Acordo salarial beneficia 100 mil trabalhadores canavieiros em Alagoas
   20 de novembro de 2013   │     18:43  │  0

Depois de quase três meses de negociação os trabalhadores rurais do setor sucroalcooleiro de Alagoas chegaram a um acordo com os empregadores nesta terça-feira, 19. Representados pela Fetag/AL na mesa de negociação, eles conquistaram um reajuste de 7% a ser pago em  duas parcelas, ainda este ano – sendo 4% este mês e o restante em dezembro.

Além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura também participaram das negociações, representado os patrões, A  Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAEAL), o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) e a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Alagoas).

O Sindaçúcar-AL também fechou,  recentemente, acordo com trabalhadores do setor sucroalcooleiro que trabalham na área industrial, com reajuste de 7% divido em duas parcelas  – sendo uma em setembro deste ano e a outra em fevereiro de 2014.

Os dois acordos salariais beneficiam mais de 100 mil trabalhadores que trabalham no setor sucroalcooleiro, sendo cerca de 15 mil na área industrial e o restante na área agrícola. A negociação deste ano foi considerada uma das mais difíceis dos últimos anos, em função da crise que as indústrias do setor enfrentam, considerada a maior de todos os tempos.

“Foi um grande avanço esse acordo. Cedemos até onde podíamos ceder. Agora todo o esforço das empresas é para manter os pagamentos dos trabalhadores em dia e honrar todo os compromissos”, aponta Pedro Robério Nogueira.