AMA vai incentivar compra da merenda a agricultores de Alagoas
   19 de junho de 2013   │     21:39  │  0

Depois de ler na coluna Mercado Alagoas, que eu escrevo na Gazeta todos os dias, na edição desta quarta, que cooperativas de Alagoas estão na bronca com prefeituras pelo não cumprimento da lei que obriga a compra de pelo menos 30% da merenda a agricultores familiares, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, decidiu “entrar em campo”.

Marcelo ligou para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, que tinha feito a reclamação e marcou uma reunião na AMA no próximo dia primeiro. O encontro será aberto para todas as cooperativas e associações de agricultores familiares: “vamos colocar as prefeituras em contato direto com os agricultores”, adianta.

Como prefeito de Jequiá da Praia, Beltrão já fez sua parte. Na semana passada ele fez mais uma chamada pública para a compra de merenda para a as escolas do município. A cooperativa Pindorama foi uma das vencedoras e vai fornece açúcar, sucos e leite, entre outros itens.

Pindorama, segundo Klécio dos Santos, também ganhou a chamada pública em outras duas cidades: São Miguel dos Campos e Coruripe. “É bom para a cooperativa e melhor para as prefeituras, que compram um produto  mais barato, porque não tem atravessadores e ainda ajuda a economia da região”, diz o presidente da cooperativa.

O presidente da CPLA comemorou a iniciativa do presidente da AMA: “hoje apenas 20 prefeituras estão comprando merenda dos agricultores familiares de Alagoas. Essa iniciativa do Marcelo vai criar mercado para nossos produtores e evitar que no futuro as prefeituras tenham problemas porque estão descumprindo a lei”, aponta.