Taturana 2: mesa da ALE repete erros e não paga Imposto de Renda nem previdência
   5 de agosto de 2013   │     18:53  │  12

“Não acredito que os deputados tenham feito isso. Se fizeram, não é burrice. É cretinice”. Foi com essa reação que um dos homens mais influentes de Alagoas – com fortes ligações com o governador Teotonio Vilela Filho – reagiu ao suposto esquema de desvio de recursos na Assembleia Legislativa do Estado, na última semana.

Apesar dos indícios, ele ainda tinha (ou tem) dúvidas do que acontece na ALE. Eu também tinha. Mas acabo de receber uma informação que aponta para a pior das hipóteses: uma fonte com acesso à “caixa preta” do Legislativo revela que a atual mesa diretora da Assembleia Legislativa repete os mesmos erros encontrados na “operação taturana”.

O “esquema” seria o mais primário possível: a ALE estaria ordenando pagamentos em nomes de pessoas que não estão sequer na folha, sem o pagamento do Imposto de Renda e sem o recolhimento da contribuição da previdência estadual.

A operação taturana foi desencadeada em 2007 justamente por suspeitas de apropriação indébita de recursos devidos ao leão do Imposto de Renda.

Por conta dessas irregularidades, a direção da ALE não tem conseguido dar explicações ao público e demora a apresentar documentos solicitados pelo Ministério Público Estadual.

Para tentar escapar do “flagrante”, a mesa diretora estaria tentando regularizar a “toque de caixa” os pagamentos de imposto de renda e da previdência.

Mas é fato que a maioria dos pagamentos é irregular ou ilegal. Isso porque para configurar o pagamento de salários as pessoas que receberam os valores devem ser funcionários efetivos ou comissionados. Mas muitos dos nomes que aparecem no extrato da conta bancária da ALE na Caixa Econômica nunca tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial, o que configuraria ilegalidade.

A tentativa inicial da mesa diretora é alegar que houve erro administrativo com o fracionamento do pagamento aos servidores, quando esses pagamentos deveriam ter sido feitos de uma única vez. Mas essa desculpa não deve colar. Ainda mais porque o novo extrato com informações dos pagamentos em 2012 desmonta esses argumentos. Até porque não dá para errar 160 vezes o nome da mesma pessoa ou dá?

O esquema da taturana que seria repetido agora é simplório: alguns parlamentares usam nomes de laranjas ou assessores para tirar o máximo possível de dinheiro da ALE. Há quem diga que existem rateios acima de R$ 200 mil por parlamentar. Será?  Os carrões, apês de frente pro mar e fazendas que o digam.

“Infelizmente é um velho esquema que se repete e que só vai acabar se o governo do estado fechar a torneira. Se mandar dinheiro para a ALE, eles vão dar um jeito e ratear”, conclui a fonte com quem falei.

Comedores de folha

Só para relembrar: a operação taturana ganhou esse nome, segundo explicação da PF, porque a taturana é uma lagarta que vive de comer as folhas das plantas. O desfecho da operação se deu no dia 30 de setembro de 2009, como foi registrado no Gazetaweb:

“O superintendente da Polícia Federal, José Pinto de Luna, e o delegado federal Janderlyer Gomes reuniram a imprensa na tarde desta terça-feira (30) para uma entrevista coletiva, realizada na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Jaraguá. Na ocasião, foi apresentado o relatório do inquérito da Operação Taturana, desencadeada em dezembro de 2007, e que investiga o desvio de mais de R$ 200 milhões da Assembléia Legislativa do Estado (ALE).

Cerca de 110 pessoas foram indiciadas após a investigação: um Conselheiro do Tribunal de Contas, 15 deputados estaduais, 11 ex-deputados, 2 prefeitos, 3 secretários municipais, 5 candidatos a vereador e a prefeito nas eleições 2008, 6 bancários, entre eles o superintendente e o vice-presidente do Bradesco, 30 funcionários da Assembléia e 10 familiares de políticos”.

O texto completo você pode ler neste link: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=161195

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Diogo nascimento

    O Povo Alagoano, já tão sofrido, não merece esse conluio de políticos corruptos, que tanto envergonha a terra dos marechais, o paraíso das aguas, a republica dos Palmares e etc… enfim, tanta coisas boas que há nessa terra, infelizmente, sempre somos visto de forma negativa pelo resto do Brasil, por conte de Renan, Collor, Toledo, Vilela… Navalha, Taturana, satiagraha e etc.

  2. A.S.Marques

    Está tudo ESCANCARADO E PROVADO ,agora se o MP ,PF,RF vão entender de outro modo aí é outra história.OS NOBRES deputados irã explicar o inexplicável pois tentarão convencer A TODOS NÓS que uma pessoa receber em três anos ´1,5 milhão e morando na AUTRÁLIA é correto,outra assessora receber 160 DEPÓSITOS EM SUA CONTA é normal e outro com 102 depósitos ,uma família” OS NEVES” receberam quase 2 milhões em três anos TUDO É CORRETO NA ALE e quem sabe se não foi erro DA CAIXA ECONÔMICA OU DO SETOR FINANCEIRO DA ALE e já PENSANDO “NESTA POSSIBILIDADE”credito que até a mesa diretora irá pedir a PRISÃO dos funcionários da CAIXA ECONÔMICA e do SETOR FINANCEIRO da ALE ………..KKKKKKKKKKKKK

  3. bebeto

    Essa praga(Deputado) e igual ao CUPIM, vai corroendo tudo.Não tem veneno que extermine.So vi um veneno AI5.

  4. de quem é a culpa?

    se os processos que envolvem um monte fossem apreciados e julgados com lisura, nada disso estaria ocorrendo. eles roubaram e foram seguindo roubando. além disso, ensinando outros considerados novatos, também a roubar. “se a justiça não nos pega, seguiremos roubando”, pensavam. muitos dos ladrões da taturana continuaram por lá, na assembleia, a casa do roubo em série, um local onde poucos se salvam. volto a repetir: se em Alagoas, a justiça não fosse tão benéfica e devagar, quase parando, nada disso teria caminhado, seguido em frente. será que agora vai? ESPERAMOS!

  5. carlos

    O governador Teotônio Vilela,fala em crise com cortes,nega reajuste salarial desde 2007,os servidores do movimento unificado da saúde,alegando a lei de responsabilidade com a mão de ferro do usineiro do mal,no comando da secretária da fazenda,Maurício Toledo.Já os poderes legislativo,judiciário,tribunal de contas recebem os seus duodécimo acima de suas necessidades.No tribunal de Contas estouro da operação rodoleiro e na assembleia legislativa taturana e agora mais escândalo com o dinheiro do povo Alagoano!Governador covarde e omisso merece sair pelo clamor do povo!!Fora governador fraco!!

  6. jose antonio dos santos

    Cadê as fotos destes fantasmas que recebem sem trabalhar na ASSEMBLéia!.
    Eles são tão criminosos quantos os deputados da Mesa que autorizaram os pagamentos. Agora, é muito ^cinismo do presidente da CasA dizer que “foi erro da CAIXA”, TE LIGA CARA, O POVO NÃO É TODO BESTA.

  7. jonas antonio de freitas

    Tudo fica como antes no castelo de Abrantes…

    Na verdade, neste País dos bananas,nada acontece: se mata , rouba, se corrompe e, fica na impunidade…Realmente, virou um cultura…

    Deveríamos, marcar uma data comemorativa, que tal o dia da CORRUPÇÃO.Se comemorariam com grande folguedos e,etc…

    Oh!, País dos Bananas…

  8. Jú Santos

    E OS FUNCINÁRIOS EFETIVOS COITADOS… MASSACRADOS, HUMILHADOS POR ESSE BANDO, ESSA GANG PODRE, CORRÚPTA. ISSO ME REVOLTA COMO FILHO DE UMA ANTIGA FUNCINÁRIA DESTA ASSEMBLÉIA POXA! MUITAS VEZES VEJO O CHORO DE MINHA MÃE NO FINAL DO MÊS COM AS CONTAS PENDENTES, MINHA FACULDADE ATRASADA SEM CONDIÇÕES DE MANTER EM DIA, DAÍ, TOME JUROS NOS CARTÕES DE CRÉDITOS. E MAIS, MINHA MÃE TEM O 3º GRAU COMPLETO (NÍVEL SUPERIOR) TEM QUE SER CONTEPLADA, VALORIZADA INDEPENDENTE DE DOUTORADO, POIS, UMA FACULDADE NÃO TEM VALOR DE NADA? QUE ESTADO É ESSE? NA CÂMARA DE VEREADORES O FUNCIONÁRIO É VALORIZADO. NÍVEL SUPERIOR, AUTOMATICAMENTE, 80% A MAIS EM SEUS VENCIMENTOS E NADA MAIS QUE JUSTO. Ass: Um jovem revoltado, mas… Pronto para ir as ruas em defesa de minha mãe e contra a CORRUPÇÂO deste poder.

  9. tania

    Que absurdo e o pior é que esses mesmos que estão hj como deputado se reelegerão, em sua maioria, pobre de nós!!!!!

Comments are closed.