Renan e ministros lotam aviões da FAB em voos no Carnaval
   9 de março de 2014   │     1:12  │  4

A Coluna Esplanada, com circulação em vários jornais do Brasil e na internet (http://colunaesplanada.com.br/) fez o levantamento sobre os voos com jatos da FAB realizados durante o carnaval. O resultado virou notas da edição do último dia 6, reproduzidas  a seguir:

Ministros foliões no bloco da FAB

O Carnaval começou cedo e dura até hoje para o presidente do Congresso, Renan Calheiros, e pelo menos sete ministros. Seis deles embarcaram para casa em jatinhos da FAB na quinta-feira passada, com a desculpa de que iam ‘a serviço’ – exceção para Renan e o ministro dos Transportes, César Borges, que justificaram ‘residência’.

Para poupar o bolso, diante dos altos preços das companhias aéreas, a turma da carona nos jatinhos não foi pequena: foram 42 passageiros extras em apenas oito voos.

Carona de luxo

A maioria dos caroneiros são assessores dos ministérios e convidados dos ministros, cuja lista não pode ser divulgada pela FAB. A turma economizou, e muito.

Lotação aérea

O voo mais lotado foi o de Maria do Rosário (SDH), com 12 passageiros. O jatinho fez escala no Rio e à noite levou a turma para Canoas (RS).  Os ministros foliões que decolaram na quinta foram: Guido Mantega, César Borges, Marta Suplicy, Manoel Dias, Marco Raupp, Maria do Rosário e Afif Domingos.

Renan dá carona para sempre quatro passageiros

O presidente do Senado tem usado o jatinho da FAB com precisão todas as semanas. Ele vem para Maceió na quinta-feira ou sexta e retorna para Brasília sempre na segunda-feira e raramente aos domingos.

Levantamento feito por este blog, de acordo com dados oficiais do Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, mostra que o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, usa ao menos duas vezes por semana os jatinhos da FAB. Somente este ano foram nove viagens, a última, foi realizada na sexta-feira,7.  O senador voltou mais cedo para Brasília, em função de reunião da cúpula  do PMDB com a presidente Dilma Roussef neste domingo,9.

Este ano Renan Calheiros usou os aviões apenas para deslocamentos entre Maceió e Brasília – sempre para ir por motivo de “residência” ou “serviço”.

Um detalhe chama atenção: Renan viaja sempre acompanhado de 4 passageiros. Os nomes não são divulgados, mas em alguns desses voos pelo que  se sabe Renan Calheiros traz deputados federais, políticos e amigos. As viagens de Renan Calheiros na “FAB Air Lines” são sempre marcadas por muitas conversas.

viagens de renan

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Não as mordomias

    Além da gente sustentar um dos congressos mais caros, de ser explorado em um país onde mais se paga imposto e taxas, sem ter o devido retorno em serviços públicos decentes, a gente tem ver esses q se autodenominam “nossos representantes” e eu não os reconheço como tal, sempre na mídia envolvidos em escândalos ou atos vergonhosos como este, nós contribuintes, não temos educação de qualidade, saúde pública decente, segurança e nem transporte dignos, mas eles passeiam de jatinhos qndo bem querem e ainda nos julgam idiotas qndo tentam justificar o “injustificável” com desculpas esfarrapadas!

  2. DUDU

    Não dá pra mensurar o nível da imbecilidade do comentário do “cidadão” s…. É por essas e outras que temos “representantes de araque” e que fazem com que tenhamos a educação, saúde, infra-estrutura mais vergonhosa do País.

    LAMENTÁVEL !!!!

  3. severino

    NO MÍNIMO ESTE BLOGUEIRO DEVE ESTÁ COM INVEJA DO RENAN PORQUE SEU PATRÃO O COLLOR NÃO POSSUI MAIS ESSAS MORDOMIAS VERGONHOSAS E NÃO PODE LHE OFERECER CARONA PARA BRASÍLIA.

  4. jose antonio dos santos

    Por que essas figuras que se dizem poderosas, estão em cargos importantes, influentes não olham para seus próprios redutos eleitorais?. Na terra de Renan Calheiros o Presidente do Congresso Nacional, segundo a imprensa o índice de analfabetos chega a 54%, no Estado de Alagoas o IDH (índice de desenvolvimento humano) é o mais baixo do país!. Querem índices mais vergonhosos!. Que a maioria dessa população besta de Alagoas, um dia tenha vergonha!.

Comments are closed.