimentam em Brasília de olho nos votos do campo. Benedito de Lira (PP-AL) assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e desde então promoveu algumas reuniões com produtores, em Maceió e Brasília. Mas só ficou nisso até agora.

O deputado federal Alexandre Toledo também entrou na Comissão de Agricultura da Câmara e já promoveu vários encontros com produtores do estado. No PSDB, ele vai enfrentar mais dificuldades para conseguir recursos. Ainda assim Toledo em conseguido marcar audiências e acelerar projetos em alguns ministérios.

Quem entrou na área com força foi Givaldo Carimbão, do PSB. Ele já tinha uma alguma atuação no setor através da Codevasf e agora está ampliando o trabalho. O deputado contratou até um técnico (Luciano Chagas, ex secretário de Agricultura de Girau do Ponciano) para fazer o acompanhamento dos  projetos de cooperativas e associações rurais.

“Vou entrar para valer nessa área”, avisa Carimbão. E ele já começou conseguindo liberar recursos para algumas cooperativas do setor leiteiro.

Quem vai levar a melhor na disputa pelos corações dos nossos agricultores? As urnas dirão!

A cana-de-açúcar é outra história

Faço aqui uma ressalva: setores como o da cana-de-açúcar não estão no centro desta disputa. Quem representa os interesses dos canavieiros de Alagoas  em Brasília é o senador Renan Calheiros, que também tem forte influência na Conab e Ministério da Agricultura.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio

    O certo era pegar esses 3 colocar numa prisão de segurança máxima em pleno deserto do Saara e jogar a chave no abismo insondável do mar…

  2. Thiago

    O povo do sertão esta sentindo muita falta do nosso deputado Joaquim Beltrão, vai demorar muito tempo para aparecer outro como ele

Comments are closed.