Renan enfrenta Dilma na votação do BC independente
   2 de novembro de 2013   │     18:24  │  1

O presidente do Senado está novamente em pé de guerra com o Palácio do Planalto. Renan Calheiros (PMDB-AL) tem tudo pronto para submeter a votação em plenário, no próximo mês de dezembro, o projeto que torna o Banco Central num órgão independente.

A decisão de Renan teria sido tomada por influência pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele articula nos bastidores para que o Senado vote o projeto de autonomia do Banco Central em relação a Presidência e ao Ministério da Fazenda.

Lula conversou sobre isso esta semana com Renan Calheiros (PMDB-AL) que surpreendeu o governo ao defender a proposta. Para o ex-presidente a votação seria uma forma de acabar com a desconfiança do mercado em relação ao governo Dilma Rousseff.

O fato é que a presidente Dilma Rousseff não gostou nem um pouco da iniciativa e vai colocar tropa de choque do governo em ação, para barrar a votação. Palácio do Planalto acredita que a ação é para fortalecer aliados peemedebistas, “como se a discussão fosse apenas uma moeda de troca”.

O movimento foi suficiente levar a presidente Dilma Rousseff a avisar o vice-presidente Michel Temer que irá procurar lideranças do partido para manter o PMDB em sua chapa em 2014.

Após a conversa com Dilma, Temer disse que o assunto é delicado: “O Banco Central está agindo corretamente, competentemente neste momento, eu nem cheguei a falar ainda com Renan. Depois vou trocar umas ideias com ele sobre isso e tenho certeza de que ele também tomará toda a cautela na condução desse assunto.”

Mesmo depois da reação do palácio, Renan Calheiros levou em frente sua decisão de colocar o projeto em votação. O presidente do Senado diz que não conversou com Dilma sobre esse assunto. “Tem assuntos que se a gente combina com quem é contra não andam”, disse Renan.

Em artigo publicado no Brasil 247 Renan diz que “Não se conhece presidente de banco central que não sofra pressões de seus governos. Para funcionar como guardião da moeda, os dirigentes do BC precisam de autonomia”. O artigo completo você pode ler no link a seguir: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/119392/Banco-Central-independente.htm

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. quem é mais?

    QUEM É MIS LADR/AO. RENAM OU O MOLUDCO LULA¹

    QUEM É MAIS LADRÃO? O RENAN, REI DO GADO OU O MOLUSCO LULA.?

Comments are closed.