Usineiros de Alagoas se ‘rendem’ a Renan Calheiros
   3 de fevereiro de 2014   │     15:45  │  1

Ter retornado a presidência do Senado há um ano transformou Renan Calheiros num dos homens mais poderosos da república e quase numa unanimidade em Alagoas.

Se já era forte, ficou ainda mais poderoso.

Hoje o senador do PMDB que tem sob seu comando ou influência a maioria dos partidos com alguma força política no estado, mais de 70% dos prefeitos de Alagoas, boa parte da Assembleia Legislativa e da bancada federal.

Ele também bem braços nos sindicatos, no poder judiciário, nos meios de comunicação e agora Renan Calheiros avança seus domínios a passos largos em novos segmentos.

Depois de conquistar o apoio de líderes do setor canavieiro e da agropecuária, Renan Calheiros parece ter seduzido os empresários do setor sucroalcooleiro – os usineiros – de Alagoas.

Peça fundamental no encaminhamento da subvenção do etanol para indústrias do Nordeste, o senador recebeu uma homenagem, um gesto de agradecimento, de todos os empresários do setor.

O ato de agradecimento, realizado na última sexta-feira, 31, na casa do empresário e seu suplente Fábio Farias, na Barra de São Miguel, reuniu usineiros de todos os grupos. Até mesmo o governador Teotonio Vilela Filho participou da homenagem.

Se conseguir transformar essa boa relação em apoio político, Renan Calheiros vai abalar seriamente as estruturas da candidatura do também senador Benedito de Lira ao governo.

A principal fonte de financiamento de Biu em 2010 foi o setor sucroalcooleiro. E o senador conta – ou contava – com os usineiros para seu projeto este ano.

Como os empresários vão precisar ainda mais de Renan Calheiros este ano é de se imaginar que eles vão dividir o bolo – isso se não derem todas as fatias para o “novo amigo”.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Edinho

    Renan mostra ser um líder. Capaz de beneficiar todos os segmentos. Unir de 1 a mil. Fazer relação com todos os lados. Costura e dá o nó em todos os setores. Promove ima rede em prol de Alagoas. Fornece à sociedade a opção de debater democraticamente sobre nosso futuro. Ouve homens e mulheres de sua terra Natal, Alagoas. Enfim, Renan é agregados, unifica, possui discurso pacifico e de convergência de esforços em torno de seu nome. Lidera sem impor. Nao fica de piadinhas em jornais e sites. Marca resenha naquilo que é necessário. Nao aparece em qualquer festa de boneca, nem precisa estar ‘ haleirando’ qualquer pessoa. É pessoa de alta confiança do governo federal. É respeitado e admirado (dois adjetivos que nao costumam andar juntos) por todos senadores e deputados. É temido por sua força. É a solução para promover bem estar e melhorias para nossa Alagoas.

Comments are closed.