Guia eleitoral: Renan Filho tem 8m30s, Biu 4m50s e ET 2m08s 
   8 de julho de 2014   │     20:39  │  13

O candidato do PMDB ao governo terá o maior tempo no horário gratuito de propaganda eleitoral. A estimativa foi feita pelo blog do Edivaldo Junior, com dados do TSE e da Câmara Federal.

De acordo com a legislação eleitoral o horário gratuito de propaganda eleitoral será dividido em dois blocos diferentes: os candidatos a presidente e a deputado federal (terças, quintas e sábados) e os candidatos a governador, deputado estadual e senador (segundas, quartas e sábados).

O guia eleitoral, como é chamado, começa no dia 19 de agosto e vai até 2 de outubro. Os candidatos ainda tem direito a inserções comerciais durante a programação do rádio e da TV.

Em cada bloco serão 50 minutos de propaganda eleitoral. São 25 minutos para candidatos a deputados federais e 25 minutos para candidatos a presidente.

No caso dos candidatos a governador o tempo será de 20 minutos, sendo mais 10 minutos para candidatos ao Senado e mais 20 minutos para candidatos a deputado estadual.]

A divisão do tempo é feita a partir da representação dos partidos na Câmara Federal (dois terços do tempo) e igualmente entre todos os candidatos (um terço do tempo).

A regra é matemática: 20 minutos equivalem a 1200 segundos. Um terço representa 400 segundos. Como são 9 candidatos a governo, a divisão igual deixa cerca de 44 segudos para cada candidato. Com representação partidária entram os candidatos do PSOL (4 segundos), do PRTB (4 segundos), do PSDB  (1min24s), do PP (4min06s) e do PMDB (7min46s).

Por esse levantamento o candidato do PMDB ficará com 8m30s de tempo de TV e rádio, enquanto o segundo colocado nesse quesito, Benedito de Lira, ficará com 4min50s. Já o candidato do governo, Eduardo Tavares terá apenas 2min08s.

O levantamento feito pelo blog é uma estimativa a partir dos dados disponíveis e tem uma pequena diferença de 4 segundos, obtida a partir de aproximação para facilitar os cálculos. Cabe ressaltar que o tempo de TV será ainda calculado oficialmente pelo TRE de Alagoas na próxima semana.

O tempo de TV dos candidatos ao Senado e a deputado estadual será diferente, em função do número diferente de coligações e de candidatos.

Tabela com estimativa do tempo dos candidatos ao governo.

Tabela com estimativa do tempo dos candidatos ao governo.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Subtenente PM NEVES

    Companheiros Policiais Militares e BM/Al, chegou a hora da gente escolher um Militar para nos representar na ALE. Só assim temos força na hora de reivindicar melhorias de salários e condições de trabalho.Com também um Federal.Podemos sim. Vamos nessa companheiros.Vote em Militar para ALE. Neste pleito Eleitoral de outubro/2014.

    Subtenente PM Neves.
    Vota em Militar.

  2. Ana Salete Batista

    Pra quê esses 8:30 para Renan Filho, se ele não tem nada para mostrar, esse povo diz que fez alguma coisa no período eleitoral, quando passa desaparece para comer o dinheiro dos otários.

  3. edvaldo

    venha quem vier, renan filho não perde essa eleição, vai ser nosso governador apartir do dia primeiro de janeiro de 2015,os nomes colocado aí sãos quase todos laranja, É só para ajudar nas candidaturas propocionais dos partido deles, renan filho neles, PT E PMDB estão juntos, E até 5 de outubro.

  4. José Ferreira

    Isso porque RENANZINHO ‘expurgou’ os maus aliados. Senão ia pra mais de 10 minutos. Enxugou a coligação e ainda assim tem o dobro do segundo lugar.
    Vai ser vitória no primeiro turno.

  5. Felipe Marques

    Amigo Edivaldo, sei do seu profissionalismo porém a matéria destoa da verdade. Procure pesquisar direito com as fontes e dados de um bom jornalista. Acesse o site e veja como se faz http://www.eleitoralbrasil.com.br/index.php/txt/ler/176/CALCULO-DE-TEMPO-NA-PROPAGANDA-NO-RADIO-E-TV

    Tempo proporcional para cada candidato: 1 min e 6 seg

    ET – 3min12seg
    Renan Filho – 13 min
    Benedito – 7min06seg
    Mario Agra – 1min13seg

    veja e refaça para não levar sua credibilidade pelo espaço.

  6. Ademar

    A campanha política já começa errado por aí, todos deveriam ter o mesmo tempo para poder apresentar suas propostas. Cadê a democracia?

  7. Marcio Carvalho

    Renan Filho e Luciano Barbosa irão ter um bom Tempo pra mostra suas serviços prestados por Alagoas e apresentar boas propostas pra dar um novoo rumo em Alagoas .

  8. Pedro Victor

    Esses 2min que o candidato do Téo, senhor ET tem, é apenas um reflexo da incompetência do Téo Vilela, confirma o fracasso de seu governo durante esses oito anos. Foi abandonado por quase todos os partidos que eram aliados ao seu governo! e esse tal de ET é apenas um remanescente do péssimo governo tucano.

  9. João Acioli

    Isso mostra a força e o prestigio que o PMDB tem em Alagoas. Renan Filho vai ter tempo suficiente para mostrar o quanto tem trabalhado por Alagoas e apresentar suas propostas de governo. Alagoas está esperançosa, as pessoas veem uma luz no fim do túnel, Alagoas vai entrar nos trilhos !

  10. Jenifer Matias

    venho avaliando os candidatos nas redes ,pra mim sai na frente Renan Filho que a vem divulgando seus trabalhos por Alagoas a algum tempo, seu tempo de TV irar passar para aqueles que não estão ligados nas Redes ,seu Trabalho pelo Estado como Dep.Federal .

  11. Ricardo Santos

    Tempo suficiente para convencer os desacreditados, Alagoas precisa de mudanças e Renan Filho é o melhor nome para nosso estado! Parabéns pela campanha, Alagoas pode muito mais!!!!!

Comments are closed.