‘O erro da segurança pública em Alagoas é de conceito’, diz Renan Filho
   13 de julho de 2014   │     21:25  │  15

Que a violência é um dos maiores problemas do alagoano e um grande desafio do futuro governador, ninguém duvida. Como superar as dificuldades na área e reduzir os índices que estão entre os piores do mundo?

O que foi tentado até agora no estado não deu certo. O plano Brasil Mais Seguro ainda é uma promessa. O governo dobrou os gastos com o custeio da Secretaria de Defesa Social, mas os resultados não foram até agora – passados dois anos – o esperado.

É inegável, no entanto, que existiram alguns avanços, que o policiamento melhorou em alguns setores de Maceió e do interior. Mas nada significativo a ponto de deixar o  alagoano mais tranquilo.

Por isso a segurança – ou a falta dela – continua na ordem do dia e será  tema obrigatório dos candidatos, especialmente os que vão disputar o governo.

Renan Filho partiu na frente – ao menos enquanto candidato a governador. Na última quinta-feira , 10, ele participou de um encontro com os profissionais que mais entendem de segurança pública em Alagoas: policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, detetives, guardas municipais e agentes penitenciários.

No encontro o candidato do PMDB ouviu muitas opiniões e sugestões para o combate à violência no Estado. O presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Alagoas, Jorge Venerando, e o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Josimar Melo, entregaram ao candidato uma lista de sugestões para compor o plano de governo.

“O erro da segurança pública em Alagoas é de conceito”, afirmou o candidato. “Não é transferindo a responsabilidade de resolver nossos problemas da segurança que poderemos ter dias melhores na área”, ressaltou.

Renan Filho criticou as sucessivas nomeações de membros do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Ministério Público e agora do Judiciário para encabeçar a Secretaria de Defesa Social.

“Todas essas instituições são importantes, precisamos delas, mas o governo precisa ter consciência de que a responsabilidade é dele, não pode ser transferida. A partir desse conceito, vamos começar a resolver nossos problemas”, frisou o candidato.

Durante o debate, Renan Filho recebeu dos profissionais ideias como a criação da universidade de polícia, que capacitaria os agentes de segurança, como também o pleito antigo da valorização e modernização das polícias.

Um adversário com peso no tema

Ao menos na questão da segurança Renan Filho enfrentará  como maior adversário o candidato do PSDB ao governo. Eduardo Tavares teve uma curta passagem pela SEDS e realizou várias ações no período, montou novas bases e batalhões e fez parcerias com a iniciativa privada.

ET acredita que como conhecer “por dentro” o problema (não só por ter sido secretário, mas por ser promotor) terá condições de reduzir os índices de violência em Alagoas.

Em contrapartida ele também terá que fazer a defesa do governo na área, o mesmo governo que tem sido apontado como responsável pelo aumento dos índices de violência em Alagoas.

 

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José Ferreira

    Sinceramente, o Renan ta certo. Deve existir no próximo governo uma política de estado. E não dizer que no estado haverá política de governo. Essa é a mudança de atitude que queremos e que tanto precisa no Palácio dos Martírios.
    Enfim, acho que o Renan filho é o único candidato que ta puxando a discussão de programa de governo técnico e racional. Eu gosto dele por causa disso.

  2. klicia Andressa

    a segurança publica em Alagoas esta jogada aos leos , precisamos de um Governador que leve a serio a segurança,Renan Filho salve Alagoas .

  3. fred

    CADE SUAS PROPOSTAS, SÓ ASSIM PODEREMOS CONHECER QUAIS SÃO AS SUAS ATITUDES PARA DIMINUIR A VIOLENCIA.

  4. Davisson Santos

    A Segurança publica de Alagoas envergonha não só os Alagoanos, mas sim todo Brasil. Renan Filho vai dar um jeito nessa segurança! Vamos todos com Renan Filho 15 !

  5. Plácido

    Segurança pública não é brincadeira, assim como educação, saúde e outros pontos da gestão pública. A secretaria de defesa social serviu e serve até hoje de brinquedo.

  6. Herich Amorim

    Não admito que pessoas (Fekes),falem mau de minha terra ,Murici terra de gente de bem e tranquilo ,e eu e minha família só tem a agradecer a Família calheiros do Eterno prefeito Major Olavo ,Renan Filho e a atual gestão , falar sem ser de Murici é muito bom ,respeitem Murici terra de gente de bem .

  7. Carlos Ferreira

    Renan Filho é o nome certo para governar nosso Estado. Pensamento novo, disposição para trabalhar e com fé em Deus, Alagoas vai sair desse caos! Alagoas pode mais, vou de 15 nessa eleição.

  8. Luciana Sarmento

    Esse Filhote de Renan é igual ao pai,antes de escrever essas matérias pagas vão a Murici,ver o que é descaso,e podridão,e vocês da gazeta querem induzir que esse bando de canalhas junto vão melhorar Alagoas.

  9. Ricardo Santos

    Renan Filho é o candidato mais preparado, tem analisado de perto os problemas do nosso estado, tem ouvido a população e os demais líderes comunitários. Acredito que nos próximos 04 anos alagoas estará com outra cara, com mais segurança, saúde e educação para os alagoanos! Alagoas pode mais! 15

  10. Marcio Carvalho

    Precisamos de um governo de moral , que assuma a Segurança publica com responsabilidade, essa política de transferir a responsabilidade não dar mais ,Confio em Renan Filho pois quero de volta a paz em Alagoas .

  11. Amigo do Povo

    Nos leitores somos obrigados a ler/escutar este festival de asneiras pre-eleitorais. Está mais do claro que este candidato não tem o mínimo respeito pela sociedade. Porque somente agora, depois de dezenas, talvez centenas de milhares de mortos, ele que exercia/exerce cargo público como representante do povo Alagoano nunca se manifestou. Isto é sinal de que nada mudará. Me engana que eu gosto. ” Vê se pode : erro conceitual de segurança pública “, ele muda o conceito e acabam os crimes, é uma grande piada de mau gosto.

  12. Fernando Silva

    Caro Edivaldo, Essas “varias ações” ao qual vc atribuiu ao Dr. ET, foram todas do Coronel Dario Cesar enquanto responsável pela pasta de Segurança publica. Renan Filho é muito Feliz ao falar em transferência de responsabilidade, pq foi exatamente isso q aconteceu durante esses 8 longos s amargos anos de Gestão do PSDB do Senhor Téo Vilela no comando do Estado!

  13. Hélio

    Eu não acredito que o responsável pelo aumento dos índices de violência seja culpa somente do atual governo.

  14. servidor que bate ponto

    precisa mesmo fazer um debate prá descobrir que o problema é FALTA DE POLÍCIA? No governo GB tínhamos 12 mil PMs e dormíamos de janelas abertas. Agora tem metade disso e a população quase dobrou.

Comments are closed.