Carlos Lyra e Emerson Tenório tem trabalho reconhecido em AL
   16 de novembro de 2013   │     21:45  │  0

O governo de Alagoas entregou, nesta sexta-feira, 15, a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca para diversas personalidades. Em meio ao homenageados o governo reconheceu o trabalho de dois importantes líderes empresarias de Alagoas: Carlos Lyra e Emerson Tenório. Os dois tem a história ligada ao setor sucroalcooleiro, mas diversificaram atividade e conseguir ampliar seus negócios para outros estados do Brasil.

Carlos Lyra esteve a frente até poucos anos de um dos maiores grupos do setor sucroalcooleiro do país, dividido após cisão anunciada no ano passado.  Seu filho, Robert, ficou a frente da Delta Sucroenergética, com as usinas Delta, Volta Grande e Conquista,em Minas Gerais. Sua filha, Elizabeth, ficou a frente da marca Carlos Lyra e das usinas Caeté, Marituba e Cachoeira, em Alagoas, Pauliceia, em São Paulo, e com a Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia.

Emerson Tenório, além de ser diretor da Usina Triunfo, conseguiu transformar a Sococo numa referência nacional, uma grande indústria de alimentos, líder de mercado, sediada em Alagoas e com fábricas em vários estados.

Juntos os dois empresários ajudam a gerar, somente em Alagoas, mais de 20 mil empregos diretos.

A homenagem aos empresários foi registrada em texto da Agência Alagoas , que você pode ler a seguir:

Governador entrega Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro

O governador Teotonio Vilela Filho entregou, na noite desta sexta-feira (15), a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. A solenidade aconteceu no Memorial à República, em Jaraguá, e teve como objetivo homenagear brasileiros e estrangeiros que contribuíram no processo de consolidação da democracia social do País.

Foram agraciados com a comenda o político, diplomata e atual prefeito de Manaus (AM), Arthur Vírgílio; o empresário Emerson Tenório; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico de Barros Lôbo Filho; e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região Francisco Wildo Lacerda Dantas.

Também receberam a outorga o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques; a escritora e antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros; a estilista Martha Medeiros; o cineasta e integrante da Academia Brasileira de Letras Nelson Pereira dos Santos; e um dos superintendentes da operadora CVC, Valter Patriani.

Além deles, recebeu a medalha esse ano ainda o empresário Carlos Lyra, agraciado em 2012, quando não pôde comparecer à cerimônia. Em 2013, a Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca completou 10 anos de existência, valorizando e incentivando as pessoas que contribuem com seu talento nos diversos setores da sociedade.

O empresário Émerson Tenório falou sobre sua relação com Alagoas. “ Aposto em Alagoas e acredito nesse Estado. Ao receber essa comenda, quero dedica-la aos meus companheiros de trabalho, à minha família e aos amigos, que me incentivaram a criar empresas éticas e socialmente justas”