População diminuiu em 23 dos 102 municípios de Alagoas
   20 de abril de 2014   │     22:01  │  2

A partir de dados do IBGE e inspirado em texto do G1 (link abaixo) o blog fez um levantamento sobre a evolução da população nos municípios de Alagoas. Das 102 cidades do estado, 23 viram sua população diminuir entre 2001 e 2013.

O “fenômeno” atinge principalmente as pequenas cidades.  A busca por oportunidades de trabalho, estudo e melhores condições de vida e a redução da taxa de natalidade seriam os fatores responsáveis pela perda de população nos menores municípios.

Os números do IBGE fazem parte da “Estimativa de População”, enviada para o TCU e servem para efeito de cálculo do Fundo de Participação dos Municípios. Quanto menor a população, menor o percentual de FPM. Essa situação pode criar um círculo vicioso. Com menos recuros, as prefeituras prestarão menos serviços e as cidades ficarão menos “atraentes”.

Outro problema com a perda de moradores e de receita, é que as cidades tende a ficar com a população mais velha, justamente a que precisaria de mais recursos para sua manutenção.

De acordo com o levantamento, a cidade que registrou maiores perdas de habitantes foi Maravilha, no sertão do estado, que teve sua população reduzida em  -27,18%, de 13.964 moradores para 10.168 moradores. Você vê a lista completa na tabela abaixo.

Em igual período, a população de Alagoas cresceu 15,55%, de 2,856 milhões para 3,300 de habitantes.

O link a seguir é da reportagem de o Globo.  http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/populacao-diminui-em-21-das-cidades-do-pais-entre-2000-e-2013.html

evolucao populacao

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    Bom saber desse detalhe. Agora só uma observação de como a língua portuguesa é complexa. Lá no texto acima tem “Polução”. Tá faltando o “i” correto? Polução é a expulsão natural de sêmem principalmente na adolescência quando ele está dormindo.
    Veja como uma letra muda todo o sentido.

Comments are closed.