Renan diz que passe livre precisa ser aprovado este ano
   31 de outubro de 2013   │     0:25  │  8

Uma das principais reivindicações do “vem pra rua”, movimento que levou milhões de pessoas para as manifestações de junho em todo o Brasil, a do passe livre, não foi esquecida.

A proposta do passe livre feita por um grupo de senadores, entre eles Renan Calheiros, do PMDB-AL, deve custar – se aprovada – R$ 7 bilhões ao governo federal e pode ser aprovada na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O presidente do Senado disse nesta quarta-feira, que a proposta que deve beneficiar 3,6 milhões de estudantes precisa ser votada ainda este ano para ter validade em 2014.

A assessoria do senador distribuiu texto sobre a proposta, que você pode ler a seguir:

Renan reitera defesa pela aprovação do passe livre estudantil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu novamente a aprovação do projeto que prevê o passe livre estudantil para os alunos matriculados na rede pública de ensino em todo o País. Hoje no Brasil, existem 3,6 milhões de alunos que pagam meia passagem. A expectativa é que a implantação do passe livre custe R$ 7 bilhões aos cofres públicos.

O projeto que cria o passe livre para estudantes – o PLS 248/13 de autoria do presidente Renan Calheiros e de vários outros senadores – tramita desde agosto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Nesta quarta-feira em plenário, o senador Vital do Rego (PMDB-PB), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça anunciou que o projeto deve ser votado em breve na comissão.

“Esse projeto vai obedecer uma rigorosa análise de fontes de investimento. Entendemos que o Orçamento Geral da União pode ser nossa fonte de investimentos, mas antes vamos conversar com a Comissão Mista de Orçamento, criar condições para formar uma audiência pública com todos os atores envolvidos no projeto. Num tempo rápido, devemos entregar essa matéria na CCJ e no plenário”, observou Vital.

Renan reiterou que o passe livre precisa ser aprovado pelo Senado até o fim do ano. Ele concordou em promover uma ampla audiência pública sobre o tema. “É um assunto inevitável. Não tem sentido que quem estuda pague pelo transporte. Todo País que está à frente do Brasil já resolveu o problema. Em janeiro haverá aumento das tarifas e o assunto já voltou às ruas novamente. O Poder Público tem que ter responsabilidade de resolver a questão”, disse.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. palmeirense dm

    Oxalá que o Renan Consiga essa aprovação o mais rápido possível, pois vai aliviar a barra de muitos estudantes. Valeu Renan mas uma vez.

  2. carlos

    Pela primeira vez, temos um presidente do Senado que entende nossas reivindicações. Sou estudante e agradeço se o passe livre for mesmo aprovado pelo Congresso. Vamos à luta e a novas conquistas com o apoio de políticos como Renan que queiram ajudar a retirar o Brasil dessa mesmice.

  3. Moises Neves

    Isso e um excelente projeto até por que em Brasília ja tem passe livre para todos estudante publico e particulares.Parabéns Senador Renan !

  4. Sandra

    Os Alagoanos agradecem pelo empenho do nosso querido Senador Renan Calheiros está dando a causa dos estudantes .

  5. Luciana

    Senador Renan, sua atuação no Senado Federal orgulha Alagoas! Espero poder esperar para 2014 que você continue como Presidente do Senado e que o Renanzinho venha para o governo do Estado. Com uma tropa de choque dessas estaremos muito bem

  6. Lucia

    O passe livre estudantil é um direito que precisa ser assegurado aos nossos estudantes. O Senador Renan mais uma vez defendendo os interesses do povo.

Comments are closed.