ET passa Biu nas redes sociais; Renan Filho mantém liderança
   17 de junho de 2014   │     16:17  │  9

Eduardo Tavares (PSDB) passou Benedito de Lira (PP), mas foi na “corrida” das redes sociais,  especificamente no Facebook, onde o candidato tucano aparece com um desempenho surpreendente. Em menos de um mês ele saltou para o segundo lugar e, em números atualizados até as 15h desta terça-feira. 17, tinha 17.699  curtidas.

Comparando com a posição de 23 de maio,quando tinha 5.714 curtidas, o crescimento passa dos 200%.

Biu  também cresceu, mas pouco se comparado com outros candidatos. Ele tinha 11.494 curtidas e saltou para 14.384, menos da metade das 7016 curtidas alcançadas por Renan Filho no período. O candidato do PMDB tinha 42.293 e cresceu para 49.309 curtidas.

Dos candidatos ao governo, Renan Filho é, até o momento, o que tem melhor desempenho nas redes sociais, mas se continuar assim vai precisar dar, em breve, uma olhadinha pelo retrovisor. Nos últimos dias a assessoria de ET parece ter acertado a mão na administração das redes sociais.

A corrida

Venho acompanhando, aqui no blog e a coluna Mercado Alagoas a “corrida” dos candidatos nas redes sociais – algo que fiz nas eleições de 2010 e 2012. Até o momento estou usando apenas dados do Facebook, mas passo a incorporar nos próximos dias Twitter e Instagran.

No caso do Face considero apenas as curtidas de fanpages. Não encontrei até o momento páginas oficiai de outros candidatos e passarei a fazer o registro assim que elas aparecerem. Assessorias podem  enviar informações para [email protected]

 Uma incógnita

Disse e repito: é difícil avaliar hoje qual será, de fato, o peso das redes sociais – especialmente o Facebook e o Instagran – nas eleições deste ano. Botar a cara na internet pode não acrescentar votos aos candidatos, mas ninguém que sonhe em disputar voto de opinião pode ficar de fora das redes sociais.

De olho nesse filão eleitoral, os principais nomes na disputa ao governo de Alagoas estão caprichando nos seus perfis nas redes sociais.

Na minha opinião,  as redes sociais podem não dar, mas certamente tem o poder de tirar votos, constrangendo eleitores e candidatos.

Gráfico  do Blog do Edivaldo Junior mostra desempenho dos candidatos no Facebook

Gráfico do Blog do Edivaldo Junior mostra desempenho dos candidatos no Facebook

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Klicia Andressa

    tenho acompanhado o desempenho dos candidatos nas redes,o deputado Renan Filho atua nas redes faz algum tempo, mostrando seu trabalho por alagoas la de Brasilia , a comunicação dos candidatos com o eleitorado junto a rede sera decisiva nessa eleição !!!

  2. José Ferreira

    Existe uma grande diferença aí. ET é produto fabricado. Fruto de estratégia de marketing. Ninguém ouviu ainda uma proposta sequer dele para Alagoas.
    Benedito é o candidato mais conhecido dos alagoanos. Mas patina porque falha na comunicação, não se faz ser lembrado, não toca o eleitor.
    Renan filho é jovem, tem facilidade manuseio em redes sociais, e mais que isso construiu essa margem que o põe a frente nesse quesito. Por isso é normal Renan filhos ser líder.

  3. Alberto

    Esses “saltos” repentinos, em espaços curtíssimos de tempo e sem motivos óbvios aparentes são muito -MUITO- suspeitos. Há tempos é conhecida a existência de fenômenos como “compra de likes”, em que as pessoas/empresas pagam hakers para fazer crescer a quantidade de curtidas em uma página (uma busca rápida na internet explica como isso funciona). Além disso, existem BOTS (robôs, contas fictícias) que também fazem crescer o número de visualizações em uma página ou curtidas em página. Eu considero isso algo vergonhoso. Em caso de confirmação desse tipo de atitude, podemos ver em pessoas/empresas/candidatos que assim agirem como potenciais compradores de voto: não merecem qualquer respeito!

  4. Paulo Cesar

    Devido a correria do trabalho não tenho tempo para acompanhar os compromissos de cada candidato, confesso que o facebook tem contribuído para que eu possa fazer a escolha certa, pelo face vejo o comprometimento de Renan Filho perante o povo alagoano, suas visitas aos demais municípios e suas propostas em seu plano de governo! Parabéns Renan Filho pelo excelente trabalho que vem realizando nas redes sociais, Alagoas pode mais!

  5. Joaci

    Caro Edvaldo, pesquisei sobre este tema que postou e constatei que o deputado estadual Jeferson Morais está na frente de todos os candidatos majoritários. Olhe as redes sociais dele. Principalmente o Face.

  6. Lucia

    Eduardo Tavares simboliza a nossa esperança, estamos cansados, chega. Aguarde o resultado das urnas. Viva Alagoas!

  7. jo soares de Palmeira dos Ìndios

    Isso com criação da pagina em face book com menos de um 1 mes. Os demais possuem facebook desde sempre.

    Por isso que somotodosET.

Comments are closed.