Resultado de pesquisa pode “forçar” Renan a disputar governo
   3 de abril de 2014   │     9:13  │  2

O plano “A” do PMDB para o governo no momento, como se sabe, é Renan Filho, que tem no seu currículo, além do nome do pai, a maior votação da história para deputado federal e uma passagem de seis anos pela prefeitura de Murici.

Jovem, RF poderia representar o “novo” na eleição, facilitando o discurso no palanque e o programa no horário gratuito da TV. Por outro lado, o deputado não teria o mesmo apoio que o pai – nem entre as lideranças políticas de Alagoas, nem em Brasília.

A turbulência no cenário nacional e o visível crescimento da candidatura de Benedito de Lira, do PP, pode levar Renan Calheiros a refazer seus planos e entrar na disputa.

O senador nunca saiu do jogo. Seu nome está posto, como sempre esteve.  Enquanto seus amigos e aliados mais próximos – e até ele próprio – espalham que Renan Filho será o candidato do PMDB.

Não é por acaso que a pesquisa do Ibope contratada pelo PMDB por R$ 50 mil, divulgada nesta quarta-feira, 2, traz dois cenários para o governo. Um com Renan Calheiros e outro com Renan Filho. No primeiro cenário Renan bate Biu por 41% a 21%. No segundo, o Ibope registra empate técnico entre RF (29%) e Biu (26%).

Segundo turno

O cenário com Renan Filho e Biu levaria a eleição para o segundo turno e não dá, ao menos no momento, a menor segurança de vitória para nenhum dos lados.

Uma leitura mais atenta da pesquisa mostra que de fato Renan Calheiros tem razão: não dá para decidir agora. Até porque nesse momento ele tende a ficar no Senado e mais na frente poderá mudar de idéia.

Os esquecidos

Só não dá para entender porque não foram avaliados cenários com outros nomes fortes da frente de oposição, que poderiam mudar o rumo das eleições – caso de Ronaldo Lessa e Cícero Almeida.

A rejeição

Renan lidera a pesquisa com 41%, mas pelo visto já chegou ao teto -até porque sua taxa de rejeição é muito alta (28%). Biu de Lira também tem uma rejeição muito alta (27%), o que limita sua capacidade de reação.

Mas é importante chamar a atenção para um detalhe: Todos esses números são  resultados de uma consulta estimulada, em que o eleitor é induzido a escolher entre um dos nomes apresentados.

Na pesquisa espontânea, Renan e Biu são citados apenas por 2% dos eleitores, cada um, como explica o Ibope: “ Na simulação espontânea, em que não foram apresentados nomes de possíveis candidatos, três em cada quatro entrevistados (76%) não sabe ou não cita algum nome para ocupar o Palácio dos Bandeirantes a partir de 2015. Renan Calheiros e Benedito Lira são citados por 2% dos entrevistados. Os demais nomes são lembrados por até 9% dos eleitores. Brancos e nulos somam 11% das citações.

O texto completo do Ibope você pode ler neste link: http://www.ibope.com/pt-br/noticias/Paginas/Caso-seja-candidato-ao-Governo-do-Estado,-Renan-Calheiros-%C3%A9-favorito-na-disputa–Disputa-ao-Senado-promete-ser-apertada.aspx

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ALAGOANO

    O ALAGOANO QUE TEM JUÍZO NÃO VOTA NESTE APROVEITADOR E CORRUPTO. ESTE RENAN ÉO RETRATO VIVO DO POLITICO TIPO MARIAVAI COM AS OUTRAS. TORÇO PARA QUE ELE SIGA NA FRENTE DESSAS PESQUISAS ENCOMENDADAS. ESTE POLITICO, SE NÃO ME ENGANNO, NUNCA CONSEGUIU VENCER UMA MAJORITÁRIA. NUMA DELAS, FECHOU A CAMPANHA ELEITO E UEM GANHOU FOI O BULHÕES, UM DOS ULTIMOS NAS PESQUISAS. VOREI ALGUMAS VEZES NESSE CARA, MAS DEPOIS, DESISTI. CONCLUI SER UM POLITICO PRÁ LÁ DE CORRUPTO. O ALAGOANO PRECISA TER JUÍZO.

Comments are closed.