O apelo de uma leitora: onde estão os agentes de trânsito de Maceió?
   19 de junho de 2013   │     0:50  │  12

Atendendo apelo de uma leitora circulei pelo Centro de Maceió na tarde desta terça-feira. Fui para ver de perto o “caos” no tráfego de pessoas e de veículos.

Falta de tudo nas ruas centrais – principalmente a presença do poder público – e sobram problemas.

Pedestres ou motoristas que passam pela rua do Sol, perdem a paciência com ambulantes. Nas calçadas são os vendedores de frutas, no asfalto os carrinhos de coco. Sobra engarrafamento de um lado e do outro e em contrapartida a ausência de fiscalização de órgãos como SMCCU e SMTT é total.

Nas outras ruas a situação é pior. É o caso da rua das árvores, um caos completo. Ônibus, táxis, pedestres, carros e motos disputam o espaço com ambulantes, sem regra, sem controle.

Encontrar um agente de trânsito não é tarefa fácil. Eles costumam trabalhar com frequência nos canteiros centrais da Fernandes Lima, algumas ruas de tráfego muito intenso, na orla e em grandes eventos.

Maceió tem um agente de trânsito para cada 5 mil veículos

Em parte o problema tem uma explicação: a prefeitura tem atualmente, segundo a Secom, apenas 50 agentes de trânsito. Dá menos de um guarda por bairro.

A frota registrada na capital (depois eu detalho melhor esses dados do Denatran)  chega em números de abril deste ano a 253,8 mil veículos.

Faça as contas: dá mais de 5 mil veículos por cada agente. Assim não dá nem para fazer de conta que vai melhorar o trânsito. Ou dá?

Vai dobrar: será que resolve?

O secretário Clayton Santos, da Secom, diz que parte do problema será resolvido com a contratação de 30 a 50 novos agentes ainda este ano, num esforço da prefeitura que já estaria enfrentando dificuldades para novas admissões de pessoal em função da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Pode melhorar mais

Não bastasse o número reduzido, os agentes de trânsito normalmente são designados para acompanhar o bloqueio de ruas para a realização de reparos da Casal ou da Seminfra.

As vezes exageram. Na segunda-feira, três agentes passaram parte do dia na rua Celso Piati, em Jaraguá, acompanhando uma operação tapa buracos. Para tarefas semelhantes, DNIT e DER normalmente ocupam o pessoal das construtoras contratadas. Não seria uma boa ideia, Rui Palmeira?

O apelo da leitora

Esse é o apelo da leitora Catarina dos Santos deixado num comentário no último dia 10 deste mês:

Por favor Edvaldo toque neste assunto, pois não aguentamos mais este descaso que se chama SMTT.

Sr. Superintendente da SMTT, por favor coloque esses guardas para fiscalizarem as ruas consideradas críticas À PÉ, tais como: rua do sol no centro, cleto campelo no jacintinho, av. gov. lamenha filho no Feitosa, rua cabo reis na ponta grossa, orla da ponta verde, jatiuca e pajuçara, e muitas outras. Pois era assim que o bptran e a smtt faziam há algum tempo atrás e SURTIA muito efeito, pois com a presença constante de um guarda nestes locais, os infratores deixar de cometer absurdos que nós estamos vendo diariamente.

Seus guardas só fazem passear de carro, fazendo vista grossa para todas as mazelas existentes.

Sr. Engenheiro da SMTT, onde está a sinalização horizontal de Maceió??? As pistas não tem faixas, não há divisões nas pistas, não há faixas de pedestre visíveis estão todas apagadas.

Placas de advertências não existem, o transito no jacintinho, só por que é área de pobre está abandonado. Uma verdadeira bagunça.

Está faltando TINTA??? Não, está faltando ADMINISTRAÇÃO!

Faça concurso público urgente, pois com esse efetivo vc não vai conseguir fazer nada em Maceió.

Fiscalização à pé isto sim tem efeito, e não passeios em carros novos, com ar condicionado e uma banana para a população, pois é isto que nós estamos vendo estes guardas fazerem.

A fiscalização das vagas nos estacionamentos é só propaganda, a fiscalização no centro a noite, é só propaganda.

Já está passando da hora de fazer acontecer.

P.S: todos os canais de comunicação com os órgãos da prefeitua NÃO FUNCIONAM. Sempre dá error, quando a gente reclama ou dá sugestão, inclusive o portal do cidadão.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Integrante da reserva tecnica smtt

    O que esta faltando para a nomeação da reserva tecnica do concurso da smtt, pois o trânsito é um caos, o efetivo atual de agentes (aproximadamente 180) é muito baixo, a cada dia que passa arrumam mais atribuições e responsabilidades pra smtt que não da conta nem das responsabilidades que já tem, o povo já demonstra indignação com o descaso no trânsito ninguém aguenta mais tanto engarrafamento, falta de uma fiscalização mais ativa e por ai vai. ACORDA RUI PALMEIRA, OU TEREMOS QUE FAZER PROTESTOS TAMBÉM, FECHANDO RUAS E AVENIDAS PRA PODER GARANTIR A NOSSA NOMEAÇÃO.

    1. Cleo Lins

      Vamos lá pessoal da reserva! Se o Rui Palmeira não vem até nós, vamos nós ao encontro dele. Maceió precisa de melhoras na área de Trânsito e nós precisamos assumir. Vamos nos unir e ir às ruas mostrar nossas necessidades.

      Pessoal da reserva não tenho face, mas um de vocês podem anotar meu e-mail.Também quero lutar junto com vocês!
      [email protected]tmail.com

  2. Agente de Transito

    A Secom, mente quando diz que tem 50 agentes diariamente no transito de Maceió, somos aproximadamente 185 no total, sendo que alguns exercem funções administrativas, outros estão afastados por Doenças, de modo que obedecendo a escala de trabalho, são cerca de 30 agente trabalhando em toda Maceió por dia. Tendo que fiscalizar carros particulares, transporte clandestino, como você bem frisou acompanha obras das outras secretárias, isolar os locais de acidentes. Acharam pouco, nos deram novas atribuições, fiscalizar ” cinquentinha” e fazer pericia de acidentes…. tudo isso com um efetivo de 30 homens por dia. Infelizmente a população vai continuar desassistida, pois não somos mágicos.

  3. CHARLES CAVALCANTE

    O POVO JÁ ESTÁ COM SAUDADES DO CÍCERO ALMEIDA, ESSE RUIM PALMEIRA É UMA PIADA… 50 AGENTES DE TRÂNSITO EM MACEIÓ? EM ARAPIRACA POSSUI 72 AGENTES… ABRE O OLHO RUIM PALMEIRA!!! O POVO TÁ ESPERTO!!

  4. Carlos Eduardo

    Caro Edivaldo, muito importante sua abordagem e sua ajuda é fundamental. O trânsito caótico na cidade de Maceió tem provocado no maceioense muita revolta, os pouco agentes concursados não conseguem executar o seu trabalho com eficiência pelo efetivo limitado, já reconhecido pela superintendência da SMTT. Na reserva técnica, encontram-se 159 aprovados, com graduação superior aptos e ávidos pela nomeação que emperra na burocracia da esfera municipal. Não entendemos o porquê desta demora, tendo em vista, a necessidade da contratação imediata deste remanescentes da reserva para organizar, disciplinar e moralizar e educar o nosso trânsito.

  5. Paula Newton

    Na reserva possuem 159 agentes, estamos na luta para chamadas de todos, a população poderia se juntar para fortalecer essa luta, todo mundo está ciente do caus em Maceió em relação ao trânsito, dia 28 as 9h terá uma audiência pública na câmara de vereadores, era bom que fossem uma boa quantidade para expor a insatisfação, CHAMAMOS TB ESSE NOBRE SITE para está presente, vamos nos movimente para melhoria da nossa Maceió.

  6. dinho

    Existe apenas 180 agentes de transito para maceio, pq o prefeito nao nmei a reserva tecnica do concurso, existem 159 pessoas esperando ser chamados e a prefeitura fica empurrando com a barriga.

  7. Valdeck

    A indignação da leitora não é isolada, vê-se total descaso no que tange ao trânsito de Maceió, falta efetivo e o pouco que tem não atua como deveria, pois na avenida Fernandes Lima, vemos dois ou três guardas conversando no canteiro, enquanto o tráfego fura sinal, fecha cruzamento, faixa de pedestre apagada. Não fazem campanhas educativas eficientes, se limitam a distribuir panfletos como se resolvesse. Usem a mídia, coloquem palhaços educativos nos sinais, uma campanha educativa bem humorada o povo adere e introjeta o recado dado, tal qual fez Recife, tendo boa adesão, tanto que os acidentes e colisões diminuíram e muito.
    Outra coisa é, no pagamento do IPVA pagamos taxas por demais, logo deveríamos ser atendidos quando houvesse uma colisão sem ônus, pois o que está posto é que ao ligarmos para o serviço, temos de pagar uma quantia pelo deslocamento da viatura, ou seja, estamos pagando duas vezes pelo serviço que é público.
    Nos finais de semana, não há blitz, bloqueios, integrados com a justiça para autuar infratores que em sua maioria estão embriagados pondo em risco a própria vida e a dos outros, façam um levantamento dos índices de acidentes na capital e nos hospitais públicos e verão a calamidade. O problema é de gestão, falta foco.

  8. Jorge Firmino

    Pois é caro Edvaldo, a leitora Catarina está coberta de razão com a sua decepção com os agentes de trânsito, mais precisamente com os órgãos que comada nosso trânsito. Além dos sinais de solo apagados, nós não vemos um agente a noite em Maceió. Não seria o caso do prefeito pagar horas extras para eles, ao invés de deixar os sinais luminosos intermitentes? Guardas atentos e em comunicação espalhados pelas principais artérias de nossa cidade, diminuiria bastante esses acidentes a noite. Só a presença deles algum motorista irresponsável, já aliviaria o pé no acelerador, poupando vidas. Abraço.

  9. jose antonio dos santos

    Lá em Mangabeiras na rua Vereador Mironildes Peixoto, vizinho a uma Padaria tem funcionárias da SMTT que veículos desse órgão fiscalizador vai apanhar em casa e vai deixar em casa, ao invés dos veículos e seus condutores estarem fiscalizando, é por esta e outras ações que falta fiscalização nas ruas. Ou tô errado, diversos automóveis também do ESTADO DORMEM NA PORTA DOS CHEFESe= e alguns, os motoristas vão buscar em sua respectiva casa!. O dinheiro púbico na LAMA, a população estar dando sinais de que começa a ter vergonha, está reclamando.

  10. Carlos Henrique

    A leitora está absolutamente correta, obrigado a vc Edivaldo por abordar o tema. O abandono é total. Infelismente!

Comments are closed.