Prezado Rui, veja os exemplos de São Paulo e do Recife
   14 de fevereiro de 2014   │     15:03  │  7

Excelentíssimo Rui Palmeira

M.D.: Prefeito de Maceió

Senhor prefeito,

Venho, através da presente, solicitar que vossa excelência siga o exemplo de gestões públicas de outras capitais onde foram instaladas faixas exclusivas ou semi exclusivas (faixa azul) para ônibus no que diz respeito a utilização das mesmas por táxis.

Em São Paulo e no Recife as faixas exclusivas podem ser utilizadas por táxis, desde que estejam transportando passageiros. Tive a oportunidade de utilizar os serviços de táxis nestas duas cidades e posso assegurar que, além de eficiente, em nada atrapalham o fluxo de ônibus.

Os táxis, como o senhor bem sabe, também são concessões públicas, assim como os ônibus e podem ser considerados também meios de transportes públicos, embora comportem um número menor de pessoas.

Ademais, numa cidade que está sendo tomada rapidamente pelo transporte clandestino (lotações) e ilegal (mototáxi), seria recomendável estimular as alternativas legais.

Na faixa azul, os táxis certamente seriam uma boa opção para quem precisa usar eventualmente o corredor da Av. Fernandes Lima para reuniões de trabalho, consultas médicas ou quaisquer outros compromissos, ajudando a desafogar o tráfego no local.

Certo de sua atenção, agradeço desde já.

Atenciosamente,
Edivaldo Junior
Jornalista

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. bebeto

    Caro Jornalista,
    Os nossos taxistas não tem a menor educação no transito, logo vão começar a fazer linha ou seja, usar o mesmo expediente dos clandestinos, sai parando em todos os pontos e enchendo de passageiros. Vai ser uma Zona.

  2. alexandre

    Presado Edivaldo, esse prefeito não tem compromisso com o transporte público, venho seguidamente denunciando a obra realizada na nova avenida josefa de melo, uma vergonha, estão fazendo um asfalto de 1 cm de espessura e praticamente sem britas por baixo, está lá para toda imprensa ver, está se desmanchando antes de ser inaugurado, vários locais com afundamentos e buracos, o asfalto está DESCASCANDO!!!!! Imagine quando esta pista for inaugurada e receber o trânsito de veículos, principalmente os pesados, por favor Edivaldo, leve uma equipe de reportagem para ver no local esse absurdo.

  3. Cid Carlos

    Edivaldo,

    Concordo com você! E têm mais um detalhe : Com os táxis trafegando pela faixa azul, evita se até acidentes. Vamos supor que um táxi esteja trafegando por fora da faixa azul e de repente, um passageiro dê com a mão : Como é que o mesmo vai apanhar o passageiro ? Se o motorista não for bastante cuidadoso, poderá mudar de faixa bruscamente e causar um acidente. Outro detalhe que eu não ouvi falar (pode ser que eu esteja enganado) : As motos poderão trafegar pela faixa azul ou, terão que obedecer a mesma regra para os veículos ?

  4. laercio

    NESTA ÁREA, O PREFEITO DÁ A IMPRESSÃO DE QUE NÃO MANDA EM NADA. O GUARDA RODOVIÁRIO QUE O PREFEITO COLOCOU NA SMTT, MANDA ATÉ NELE. NO CASO DA FAIXA DOS ONIBUS QUE O PODEROSO EST´IMPLANTANDO NA DURVAL E FERNANDES LIMA, NA QUAL OS TAXISTAS DESEJAM TAMBÉM UTILIZAR, TENHO CERTEZA DE UE ELE CONVOCARÁ SEUS GUARDINHAS METIDOS A POLICIA, PARA GASTAR OS TALÕES DE MULTAS, MACEIO NÃO TOMA JEITO.

  5. André Azulino

    Não se pode abrir brecha para os taxistas ou outro qualquer transporte que não seja os ônibus. Cada cidade tem suas peculiaridades.Devemos primeiro fazer a experiência para depois ter uma avaliação, senão fica uma bagunça geral.

Comments are closed.