Biu de Lira evita agravamento da crise no Programa do Leite
   24 de outubro de 2013   │     13:14  │  0

Nas últimas semanas o Programa do Leite – que conta hoje com a participação de 3,2 mil agricultores familiares, 82 associações, quatro cooperativas e é coordenado no campo do setor produtivo pela CPLA – enfrentou uma crise sem precedentes.

Por conta de problemas  burocráticos, mas que incluem a falta de comunicação e empenho, os produtores estão a quatro quinzenas sem receber o pagamento pelo leite.

O problema só não se agravou mais porque a CPLA conseguiu antecipar alguns pagamentos aos produtores, através dos laticínios que operam o programa. Para conseguir levantar recursos, algumas empresas tiveram de empenhar até bens pessoais de seus sócios.

Essa crise acaba a partir de hoje coma publicação no DO da União do convênio entre Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas.

Quem ajudou no muito no processo foi o senador Benedito de Lira, aponta Aldemar Monteiro, presidente da CPLA: “liguei para o Biu na terça-feira a noite. Ontem o senador ligou confirmando que havia falado com a ministra e que  publicação do convênio sairia nesta quinta-feira. Saiu e o alívio é muito grande. Esperamos que os produtores recebam o pagamento nos próximos dias”, enfatiza Monteiro.

A ação de Benedito de Lira não foi isolada – outros integrantes da bancada federal, a exemplo de Chico Tenório e Renan Filho, também participaram do processo.”O Biu e a bancada federal evitaram  o pior”, diz aliviado Aldemar Monteiro.